segunda-feira, 15 de abril de 2019

De rosas.

 



Nesta semana que antecede a Páscoa, algumas receitas de folares. Doces e salgados. Este é de todos o mais gostado cá em casa e por isso não pode falar à mesa por estes dias. Um folar em forma de rosas com um recheio guloso, tão bom. 

Como fazer:

1 saqueta de fermento granulado ( uso este) + 100 ml de água morna + 430 g de farinha + 80 g de açúcar + 60 g de manteiga + 50 ml de leite + sal + 2 ovos + 1 colher de chá de canela + 1 colher de chá de erva doce + 50 g de mel + doce de chila 

Dissolve-se o fermento na água morna, adiciona-se 125 g de farinha e amassa-se bem. Tapa-se a taça com um pano húmido e deixa-se levedar até dobrar de volume. 

Derrete-se a manteiga e junta-se com o mel e o leite. Adiciona-se à massa juntamente com o sal, os ovos, a restante farinha, o açúcar, a canela e a erva doce. Amassa-se muito bem, sovando a massa até estar tudo ligado.

Forma-se uma bola e deixa-se levedar novamente, tapada com o pano húmido, até dobrar de tamanho.

Depois de a massa levedar, estende-se com um rolo da massa formando um rectangulo. Espalha-se o doce de chila por toda a massa e enrola-se como se fosse uma torta. 

Corta-se o rolo, com mais ou menos 4 dedos de largura e coloca-se numa forma, untada e enfarinhada, e deixa-se levedar novamente, tapada com o pano húmido, até dobrar de volume.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante mais ou menos 40 minutos.


Retira-se do forno e deixa-se arrefecer, ligeiramente, antes de desenformar.

Depois pincela-se com mel.


2 comentários: