quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Alfazema.






O regresso a casa e o regresso aqui, depois de muito tempo, pedia uma sobremesa assim. Doce, delicada, aromática. Voluptuosa até. É Italiana a origem desta sobremesa, mas já tão nossa também. Em italiano, Panna Cotta significa "nata cozida", ingrediente indispensável neste doce. E depois, tudo o mais que possamos imaginar.
 

Esta foi feita assim:
 
400 ml de natas + 100 ml de leite + 100 g de açúcar + 1 vagem de baunilha + 1 colher de chá de alfazema seca + 5 folhas de gelatina  
 
Unta-se umas forminhas com papel de cozinha embebido em óleo.
 
Leva-se ao lume as natas, o leite, o açúcar, a vagem de baunilha e a alfazema e deixa-se estar até começar a ferver. Retira-se do lume e deixa-se em infusão durante pelo menos 10 minutos.
 
Entretanto coloca-se a gelatina em água fria. Filtra-se as natas e acrescenta-se a gelatina espremida e mistura-se vigorosamente com uma vara de arames. Distribui-se pelas forminhas e leva-se ao frio até solidificar, caso seja necessário coloca-se no congelador para acelerar o processo.

No momento de desenformar, passa-se a ponta de uma faca à volta da forma para ajudar a descolar.

 

4 comentários:

  1. Depois de muito tempo sem vir aqui a este sitio, dou com uma das minhas sobremesas preferidas. E tao bom. E assim com alfazema deve ser deliciosa. A provar.
    Bjs

    Maria Joao

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria João,

    É muito boa esta sobremesa. Doce e aromática. Se fizeres que te saiba bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer agora mas sem a alfazema. Vai ser a primeira vez que vou fazer panna cotta.

    Maria

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,

    Que lhe tenha sabido bem. Também já fiz sem a alfazema e fica igualmente deliciosa.

    Bjs

    ResponderEliminar