segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Concentrado de Tomate.



A quantidade exagerada de tomates que este ano chegou até à minha cozinha exigiu novas receitas. É um desafio constante conseguir guardar para mais tarde os excessos desta época. As receitas são vistas e revistas, alteram-se umas, mantem-se outras e procuram-se novas. Desta vez depois das compotas, de comer ao natural, em molhos e em cozinhados, um concentrado inspirado aquiOptimo para estufados ou assados.

Como recomendação apenas o ter muito cuidado com a adição de sal nas receitas, por si só este concentrado já é suficiente para salgar, bastando para isso que se adicione no máximo 2 colheres de sopa deste concentrado.

Como fazer: 

5 kg de tomates + 3 kg de sal grosso + azeite q.b.+ pimenta rosa

Primeiro lavam-se os tomates e cortam -se em rodelas finas. Coloca-se num alguidar alternadamente as rodelas de tomate e o sal grosso. Tapa-se com um pano grosso e guarda-se num local fresco e escuro durante 8 dias. Durante esse tempo mexe-se um vez por dia. Passados os 8 dias retira-se para um coador e deixa-se estar até que todo o liquido tenha escorrido. Coloca-se numa panela e tritura-se grosseiramente com a varinha mágica. 
Leva-se ao lume, adiciona-se a pimenta, e deixa-se ferver durante 5 minutos. Retira-se do lume e coloca-se em frascos previamente esterilizados. 
Deixa-se arrefecer ligeiramente, adiciona-se o azeite e tapa-se de imediato os frascos.

Sem comentários:

Enviar um comentário