segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Haja o que houver.







No inicio do mês mais pequeno do ano celebra-se um aniversário. É o primeiro da casa, e o primeiro dos afetos. E, enquanto continua a crescer como pessoa única e irrepetível que é, eu (nós) estou (estamos) aqui, haja o que houver.  Para os mimos todos que quer e que merece.
E enquanto fazia pacientemente as bolinhas de vários tamanhos para compor o bolo, a música que se espalhava pelas paredes da casa, e a voz que nos faz ficar mais próximos da nossa própria alma, a belíssima voz da Teresa Salgueiro, no tempo em que fazia parte dos MadreDeus, 
E, então, de alma e coração cheio fica o bolo que pediu, por gostar muito, um bolo feito de profiteroles.
Como fazer:

Para a massa:

6 dl de água + 200 g de manteiga + sal + 300 de farinha + 12 ovos

Leva-se ao lume a água com o sal e a manteiga, quando levantar fervura, adiciona-se, de uma só vez  a farinha e mexe-se até formar uma bola que se separe das paredes e do fundo do tacho.
Retira-se do lume e coloca-se a bater na batedeira para ir arrefecendo. Quando a massa estiver mais fria junta-se os ovos um a um, batendo bem entre cada adição e só juntando o seguinte depois do anterior ter sido completamente absorvido. Depois de juntar os ovos todos bate-se mais algum tempo até a massa ficar brilhante e começar a fazer bolhas.

Fazem-se bolinhas (com uma colher ou com um saco pasteleiro) de vários tamanhos, por forma a que encaixem umas nas outras ao fazer a pirâmide.
Coloca-se as bolinhas em tabuleiros de forrados com papel vegetal e leva-se ao forno a 180.º aproximadamente 20 minutos.

Para o recheio:

3 pacotes de natas + 6 colheres de açúcar + 2 folhas de gelatina

Coloca-se as folhas de gelatina em água fria, entretanto bate-se os 3 pacotes de natas até estarem firmes e acrescenta-se o açúcar. Por fim derrete-se a gelatina durante uns segundos no micro-ondas e acrescenta-se às natas. Leva-se ao frio até ao momento de rechear os profiteroles.

Para a cobertura:

1 tablete de chocolate com 70% de cacau + 1 pacote de natas

Leva-se a derreter em banho maria o chocolate e as natas.
Monta-se o bolo colocando as bolinhas, já recheadas, por forma a formar uma pirâmide. Depois coloca-se por cima o chocolate derretido.



4 comentários:

  1. Pois fico sem palavras.... Imagino-te a fazeres este bolo, horas de trabalho para ver a felicidade dele(s)... Só tu!!!! Parabéns, muito atrasados, ao rapaz merecedor de tanto afeto.

    Um beijo grande para ti.

    Maria João

    p.s. olha como estou a portar-me bem!!! A escrever direitinho!!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que bem! O rapaz agradece os parabéns e eu também pelas tuas palavras aqui e todas as outras também.
      Tens razão, deu cá um trabalho!!

      Beijinhos

      Eliminar