segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fim de dia.



Os fins de dia pedem sempre aqueles momentos a sós. Às vezes com musica, outras vezes em silencio. E depois aquilo que apetecer no momento. Desta vez um bolo salgado, leve e aromático, com legumes e sardinhas em lata. Uma maneira deliciosa de antecipar o jantar. 

Como fazer:

6 ovos inteiros + 2 chávenas almoçadeiras de farinha + meia chávena de leite + 1 pitada de sal + feijão verde partido em cubos + 2 cenouras partidas em cubos  + 1 cebola roxa em cubos + 1 lata de sardinhas em tomate + sal + pimenta rosa + azeite + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 iogurte natural.

Leva-se a cebola roxa com o azeite ao lume e deixa-se começar a estalar, acrescenta-se as cenouras e deixa-se estar durante uns minutos e depois acrescenta-se o feijão verde. Entretanto parte-se as sardinhas em pedaços e acrescenta-se ao refogado. Rectificam-se os temperos e reserva-se.
Entretanto bate-se os ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescenta-se o iogurte, a farinha e o fermento e bate-se muito bem durante 5 minutos, entretanto junta-se o refogado. 
Leva-se ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 160.º.

Serve-se com uma salada feita assim:

2 maçãs + 1 punhado de sultanas + 1 punhado de cajus + sal + azeite + vinagre balsâmico + 1 colher de chá de mel

Mistura-se o azeite com o sal, o vinagre balsâmico e o mel e mistura-se até ficar tudo muito bem ligado.
Parte-se as maçãs em meias luas, junta-se o molho e no momento de servir acrescenta-se as sultanas e os cajus.

8 comentários:

  1. Os fins de dia sao tao preciosos! Agora o silencio e impossivel com 2 terroristas de 5 anos. Este bolo salgado esta com um aspecto delicioso .
    Beijos
    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João,

      Os fins de dia com 2 terroristas são ainda mais preciosos. Devemos sempre pensar assim, por muito que pensemos que já não podemos mais, que já não dá para mais. É que depois vem aquela compensação boa. E o silencio quando acontece é infinitamente mais precioso.
      Um beijo para si e outro para os seus 2 terroristas de 5 anos.

      Eliminar
  2. Que delicia adoro bolos salgados!!!!
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Cá em casa gostamos, muito. Uma forma boa de começar uma refeição, ou então a ser uma refeição.
      Bjs

      Eliminar
  3. Fiz um bolo salgado ontem, uma receita que ja tinha publicado . Ficou uma delicia. Este com sardinhas tambem faria sucesso ca em casa.
    Bjs
    LPM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LPM,

      Tão bom que este domínio sirva de inspiração. E que as receitas funcionem, desse lado, melhor ainda. Experimente este. Vai ver como vai gostar.
      Um beijo

      Eliminar
  4. Tem tudo um aspeto delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo(a),

      Obrigada por gostar. E mais do que o aspecto delicioso é de facto muito bom este bolo salgado. A salada acompanha na perfeição. Os sabores conjugam-se todos muito bem.
      bjs

      Eliminar