quinta-feira, 12 de maio de 2016

Das coisas simples.

 







Com o passar dos anos descobrimos que o valor das coisas simples é imensurável. Não é preciso muito. Não precisamos de muito. A vida não é feita só de grande acontecimentos. As coisas mais pequenas e mais simples estão tão ao alcance das nossas mãos que por vezes nem as vemos. Há uma frase, entre outras, que me acompanha há muito tempo “Os que desprezam pequenos acontecimentos, dificilmente farão grandes descobertas". Tão certa esta formulação. Procuramos nas grandes coisas aquilo que só as pequenas coisas nos podem dar. Isto a propósito de uma coisa tão simples e tão fácil de fazer. Daquelas que se fazem num instante sem nos consumir a paciência e que nos sabe de uma forma indescritível.
 
Fica a receita de uma experiência que correu logo bem, e a música que acompanhou a descoberta de mais uma coisa simples.
 
Como fazer:

1 placa de massa folhada + 6 maçãs + 1 pisco de sal + 5 colheres de sopa de açúcar amarelo + raspa de uma laranja + 2 mãos cheias de uvas passas (sem grainha) + 1 cálice de Colheita Tardia (uso sempre este ) + 1 colher de sopa (bem cheia) de farinha + 1 mão cheia de amêndoa, com pele, palitada

Corta-se as maçãs em gomos e juntam-se os ingredientes todos, exceto a massa folhada e a amêndoa palitada, e deixa-se estar durante pelo menos uma hora. Coloca-se a massa folhada numa forma de mola e adiciona-se a mistura de maçãs. Por cima coloca-se a amêndoa palitada.
Leva-se ao forno a 180 º durante mais ou menos 20 minutos ou então até a massa estar bem folhada e douradinha.
Retira-se do forno.

Pode ser consumida logo com uma bola de gelado, morna ou fria. Fica bem, sabe bem de qualquer das maneiras.

 

6 comentários:

  1. Parece de fato sinples. Posso substituir a colheuta tardia por vinho do porto? Nunca utilizei nem sei onde comprar.
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,

    Já experimentei com Vinho do Porto mas com Colheita Tardia para mim fica melhor. Pode encontrar em garrafeiras ou no supermercado do El corte Inglês.
    De qualquer das maneiras que lhe saiba bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tao verdade o que dizes. As coiss simples e tudo o que nos dao. Esta receita vou fazer. A colheita tardia ja foi comprada. Vai fazer um sucesso, sei que sim.
    Bjs para ti e obrigada pela inspiraçao.
    Bjs

    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João,

      Faz a tarte e vais ver como vai correr bem. Fica sempre bem. E é uma daquelas coisas rápidas e fáceis de se fazer. E sim com colheita tardia que lhe dá aquele toque especial.

      Bjs para ti, grandes.

      Eliminar
  4. E simples de fazer sim. Substitui por vinho do porto e ficou deliciosa. Da proxima vou tentar encontrar a colheita tardia, que nem sei muito bem o que isso e.
    Bjs
    LPM



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LPM,

      Também já fiz com Vinho do Porto mas a nossa preferida é com colheita tardia. Tens aqui uma breve explicação do que é a colheita tardia ou Late Harvest. As uvas são vendimadas mais tarde até chegar ao ponto de podridão nobre o que faz com que os sabores fiquem mais acentuados. Vale mesmo a pena experimentar. Fica o link.
      https://www.vinha.pt/o-que-sao-colheitas-tardias/

      Bjs

      Eliminar