sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Subversão.




Um bolo que não é feito como os outros. É assim um bocadinho subversivo. Serve o propósito, a vontade urgente de um bolinho em que não dá para esperar até que um bolo à séria esteja feito. E também está bem assim, é que de vez em quando é preciso mesmo umas alterações às ordens estabelecidas. Fica bom e sabe particularmente bem naqueles dias de mantas e sofás.
 
Como fazer:
 
Para o bolo:
 
1 ovo + 1 pisco de sal + 4 colheres de sopa de açúcar + 5 colheres de sopa de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento + 3 colheres de sopa de óleo + 4 colheres de sopa de leite + 1 banana esmagada
 
Bate-se o ovo com o pisco de sal e acrescenta-se os restante ingredientes. Bate-se bem com um garfo e por fim adiciona-se a banana esmagada. Coloca-se o preparado em canecas ou chávenas e leva-se ao micro-ondas na potência máxima durante 3 minutos.  
 
Para o caramelo:
 
150 g de açúcar + 1 pacote de natas + 1 pitada de sal
 
Leva-se o açúcar e o sal ao lume e lentamente deixa-se fazer um caramelo muito claro. Retira-se do lume e junta-se as natas aos poucos. Caso forme grumos leva-se de novo ao lume até que fiquem desfeitos, mexendo sempre.
 
Quando o bolo estiver pronto deixa-se arrefecer um pouco e cobre-se com o caramelo. Não se deve deixar arrefecer completamente pois tende a ficar mais duro e seco.

 

4 comentários:

  1. Minha linda, subversivo(a)faz-me lembrar alguém!! E nunca te imaginei a fazer um bolinho destes!!! Mas consegues elevar a outro nível uma coisa simples e corriqueira. Só tu!!

    Bjs

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que de vez em quando é preciso dar tréguas e deixarmo-nos levar pelo prático. Fica bom este bolinho e tem a virtude de estar pronto a comer em 10 minutos. Subversiva já vem de trás, muito de trás, tu sabes.

      Beijinhos

      Eliminar