segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Porco com mel e figos.


Apesar de não ser grande apreciadora de assados, de vez em quando sabem-me bem. Foi o caso deste. A mistura do porco com a laranja, o mel e os figos convenceram-me plenamente. Aliado a isto a simplicidade de confecção. Por ser uma receita que demora algum tempo para estar cozinhada, foi remetida para as receitas a serem feitas com tempo.

Como fazer:

Para a marinada:

6 Dentes de alho (partidos ao meio) + sal + pimenta + sumo de 1 laranja + 1 folha de louro + 1 copo de vinho do Porto + 1 fio de azeite

Mistura-se os ingredientes todos e rega-se a carne. Deixa-se estar durante umas horas. Vira-se a carne a espaços regulares para que absorva todos os sabores.

Para o assado:

1 Cebola grande + 1 chávena de figos secos + 3 colheres de sopa de mel + azeite + marinada da carne

Numa assadeira coloca-se a cebola muito bem picada e rega-se com o azeite. Coloca-se por cima a carne e rega-se com a marinada. À volta da carne colocam-se os figos partidos ao meio e rega-se tudo com o mel.

Leva-se ao forno durante 15 minutos a 220 º e depois reduz-se o calor para os 175 º e deixa-se estar durante 1 hora. Vira-se a carne a espaços regulares.

Depois de a carne estar assada  serve-se com o que se quiser. Aqui acompanhou uns gnocchi. A pedido do H. com um argumento infalível que acabou por me convencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário