quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma receita de lulas


Esta receita que estava perdida, foi encontrada num sítio pouco provável. Junto a uma fotos. Quando vi uma variação desta receita lembrei-me que deveria estar algures uma receita parecida, que me foi dada por uma querida amiga. Uma amiga que já não está. E então como por magia, de um dia para o outro, apareceu. E então resolvi fazer estas lulas. Que nunca tinha feito. Tinham saído sempre das mãos habilidosas da minha amiga. E sim, estas lulas ficaram muito boas. Muito delicadas. Tal como me lembrava. Da receita e da A.

Como fazer:

500g de lulas + azeite + sal + pimenta rosa + salsa + 2 dentes de alho + 2 cebolas + sumo de 1 limão + louro + 1 cálice de vinho do Porto + fatias de pão torrado

Primeiro tempera-se as lulas com sal, pimenta e o sumo de limão.
Leva-se um tacho ao lume com o azeite e quando estiver bem quente coloca-se as lulas e deixa-se estar até estarem douradas. Depois acrescenta-se a cebola partida em rodelas finas, os dentes de alho e o louro. Deixa-se estar uns minutos e depois acrescenta-se o vinho do Porto. Tapa-se e deixa-se acabar de cozinhar.
E depois uma variação. Na receita original as lulas eram servidas com puré de batata. Aqui foram servidas  sobre fatias de pão torrado e batatas frias.

Sem comentários:

Enviar um comentário