segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tecido encantado.








Se na mitologia grega a Penélope de Ulisses desfazia o seu bordado como forma de prolongar a espera pelo seu marido, as bordadeiras Portuguesas  fazem sair das suas mão verdadeiras obras de arte. Plenas de um significado matriarcal, carregadas de sentimento e encantamento.
O "tecido" é encantado. Porque encanta quem o faz. E encanta quem o recebe. O trabalho manual impressiona. Cada ponto, cada fio é um pensamento. Horas e horas de trabalho dedicado para  engalanar as nossas mesas. Para tornar ainda mais belo o momento único de partilha das refeições, aquele momento tão bem descrito por Tolentino de Mendonça " o deliberado espaço de multiplicação para a vida: partilhando o pão que expande a graça, bebendo o vinho que amplia a festa." 

4 comentários:

  1. Encanta mesmo. Sao verdadeiras obras de arte. E so de pensar que muitas destes tesouro que herdamos foram feitas por mulheres que nem sabiam ler. Lindas as peças que nos deixas.
    Um beijo
    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Sim muito isso das mulheres que não sabiam ler nem escrever. Mas que mesmo assim nos deixaram verdadeiras obras de arte. E é tão grande isso.

      Bjs

      Eliminar