domingo, 31 de janeiro de 2016

Confit.






A receita é simples. A preparação é lenta. O resultado vale mesmo a pena, vale mesmo o tempo que se investe nesta receita. Durante séculos foi assim que se preservou carnes durante o ano inteiro.
O processo é muito simples, a carne é temperada e cozinhada em gordura muito lentamente. Depois a carne e a gordura descansam juntas até ao momento de irem novamente ao forno.
Confitar a carne dá-lhe mais sabor, torna-a mais macia por dentro e deixa a pele extremamente crocante.

Como fazer:
 
2 pernas de pato + 1 litro azeite + 2 hastes de alecrim + 3 dentes de alho esmagados com a casca + casca de laranja + casca de limão + mistura de pimentas moídas + 2 folhas de louro + sal + 10 grãos de pimenta rosa
 
Coloca-se as pernas de pato numa assadeira e junta-se as folhas de louro, o alecrim, a pimenta moída, os grãos de pimenta, as cascas de limão e laranja e o sal. Acrescenta-se o azeite até cobrir o pato.
 
Leva-se ao forno pré aquecido a 90 º e deixa-se a confitar durante uma 1.30 minutos a 2 horas.
 
Retira-se o pato confitado do forno. Neste momento ou se preserva tudo junto, caso seja para consumir mais tarde, ou  retira-se a gordura e leva-se novamente  ao forno durante 15 minutos a 250 º regado apenas com um pouco da gordura até estar bem crocante.
 
Serve-se o pato regado com um pouco do azeite onde se confitou.

Acompanha com um arroz seco de pimentas que fará parte destas páginas, lá mais para a frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário