terça-feira, 25 de junho de 2013

Fricassé.




Fricassé de frango. Um prato que andava a ser pensado já a algum tempo. E um dia, ao fim da tarde, com mais tempo disponível para preparar o jantar veio o pedido de frango com um molho cremoso. E então surgiu o momento certo para preparar esta receita. E no final os elogios não se fizeram esperar. Muito bom. Para repetir mais vezes.

Como fazer:

4 peitos de frango partidos em pedaços + 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de azeite + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 colher de sopa de farinha + 1 dl de vinho branco +  caldo de galinha + 1 gema + cebolinho picado + sumo de 1/2 limão + pimenta rosa + sal

Primeiro parte-se o frango em pedaços e tempera-se com um pouco e sal e pimenta rosa. Reserva-se.

Leva-se ao lume a manteiga e a cebola bem picadinha e deixar refogar. Junta-se o frango e mexe-se até alourar um pouco. Junta-se o vinho branco e deixa-se ferver por uns minutos. De seguida, adiciona-se o caldo de galinha e deixa-se cozinhar lentamente, cerca de 30 minutos.
Retira-se um pouco do molho para uma tigela e deixa-se arrefecer. Dissolve-se nesse molho 1 colher bem cheia de farinha, 1 gema e o sumo de 1/2 limão. 
Adiciona-se este preparado ao frango e ao restante molho, envolvendo bem. Deixa-se cozer em lume brando por 2 a 3 minutos até engrossar.  Rectifica-se os temperos. 

Na momento em que se serve polvilha-se abundantemente com cebolinho picado. 
Serve-se acompanhado com arroz seco.

Sem comentários:

Enviar um comentário