segunda-feira, 4 de abril de 2016

Até que.

 



Quem me conhece sabe que tenho uma pequena questão com a carne picada. Faz-me impressão. Não sou fã de hambúrguer, de empadão e de uma serie de pratos que levem este ingrediente. Até que. Há sempre um até que. Um dia ao ver um programa da Filipa Gomes e de a ver confecionar esta receita, fiquei com vontade de experimentar. Ainda andei uns dias a ponderar, se seria ou não capaz, não de a preparar mas depois de a provar. Mas o apelo era tanto e as pressões amorosas também que lá resolvi por a mão, não na massa, mas na carne picada e preparar a receita.
Passou a ser uma das receitas preferidas cá de casa. E até eu gosto. Fica muito bom.
 
Deixo a receita da Filipa com umas pequenas alterações.
 
Como fazer:
 
Caramelize 2 cebolas roxas picadas com 1 fio de azeite e 2 colheres de sopa de açúcar amarelo.
 
Entretanto prepare a carne: junte 800 gramas de carne de vaca picada, 1/3 de chouriço de carne picado (omiti) 4 dentes de alho, 2 colheres de sopa de cebola desidratada (substitui por  1 cebola ralada) e meia chávena de pão ralado. Tempere com sal e pimenta, junte 2 ovos e meio pacote de natas de soja (usei natas normais).
 
Incorpore tudo muito bem e estenda sobre papel vegetal polvilhado com pão ralado. Calque a carne para formar um rectângulo. Sobre a carne coloque algumas fatias de queijo flamengo, 150 gramas de presunto cortado em pedaços e finalmente a cebola caramelizada.
 
Enrole e transfira para um tabuleiro com a ajuda do papel vegetal. Regue com o restante meio pacote de natas de soja (usei natas normais) e junte uma folha de louro. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 45 minutos.
 
 
Aproveite e faça um gratinado de batata para acompanhar.
 
Unte um tabuleiro com azeite, fatie 5 batatas descascadas com a mandolina e coloque em camadas. Prepare um molho com 1 chávena de natas, 2 chávenas de leite gordo, 4 dentes de alho ralados, 1 ovo, 1 colher de chá de noz-moscada e 2 colheres de chá de sal. Bata e deite sobre as batatas.
 
Para um toque final, polvilhe com uma mistura de alecrim, orégãos e tomilho e ainda uma chávena de queijo emmental ralado. Leve ao forno durante 40 minutos até o queijo estar derretido e dourado.

8 comentários:

  1. Parece delicioso este rolo de carne. Os miudos vao adorar. Ja tinha deixado aqui uma mensagem mas nao ficou.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez em quando acontece isso. As mensagens não aparecem. Deve ser alguma falha minha, a ver se descubro. Faz o rolo vais ver que todos vão gostar.
      Bjs

      Eliminar
  2. Ja reproduzi algumas receitas da Filipa com muito sucesso. Esta vou tentar. Se tu gostas certamente tambem vou gostar, o aspeto esta delicioso.
    Bjs
    LPM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LPM,

      Apesar de não ser fã de carne picada gosto bastante deste rolo de carne. e sim as receitas da Filipa Gomes são num registo boa onda. E resultam sempre. Tu também vais gostar.

      Bjs

      Eliminar
  3. Adoro rolo de carne. Este deve ficar delicioso. Tem tao bom aspeto.

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula,

    E eu que até não gostava. Mas depois de decidir fazer esta versão passei a gostar bastante. A cebola caramelizada faz toda a diferença.

    Bjs

    ResponderEliminar