O risotto é um dos meus pratos favoritos. É versátil e relativamente rápido de se fazer e de se comer.
Apesar de ser um prato caprichoso que exige paciência e dedicação, a atenção que lhe dispensamos é quase uma terapia, durante meia hora não pensamos em mais nada. E depois das nossas mãos com carinho sai isto.
Como fazer:
2 alho francês + 1 alheira de caça + azeite + 250 g de arroz para risotto + 1,5 dl de vinho branco (seco) + água a ferver + 2 laranjas
Dar um golpe na pele em toda a volta da alheira com a ponta de uma faca bem afiada, aquecer o azeite e juntar a alheira e deixar fritar de ambos os lados, assim que estiver estaladiça, retirar do tacho, deitar fora a pele e reservar a alheira.
Entretanto corta-se o alho francês as rodelas e coloca-se no mesmo tacho que se fez a alheira, se for necessário acrescentar um pouco mais de azeite. Deixa-se cozinha até estar mole. Juntar o arroz, mexer até ficar translucido e regar com o vinho. Deixar absorver o vinho e acrescentar a água a ferver aos poucos até o arroz estar cozido.
Quando o arroz estiver cozido, adicionar a alheira desfeita em bocados, regar com o sumo de laranja e servir sem demoras.
Sem comentários:
Enviar um comentário