quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Creme de Marisco



Para inicio de refeição as sopas. Mais ou menos elaboradas. De diferentes cores e sabores. E só de vez em quando um creme de marisco. Os meus rapazes são um pouco avessos ao marisco, mas como eu gosto e muito, uma vez por outra lá sai da minha cozinha um creme rico e delicioso.
Esta é uma optima forma de aproveitar algo que as pessoas pensam que já não tem utilidade e acabam por deitar fora, as cascas e cabeças de camarão,é pois mais um desperdício que pode perfeitamente ser evitado.

Como fazer:

250 g de cascas e cabeças de camarão + azeite + 1 cebola branca + 2 dentes de alho + 2 colheres de sopa de farinha + 2 colheres de sopa de polpa de tomate +1 litro de água + sal + pimenta rosa + coentros + cubinhos de pão torrado + 10 camarões cozidos e descascados

Faz-se um refogado com a cebola, os alhos e o azeite. Quando a cebola estiver translucida acrescenta-se a polpa de tomate e as cascas e as cabeças de camarão. Deixa-se ferver até que  fiquem bem vermelhinhas. Acrescenta-se a farinha e deixa-se cozer um pouco, depois acrescenta-se a água a ferver, o sal e a pimenta. Deixa-se ferver mais 10 minutos e deita-se o preparado na liquidificadora triturando bem. Coa-se para dentro de um tacho e leva-se de novo a ferver. Acrescenta-se os camarões descascados e os coentros.
Serve-se sem demora com os cubinhos de pão.

5 comentários:

  1. Ainda me lembro-me do sabor deste creme que tão bem sabes fazer.
    Um dia ainda o haveremos de fazer juntas.

    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Também não sou adepta de mariscos, mas este creme tem um aspecto maravilhoso.

    Marta

    ResponderEliminar
  3. Também não sou muito adepta de mariscos. Mas este creme tem um aspecto delicioso.

    Beijos

    Marta

    ResponderEliminar
  4. Olá Sofia,

    Sim um dia ainda o haveremos de fazer juntas. Pergunto-me se esse dia ainda falta muito. Falta?

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,

    Para além do aspecto o sabor é fantástico. Vale bem a pena o trabalho.

    Beijos

    ResponderEliminar