quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Outono.

 





Há qualquer coisa de mágico nestes dias, na luz doce filtrada pelas cores intensas das árvores, que estão naquele ponto de cor como um fruto amadurecido, os frutos têm perfume e sabores densos, tão diferentes daqueles que se saboreiam no Verão. Por estes dias em que a luz é mais doce, que parece envolver-nos num abraço, o Outono vai-se instalando, lentamente, sem pressa, a chuva ainda indecisa, mesmo se em alguns dias chega com uma carga mais intensa, e o vento que nos arrefece o rosto e as mãos. Por estes dias procuramos o aconchego do fim do dia nas mantas, nos sofás, nas velas espalhadas pela casa e em comida de conforto. Para um desses dias uma receita leve e aveludada, um puré de batata doce. Doce e delicioso como um dia de Outono.
 
E musica linda assim no mesmo espírito.
 
Como fazer:

3 batatas doces + 2 maçãs + 1 cebola + 1 dente de alho + 2 chávena de chá de leite + sal + pimenta preta + 1 colher de sopa de manteiga + 1 haste de alecrim

Parte-se os legumes todos em pedaços pequenos para uma panela, exceto o alecrim, e acrescenta-se o leite. Tempera-se com o sal e a pimenta preta e leva-se ao lume a ferver. Deixa-se estar, mais ou menos 20 minutos, até os legumes estarem cozidos e absorverem praticamente todo o leite.
Decorrido este tempo, passa-se com a varinha mágica, até deixar de haver grumos. Leva-se de novo ao lume e acrescenta-se a manteiga. Deixa-se estar mais 5 minutos. No momento de servir adiciona-se o alecrim.
 

2 comentários: