terça-feira, 8 de maio de 2012

Arroz Doce


Esta receita de arroz doce foi me confiada por uma senhora muito simpática, a D.ª Branca, com um aviso, quando provar vai gostar, muito. E apesar de na altura não gostar de arroz doce, resolvi experimentar. E de facto, gostei tanto que esta receita passou a ser a minha preferida dos doces de colher. Feita vezes sem conta de cada vez me sabe melhor. E tem que obedecer aos mesmos critérios da aletria. Quente, bem quente. Sem canela. E de preferencia, de cada vez, com um sabor diferente, de acordo com a disposição e a vontade do momento.
Esta é a receita base do arroz doce, muito parecida na sua confecção com o risotto, e pode ser alterada nos sabores que lhe adicionamos, canela, limão, laranja, cardomomo. As derivações são todas aquelas que quisermos.


Como fazer:

1 1/2 chávena de chá de arroz + 1 pouco de água + 1 litro de leite + sal + 5 colheres de sopa de açúcar + 1 pau de canela + 1 casca de limão + 3 gemas

Primeiro coloca-se ao lume um tacho com o fundo coberto com água e deixa-se ferver. Adiciona-se o sal e o arroz e deixa-se evaporar a água. Entretanto adiciona-se aos pouco o leite (sempre a ferver) e mexe-se lentamente, durante 10 minutos. Depois deste tempo acrescenta-se o pau de canela e a casca de limão. E continua-se a acrescentar o leite e a mexer.
Quando o arroz estiver cozido, mais ou menos 20 minutos, acrescenta-se o açúcar. Retira-se do lume e junta-se as gemas e leva-se novamente ao lume durante 2 minutos.

Depois é só saborear sem demora.


Sem comentários:

Enviar um comentário