quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Portobello em risotto



À mesa, comida que conforta. Num dia que foi muito quente e a noite muito fria, a fazer adivinhar o tempo que está a chegar. O Outono, a estação dos dias cálidos e noites frias, a pedirem comida de conforto. E então à minha mesa, esteve presente um risotto de cogumelos Portobello. Feito com cogumelos que associo a um mercado especial e exótico, o Portobello Road, em Londres, e ao frio do Outono. 
E o Outono soube ao meu prato preferido, ligeiramente amanteigado, servido num prato fundo de massa para manter aquele ponto. 
Este risotto surpreendeu pela diferença e as opiniões foram unânimes. Bom. Muito bom. Para repetir.


Como fazer:

chávena grande de arroz carnaroli + 1 cebola + 2 dentes de alho + 1 copo de vinho branco seco + 1 litro de água + pimenta rosa + azeite + sal + cogumelos Portobello + 1 colher de sopa de manteiga

Primeiro leva-se o azeite ao lume de seguida acrescenta-se a cebola e os alhos e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se os cogumelos cortados em pedaços e deixa-se saltear. Tempera-se com sal e pimenta rosa.
Quando os cogumelos estiverem feitos retira-se e reserva-se. Acrescenta-se o arroz. Rectifica-se os temperos. Deixar o arroz fritar um pouco, acrescentar o vinho e deixar evaporar, adicionar aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Quando estiver quase pronto (mais ou menos 15 minutos) acrescenta-se os cogumelos e a manteiga. Serve-se sem demora.

Sem comentários:

Enviar um comentário