segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parfait de dois chocolates



Mais uma surpresa. Depois de um dia intenso de trabalho, chego a casa e eis que me deparo com isto. Uma sobremesa complexa e demorada para quem não tem prática na cozinha. Mas que saiu bem, muito bem até. E o melhor de tudo a cozinha não estava um caos. Henrique no seu melhor.


Como fazer:

2,5 dl de leite + 1 vagem de baunilha + 6 gemas + 125 g de açúcar + 150 g de chocolate amargo (70% de cacau) + 150 g de chocolate de leite + 4 dl de natas + canela em pó ou raspas de chocolate

Leva-se ao lume o leite com a vagem de baunilha e deixa-se ferver. Entretanto mistura-se numa tigela as gemas com o açúcar, mexendo com uma colher de pau.
Para o chocolate amargo e o de leite reserva-se separadamente em 2 taças.

Retira-se a vagem de baunilha do leite e deita-se em fio sobre a gemada, mexendo sempre. Transfere-se para a panela onde ferveu o leite e leva-se de novo ao lume. Deixar levantar fervura sobre lume muito brando, mexendo sempre até engrossar um pouco. Dividir o preparado pelas taças onde colocou o chocolate e deixar derreter completamente. Deixa-se arrefecer.

Entretanto, bate-se as natas até ficarem bem espessas. Divide-se pelos preparados de chocolate quando estiverem praticamente frios. Envolve-se suavemente e coloca-se uma das misturas numa forma de bolo inglês.

Leva-se ao congelador durante 30 minutos. Depois, cobre-se com o outro preparado de chocolate. leva-se de novo ao congelador durante pelo menos 6 horas ou de um dia para o outro.

Na altura de servir, desenforma-se e corta-se em fatias. Polvilha-se com canela em pó ou raspas de chocolate.

Esta receita foi retirada daqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário