quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tiger.





Um bolo que teve direito a alguns epítetos e tudo. Ficou assim, torto e feio. E a primeira reacção foi de espanto. Mas como em tudo na vida não devemos avaliar o conteúdo pela embalagem. Este bolo é o melhor exemplo disso. É que mesmo com esta aparência pouco apetecível estava absolutamente delicioso. Daqueles de se repetir fatia após fatia. O meu bolo selvagem.

Como fazer:

12 claras + 150 g de açúcar + 180 g de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + sumo de meio limão + 120 ml de manteiga derretida + 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado + 3 colheres de sopa de cacau em pó + 1 colher de sopa de café em pó

Numa taça grande bater as claras com o sal, quando começar a fazer espuma juntar o açúcar, uma colher de cada vez. Bate-se até ficar bem consistente. De seguida junta-se a farinha, o fermento e o sumo do limão e bate-se mais um pouco. Por fim junta-se a manteiga derretida.
Separa-se metade da massa e a uma das metades junta-se o cacau em pó e o café.
Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha e colocam-se as massas alternadamente. Primeiro uma e depois a outra no centro. E assim sucessivamente.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180.º durante 40 minutos.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

6 comentários:

  1. Bom dia!
    É bem certo, a aparência não é tudo, o que interessa é o conteúdo e esse acredito que seja delicioso, e como diz o ditado, "o feio torna-se belo", neste caso bom!
    Um beijinho e bom fim-de-semana!
    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisa,

      Belo e bom. É assim este bolo. Muito mais que aparência. E tenho aprendido que também neste domínio as coisas são assim. Karl Rosenkranz dizia que «Se não existisse a beleza, também não poderia existir o feio, porque este existe apenas como negação do primeiro»

      bjs

      Eliminar
  2. Parece me que e transversal esta questao. Ate na comida! E mesmo feio tem um aspecto muito.apetecivel. que continue a fazer bolos assim, mesmo feios, mas que a façam feliz.
    Um beijo
    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João,

      Durante algum tempo os bolos feios causavam-me tristeza e algumas vezes até irritação, por não ficarem como queria. Agora não me importo nada. Porque é assim, feios e bons. E é quanto baste para me fazer feliz.
      Um beijo para si e que este domínio também a faça um bocadinho mais feliz.

      Eliminar
  3. Ate pode ser feio mas deve ser delicioso!
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta,

    É sim. Feio e delicioso. Mesmo muito bom.

    bjs

    ResponderEliminar