quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Farrapo Velho




Para mim Natal sabe a rabanadas e pinhões, bolo-rei e pudim de amêndoa, mexidos e leite-creme, congro e bacalhau. Mas Natal sem farrapo velho não existe. Pode existir cabrito, peru, polvo mas se faltar o farrapo velho, então não é Natal. Talvez por só ser comido nesta altura me saiba tão bem. E por isso é presença obrigatoria à mesa do dia 25.

Como fazer:

Aproveitar as sobras de batatas, bacalhau e couves da Ceia de Natal + agua onde foram cozidas + sal + pimenta preta + 3 cebolas + 3 dentes de alho + azeite + ½ garrafa de vinho tinto

Primeiro parte-se as batatas em cubos, o bacalhau em lascas e parte-se também as couves e reserva-se. Leva-se a ferver a água de cozer as batatas. Faz-se um refogado com as cebolas cortadas em meias luas, os alhos picados e o azeite e deixa-se estar. Depois acrescenta-se o bacalhau em lascas, tempera-se com o sal e a pimenta e deixa-se refogar ligeiramente e acrescenta-se o vinho tinto. Deixa-se estar durante 20 minutos. Depois acrescenta-se as batatas e as couves e acrescenta-se a água a ferver aos poucos (apenas a necessária para não deixar secar). Rectifica-se os temperos.

Sem comentários:

Enviar um comentário