quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vaca com especiarias


Um prato de Inverno para retemperar o espírito depois de uma semana de mau tempo. Cores e sabores que aconchegam e dão animo para continuar. Mesmo quando o corpo nos pede que não. Típico desta altura do ano. Só tenho que esperar que passe e enquanto isso umas receitas feitas assim ao sabor da vontade. Desta vez, vaca com especiarias, um prato rico e intenso.


Como fazer:

1,200 kg de carne de vaca + 1 dl de azeite + 0,5 dl de água + 1,5 dl de vinho branco seco + sal + pimenta preta + 1 colher de chá de pimenta da Jamaica + 3 cravinhos + 2 folhas de louro + 5 cebolas pequenas + 10 cenouras + 10 batatas

Primeiro temperar a carne 2 horas antes com o sal, as pimentas, o vinho, os cravinhos e o louro. Reservar. Entretanto numa assadeira colocar as cebolas cortadas em meias luas grossas, as cenouras e as batatas partidas ao meio. 
Colocar a carne por cima da cebola e colocar as cenouras e as batatas à volta. Regar com o azeite e reservar a marinada. 
Levar ao forno a 150.º tapado com uma folha de alumínio durante 2 horas virando a carne a espaços regulares para não deixar queimar. Ir regando com a marinada. 
A carne estará no ponto quando espetar um garfo esta não apresentar resistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário