sábado, 26 de março de 2016

Aos molhos. Alecrim e bolachas.


 







Porque bolachinhas apetece sempre. E como é bom ter biscoitos em casa, dentro de latas, à mão de semear, para quando apetece. Assim crocantes e aromáticas. Feitas num dia de muita chuva e muito frio, aqui fica mais uma receita deliciosa.

Inspirado aqui.
 
Como fazer:
 
250 g de manteiga à temperatura ambiente + 3/4 chávena açúcar + sal + raspa de 1 limão + 1 ovo inteiro + 2 + 1/2 chávena de farinha de trigo peneirada + 1 colher de sopa de alecrim picado finamente
 
Na batedeira elétrica misturar a manteiga e o açúcar e bater durante 3 minutos. Juntar o sal, raspa de limão e o alecrim. Continuar a bater até  obter uma mistura esbranquiçada e cremosa, aproximadamente mais três minutos.
Adicionar o ovo e bater. Juntar então a farinha peneirada e misturar apenas até esta ficar bem incorporada.
 
Colocar a massa numa folha comprida de papel vegetal. Enrolar até obter um rolo com cerca de 4 cm de diâmetro. Colocar no congelador durante, pelo menos, uma hora.
 
Pré-aquecer o forno a 190º C.
 
Retirar o rolo do congelador e cortar em fatias com 0,5 cm de espessura. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, separadas umas das outras cerca de 2,5 cm. Cozer no forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos, até que fiquem douradinhas.
 
 Deixar arrefecer antes de servir.
 
Rende mais ou menos 35 bolachas
 

6 comentários:

  1. E como sabe bem uma chavena de cha e umas bolachinhas num dia frio e chuvoso que mais parece inverno. Estas devem ser bem aromaticas!
    Beijinhos
    LPM

    ResponderEliminar
  2. Tens razão minha linda. Frio combina tão bem com chá fumegante e bolachinhas aromáticas.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Já usava o alecrim nos assados, que tão bons ficam, mas nunca me tinha ocorrido que poderia ser usado em bolachas.
    Devem ficar magníficas com um bom chá quente.
    Chama-se a isso, magia na cozinha, não é, delicatessen?
    Bjs

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisa,

      É sim magia. Como um ingrediente consegue alterar completamente uma receita. Estas bolachas são divinais. Não sobraram nem as migalhas, e ainda foram umas quantas para Sintra, para alegrar a semana de um pequeno/grande monstrinho das bolachas.
      Bjs

      Eliminar
  4. Nunca me atrevi a fazer estas maridagens. Mas agora começo a acreditar que tenho perdido muita coisa. Obrigada pela inspiraçao.
    Bjs
    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João,

      Por vezes estas maridagens, mesmo sendo atrevidas, são um sucesso, outras vezes nem tanto. Já aconteceu de não ser capaz de "maridar" determinados ingredientes. Hoje, no entanto, correu muito bem uma inspiração de momento. Só precisa de ser um bocadinho afinada e depois fará parte destas páginas.
      Bjs

      Eliminar