quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bolo de Alfarroba





Na minha despensa descansava uma embalagem de farinha de alfarroba. Comprada num impulso demorou algum tempo até ser transformada num bolo. Aconteceu numa sexta feira, no fim de um dia impossível, a vontade de um bolo de chocolate, e de repente a decisão de substituir o chocolate por alfarroba. E acrescentar mais um ingrediente improvável. Vinagre de figo. A ver no que dava. E correu bem. O bolo fica diferente, com um sabor muito particular.

Como fazer:

1 chávena de água morna + 2 chávenas  de farinha de alfarroba + 1 chávena de chá de açúcar + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 pitada de sal + 1/2 chávena de óleo + 2 colheres de sopa de vinagre de figo


Primeiro pré aquecer o forno a 180 º. Untar com óleo e polvilhar uma forma redonda. Depois mistura-se a água morna e a farinha de alfarroba, mistura-se bem e acrescenta-se o açúcar, o sal, o bicarbonato, o fermento, o óleo e por fim o vinagre.
Coloca-se numa forma e leva-se ao forno imediatamente durante mais ou menos 35 minutos. Por fim retira-se e deixa-se arrefecer na forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário