domingo, 17 de abril de 2016

Uma data e um Risotto.

 





 


Para assinalar uma data, o meu aniversário num dia de muito frio e muita chuva, um jantar a dois.  Uma mesa, as flores, oferecidas por mãos amorosas, prolongamento de outros presentes, e uma das comidas que mais gosto. Risotto de lagostins, naquele ponto tão certo, que faz com que um prato seja irrepetível e inesquecível.
Ficam as  imagens e a musica que tentam dizer o belo das coisas elementares. E a minha felicidade por mais um dia. Por mais um ano de vida.
  
Como fazer:
 
1 chávena (grande) de risotto + meio copo de vinho branco + 1 cebola  branca picada + manteiga + sal  + água a ferver + lagostins + salsa

Começa-se por cozer os lagostins em água e sal. Depois de cozidos retiram-se e descascam-se. Reservam-se os lagostins e acrescenta-se as cascas e as cabeças à água onde foi cozido. Deixa-se estar em lume brando.
 
Depois salteia-se a cebola na manteiga em seguida acrescenta-se o arroz, envolve-se bem e deixa-se estar uns 2 a 3 minutos, junta-se o vinho, mexe-se e espera-se que evapore.
Depois, adiciona-se um pouco da água (filtrada), onde cozeu os lagostins, a ferver, de modo a que cubra totalmente o arroz. Mexe-se lentamente e deixa-se que evapore. Quando voltar a ficar seco, junta-se mais um pouco de água a ferver, quando o arroz estiver no ponto acrescenta-se 1 colher de manteiga, para ficar com aquele toque delicioso, e os lagostins. Deixa-se estar uns minutos antes de servir polvilhado com salsa. 
 

10 comentários:

  1. Ficam aqui os parabens. Apesar do frio e da chuva o dia foi feliz. Fazes sempre com que os dias e os momentos sejam especiais e felizes.
    As rosas oferecidas pela mao do amor! Que lindo.
    Bjs
    Maria Joao

    ResponderEliminar
  2. Olá minha linda,

    Temos que fazer sempre um esforço nesse sentido. Ser e fazer feliz que está à nossa volta. Sinto isso quase como uma obrigação,pela vida que me tocou viver, pela dádiva que me foi dada. Agradeço sempre isso. E as flores tem esse poder de nos dizer o amor. À vida, aos outros.
    Um beijo para ti.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, parabéns e votos de uma vida longa e feliz ao lado dos que ama e que a amam!
    As flores são lindas, o risotto deve ser delicioso e a música é linda! Tudo combina com tudo, como a ocasião merece!
    Beijinhos

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisa,

      Obrigada pela suas palavras. Gostei tanto desta formulação de que tudo combina com tudo. É tão difícil às vezes fazer coincidir as coisas para que tudo combine. Obrigada mais uma vez, pelos parabéns, pelas suas palavras aqui.

      Bjs

      Eliminar
  4. Parabens mais uma vez. Que sejam sempre felizes os dias, todos os dias, apesar do frio e da chuva toda que se faça sentr.
    Bjs
    LPM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha linda,

      Obrigada pelos parabéns. E sim que os dias sejam sempre felizes apesar dos elementos que concorram para que não.

      Bjs

      Eliminar
  5. Tudo muito belo. Parabens.

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Obrigada pelas palavras deixadas aqui e obrigada pelos parabéns.

      Bjs

      Eliminar
  6. Parabéns atrasados. Fazemos anos no mesmo mês eu faço a 9. O tempo prega assim umas partidas. Uma Primavera muito fria a que estamos a passar.

    Beijinhos.

    Maria do Céu

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria do Céu,

    Obrigada pelos parabéns. Faço 2 dias depois. A Primavera está fria sim e caprichosa. No ano do meu nascimento também esteve assim, diz a minha Mãe.

    Beijos

    ResponderEliminar