sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Espigos


Uma sopa  do género de nos acolher. Como são as sopas. Mas esta, para mim, é ainda mais assim. Uma sopa de Inverno com aquilo que só encontramos no Inverno. Espigos frescos, colhidos numa das minhas rondas pelo mercado de Matosinhos. Muito saborosos, transformados numa sopa reconfortante, com uma base simples, para realçar o seu sabor.  

Como fazer:


2 batatas médias + 2 cebolas grandes + 2 courgettes + caldo de legumes + 1 molho de espigos + sal + azeite + pimenta rosa

Cortar  os legumes, com excepção dos espigos, em pedaços pequeninos.  Cobrir com caldo de legumes e levar a cozer por 30 minutos. Temperar com o sal e a pimenta. Triturar muito bem com a varinha mágica, até ficar uma base cremosa.  Juntar os espigos. Deixar cozer por mais 15 minutos, ou até se apresentarem bem cozidos. No fim regar com um fio de azeite.

6 comentários:

  1. Sabes aqui onde estou estas sopas não fazem sentido. Nunca está frio o suficiente para desejarmos o aconchego deste tipo de comida.
    Beijos do calor abrasador para Inverno com muita chuva que tens aí.

    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Com este frio que se tem sentido só mesmo uma sopinha destas para aconchegar o estomago.

    beijos

    Marta

    ResponderEliminar
  3. A minha ficou um pouco diferente, apesar de ter seguido as tuas recomendações. mas mesmo assim ficou uma sopa deliciosa.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Sofia,

    Eu sei que nessas temperaturas sopas não são muito apetecidas. Excepto eu que gosto tanto de sopa, tu sabes.
    E agora não chove está um dia lindo, frio, mas lindo. A anunciar a Primavera. Desejos de Primavera e Verão, que já estou farta do Inverno.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,

    Sim frio combina com sopas assim, encorpadas, e com os elementos desta altura do ano. A saber tão bem.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Zé,

    Apesar da distancia vamos mantendo contacto. Nem que seja para um telefonema rápido a pedir inspiração para um jantar que se aproxima a passos largos. Bom que a tua sopa tenha ficado deliciosa.

    Um beijo.

    ResponderEliminar