terça-feira, 31 de maio de 2011

Panquecas




É frequente o pedido. O de fazer panquecas. E muitas vezes para o pequeno almoço panquecas , altas e fofas. Para serem degustadas com compotas, mel, manteiga ou simplesmente sem nada. Para mim cobertas com xarope de ácer e compota de morango. A conjugação que mais me agrada.

Como fazer:

2 chavenas de farinha + 1 chavena de leite + 2 ovos + sal + 2 colheres de sopa de açucar + meia chavena de manteiga (derretida) ou oleo + 1 colher de chá de fermento

Colocam-se os ingredientes todos num copo alto e bate-se bem com a varinha.
Levar uma frigideira anti-aderente ao lume, untada com um pouco de gordura. Colocar colheradas de massa para formar as panquecas do tamanho que se  desejar. Quando começarem a formar bolhinhas à superfície vira-se e  deixa-se dourar bem. 

Bolo de limão


Um bolo de limão perfeito,  cítrico e fresco. Uma forma deliciosa de aproveitar a exagerada quantidade  de limões biológicos existente cá em casa. Com um chá a acompanhar é um lanche perfeito.

Como fazer:


1 e 1/2 chávenas de farinha de trigo + 2 colheres de chá de fermento em pó + 1/2 colher de chá de sal + 3/4 de chávena de chá de açúcar + 3 ovos + raspas de 2 limões + 1/2 chávena de chá de óleo

Bate-se os ovos com o açúcar e alternadamente acrescenta-se os restantes ingredientes. Colocar a massa na forma untada  e levar ao forno pré-aquecido em 170º por cerca de 45 minutos.
Depois de frio polvilha-se com açúcar em pó.

domingo, 29 de maio de 2011

Quiche de atum e cebolinho


Adoro quiches. São uma refeição leve e muito rápida de ser feita. E por isso muito frequente cá em casa. Ficam bem como entrada ou como parte de um lanche e são, por isso, muito versáteis.
Esta é talvez a quiche que mais aprecio. Quiche de atum.

Como fazer:

3 Ovos + 1 embalagem de massa quebrada + 2 latas de atum + sal + pimenta + 2 embalagens de natas + cebolinho

Primeiro deixa-se respirar a massa. Coloca-se a massa numa forma de fundo amovível e pica-se com um garfo.
Depois bate-se os ovos, junta-se as natas, o atum (escorrido) o sal, a pimenta e o cebolinho.
Vai ao forno durante 20 minutos.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dip






Esta entrada é muito simples e rápida de se fazer. Naqueles dias em que somos surpreendidas com alguém para jantar, e não há tempo para preparar uma entrada. É uma espécie de pasta, em que se mergulham vegetais cortados em palitos bem finos, também pode ser servido com umas tostas.

Como fazer:

2 ovos + sal + pimenta preta + 2 colheres de chá de mostarda + 2 colheres de chá de vinagre + óleo ou azeite q.b. + 1 lata de sardinhas em tomate + cebolinho

Primeiro faz-se a maionese, coloca-se num copo alto os ovos, o sal, a pimenta, o vinagre, a mostarda e um pouco de óleo ou azeite. Bate-se com a varinha e acrescenta-se o óleo ou o azeite em fio até ficar na consistência que se pretende.
Depois é só adicionar o cebolinho picado e as sardinhas com o tomate triturado.
Depois é só levar ao frigorífico ou ao congelador, se for muito urgente. Entretanto, basta cortar vegetais (sem os cozer) em palitos.

Tostas de queijo e tomate



Para um pequeno-almoço tardio, e com uma vontade enorme de comer umas tostas, lembrei-me de uma sugestão da minha amiga Zé. Umas tostas de queijo e tomate. Uma delicia. Para ser repetida, a receita. E desta vez na companhia da Zé.

Como fazer:

8 fatias de pão + 8 fatias de queijo  (qualquer queijo que derreta facilmente) + 2 tomates  + orégãos + azeite + flor de sal


Primeiro corta-se o tomate e tempera-se com sal e orégãos.
Coloca-se o queijo numa das fatias de pão na outra o tomate. Cobrir com o a outra fatia, deitar um fio de azeite.
Aquecer uma frigideira colocar a tosta com a parte que tem azeite para baixo, por cima da tosta colocar papel vegetal e por cima algo que faça peso, por exemplo um tacho, pressionar um pouco. Deixar tostar uns minutos e repetir do doutro lado, até que o queijo comece a derreter e a tosta ficar bem dourada.

domingo, 22 de maio de 2011

Baileys Irish Cream


Baileys Irish Cream é o original licor Irlandês. Feito a partir do Irish Whisky, álcool neutro, chocolate e natas. O seu teor alcoólico é de 17 º sendo dos mais baixos comparando com outros licores.
Este licor terá sido dos primeiros a ser comercializado a nível dos “Cream Liquers”, licores à base de natas. Diferentes são os “Creme Liqueurs” que não incluem natas na sua composição, tais como o creme de banana, creme de menta, entre outros.

Esta receita que trago hoje foi descoberta no livro das receitas especiais e foi feita assim:

2 latas de leite condensado + 1 lata de Whisky  + 1 colher de chá de chocolate em pó + 1 colher de chá de café em pó.

Bate-se com uma vara de arames o leite com o Whisky, adiciona-se o chocolate e o café.
Bate-se mais um pouco e transfere-se a bebida para uma garrafa.
Não necessita de ser guardada no frigorífico.
Depois é só servir quando apetecer. E cá por casa apetece muitas vezes.

sábado, 21 de maio de 2011

Bôla ou bolo?




Apeteceu-me uma bôla de fiambre. Mas como o tempo já era escasso e a massa ainda necessitava de levedar, e porque a hora do jantar mais uma vez se aproximava a passos largos, resolvi mais uma vez recriar. E assim nasceu mais um bolo salgado.  Bôla ou Bolo? O que lhe quiserem chamar. Na certeza porém, que ficou uma delicia.


Como fazer:

3 Ovos + 1 chávena almoçadeira de farinha + ½ chávena almoçadeira de leite + 1 colher (chá) de fermento + sal + pimenta + 1 frasco de azeitonas descaroçadas + 250 g de fiambre.

Bate-se os ovos, a farinha, o leite e o fermento durante 5 minutos, depois junta-se o fiambre e as azeitonas. Tempera-se com sal e pimenta.
Vai ao forno em forma untada durante 20 minutos.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sopa de cebola




Esta sopa de cebola é uma versão mais leve das variações francesas. Como leva batata na base e menos quantidade de queijo e pimenta, é uma sopa mais suave. Mas mesmo assim muito aromática. E deliciosa.  

 Como fazer:
                                                                                     
3 Cebolas (duas roxas e uma branca) + 250 g de batata + 2 cenouras raladas + azeite + água + sal + cebolinho picado + queijo Cheddar e Gouda +  pimenta branca.


Refoga-se as cebolas (muito picadas) com o azeite, acrescenta-se as batatas cortadas aos gomos e deixa-se refogar um pouco. Introduz-se água a ferver aos poucos até à quantidade desejada. Depois, junta-se as cenouras raladas, tempera-se com sal e deixa-se cozer durante uns 15 minutos.   Retira-se as batatas e passa-se com a varinha, acrescenta-se novamente á sopa e deixa-se ferver mais 5 minutos.  Na altura de servir, adiciona-se cebolinho picado, os queijos e a pimenta.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Risotto de alheira de caça com laranja


O risotto é um dos meus pratos favoritos. É versátil  e relativamente rápido de se fazer e de se comer.
Apesar de ser um prato caprichoso que exige paciência e dedicação, a atenção que lhe dispensamos é quase uma terapia, durante meia hora não pensamos em mais nada. E depois das nossas mãos com carinho sai isto.







Como fazer:

2 alho francês + 1 alheira de caça + azeite + 250 g de arroz para risotto + 1,5 dl de vinho branco (seco) + água a ferver + 2 laranjas

Dar um golpe na pele em toda a volta da alheira com a ponta de uma faca bem afiada, aquecer o azeite e juntar a alheira e deixar fritar de ambos os lados, assim que estiver estaladiça,  retirar do tacho, deitar fora a pele e reservar a alheira.
Entretanto corta-se o alho francês as rodelas e coloca-se no mesmo tacho que se fez a alheira, se for necessário acrescentar um pouco mais de azeite. Deixa-se cozinha até estar mole. Juntar o arroz, mexer até ficar translucido e regar com o vinho. Deixar absorver o vinho e acrescentar a água a ferver aos poucos até o arroz estar cozido.
Quando o arroz estiver cozido, adicionar a alheira desfeita em bocados, regar com o sumo de laranja e servir sem demoras.

Cerejas á minha mesa


"As minhas palavras choveram sobre ti acariciando-te.
Amei desde há  tempo o teu corpo de nácar ensolarado.
Creio-te  dona do universo.
Vou trazer-te das montanhas flores alegres, jacintos,
avelãs escuras, e cestos silvestres de beijos.
Quero fazer contigo
o que a primavera faz com as cerejeiras."
Pablo Neruda 

sábado, 14 de maio de 2011

Bolo de legumes





Mais um bolo salgado. Aromático e leve. Simples e saboroso. E que mais uma vez desapareceu rapidamente. Mas mesmo muito rapidamente.

Como fazer:
2 alhos franceses + metade de um pimento vermelho + 1 cebola  + 2 cenouras + 2 tomates + 3 ovos + 1 chávena almoçadeira de farinha + 1/2 chávena almoçadeira de leite + sal +  azeite +  pimenta rosa.

Primeiro, a parte terapêutica, a de cortar os legumes. Depois, leva-se ao lume uma frigideira com azeite e a cebola, deixa-se saltear durante uns minutos. Junta-se os legumes fatiados e tempera-se com sal e pimenta rosa.
Entretanto, junta-se a farinha, os ovos, o leite e uma pitada de sal. Bate-se até a massa ficar fofa. 
Junta-se os legumes salteados com a massa bem batida.
Leva-se ao forno durante 20 minutos, numa forma untada e polvilhada com farinha.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bolo ou Pudim de Banana ?



Um bolo delicioso, que serviu para aproveitar uma bananas demasiado maduras para serem comidas. E então nasceu mais um doce.
A receita original indica 250 g de bananas, mas a necessidade de aproveitar as bananas aliada ao prazer de recriar traduziu-se neste bolo com a textura de um pudim. Mais um experencia que correu bem, que foi provada e aprovada cá em casa e até a minha amiga I. que não gosta de bolos, provou e gostou.


Para ser repetido então.


Como fazer:

500 gr de bananas maduras + 200 gr de açúcar amarelo + 3 ovos + 100 ml de leite + 75 ml de óleo + 300 gr de farinha + 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó

Na batedeira, deitar as bananas cortadas ás rodelas e o açúcar e bater até as bananas estarem bem desfeitas. Juntar os ovos, o leite e o óleo e bater mais um pouco. Por fim, adicionar a farinha previamente misturada com o fermento e bater até todos os ingredientes estarem bem envolvidos, sem bater demasiado. Deitar a massa em forma untada e enfarinhada e levar a forno pré-aquecido a 180º entre 55 minutos a 60 minutos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Creme de cenoura e courgete


Hoje era preciso, aquele conforto que só a sopa nos dá. O aconchego imediato. E então começa-se pelo que se tem mais á mão.

Esta sopa nasceu assim:

1 cebola + azeite + 2 cenouras + 2 courgetes + 1 alho francês (só a parte branca) + cebolinho.

Primeiro faz -se um refogado normal, com cebola e azeite. Depois adiciona-se as cenouras, as courgete e o alho francês cortados aos cubos. Deixa-se refogar e depois acrescenta-se agua aos poucos para ir ganhando sabor. Tempera-se com sal e deixa-se cozer bem os legumes. Quando os legumes estiverem cozido, passa-se com a varinha e junta-se o cebolinho cortado muito fino.
E é só servir. Bem quente. Para nos sentirmos aconchegados.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pão de côco




Não.Não é um pão. É um bolo. Delicioso. Fácil e rápido de fazer. E vai mesmo bem com um chá!

Como fazer:


1 e 1/3 chávena de chá de farinha + 2 colheres de chá de fermento + 1 pitada de sal + 2 ovos + 1/2 chávena de chá de açúcar + 1 colher de café de baunilha + 90 gr de côco ralado + 4 colheres de sopa de água morna + 90 gr de margarina derretida


Colocar o côco numa taça e juntar a água. Num recipiente, colocar a farinha, o fermento e o sal e misturar bem. Numa taça colocar os ovos, a baunilha e o açúcar e bater bem. Adicionar depois a mistura da farinha e envolver. Por último, juntar o côco e a margarina misturando bem. Levar ao forno a 180º numa forma de bolo inglês untada e polvilhada, por 35 a 40 minutos.

domingo, 8 de maio de 2011

Geleia de chá de cerejas






Maio é o mês de começar a fazer compotas e  geleias. Começa-se com os morangos, as cerejas, os figos, as peras e as maçãs e termina-se normalmente em Outubro com os marmelos e as uvas.
Desta vez, porém, as cerejas ainda não chegaram á minha mesa. Mas chegou o chá. Chá de cerejas. E porque não? E porque me apeteceu, mais uma vez, experimentar, saiu da minha cozinha, mais uma recriação que correu bem. Geleia de chá de cereja!
Fica aqui a receita.

Como fazer:

1 litro de agua + 750 g de açucar + sal + chá de cerejas.

Primeiro faz-se o chá. Com a intensidade que se gostar.

Depois coloca-se o chá com o açucar e um pouco de sal ao lume e deixa-se ferver até atingir o ponto de geleia, deve demorar mais ou menos 1 hora.
Depois é só guardar em frascos enquanto quente e tapar logo para ganhar vacuo.
Depois de abrir os frascos devem ser guardados no frigorifico.

Sopa de morangos




Preparar esta deliciosa sopa de morangos é muito simples. E por ser uma sopa fria é uma receita optima para o verão. 
Esta receita pode ser preparada como sobremesa ou como parte integrante de um jantar.
Vale a pena experimentar. Fica aqui, então, a receita.

Como fazer:

750 ml de vinho rosé seco + 125 gramas de açúcar refinado + raspa de laranja (opcional) + 400 gramas de morangos pequenos

Colocar o vinho num tacho, adicionar o açúcar, e a raspa de laranja.
Deixar ferver durante 10 minutos e retirar do lume, colocar o liquido num recipiente grande para arrefecer rapidamente.
Cortar os morangos pela metade e adicione-os à sopa fria.

sábado, 7 de maio de 2011

Caramel Cake


Mais um bolo. Um dos meus preferidos. A acidez do limão a constrastar com a doçura do caramelo, dois sabores extremos que resultam muito bem.

Como fazer:

Para o bolo

5 ovos + 150 g de açúcar + 150 de farinha + 100 g de manteiga + sumo e raspa de dois limões

Bate-se muito bem os ovos com o açúcar, junta-se a manteiga derretida e volta-se a bater. Adiciona-se a raspa e o sumo dos limões e junta-se por fim a farinha, envolvendo sem bater. Leva-se ao forno durante 35 minutos. Depois de pronto desenforma-se e cobre-se com o caramelo.

Para o caramelo:

100 g de açúcar + 25 g de manteiga + 1 pacote de natas

Leva-se o açúcar ao lume até caramelizar. Entretanto, junta-se a manteiga e mexe-se. Depois, finaliza-se com as natas com cuidado para não formar grumos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Calzone

O Calzone, originário da região italiana da Apúlia, é preparado com a mesma massa da pizza normal, e é muitas vezes referido como uma pizza recheada. Consiste num disco de massa igual à da pizza, redondo, dobrado ao meio formando uma meia-lua e recheado com queijo mozzarella, parmesão ou ricota, molho de tomate, verduras ou legumes e carnes.
O típico calzone salentino é recheado com tomate e queijo mozzarella, podendo ser cozido no forno ou frito em azeite.




Este foi feito assim:

2 placas de massa de pizza + queijo mozzarella + fiambre + tomate + sal + oregãos

Primeiro deixar respirar a massa, depois colocar na massa o queijo mozzarella, por cima o fiambre, depois o tomate, temperar com o sal e os oregãos e colocar por cima mais queijo. Cobrir com a segunda placa de massa de pizza, unir os extremos e levar ao forno durante 10 a 15 minutos.
Para ser devidamente apreciado, deve ser consumido ainda quente.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bolo ensopado

Um bolinho delicioso e muito rápido de se fazer. Mais uma vez a necessidade urgente de uma sobremesa doce, bem doce para esquecer as pequeninas coisas do dia a dia. E desta necessidade nasceu mais uma recriação.


Como fazer:

Para a massa:

4 ovos + 300 g de farinha + 350 g de açúcar + 2 colheres de chá de fermento em pó + 2 dl de leite + sal

Para a calda:

6 dl de leite + 150 g de açúcar + 30 g de manteiga

Parta os ovos para uma taça e bata-os bem, acrescente o açúcar e uma pitada de sal, bater até dobrar o volume. Em seguida acrescentar lentamente a farinha alternada com o leite que deverá estar morno e por fim o fermento.
Vai ao forno a 180º a 200º em forma untada e polvilhada com farinha durante 40 minutos.

Entretanto prepara-se a calda misturando o leite com o açúcar e a manteiga, deixa-se ferver.

Quando o bolo estiver cozido retira-se do forno e dentro da forma pica-se todo com um palito e rega-se com a calda.

domingo, 1 de maio de 2011

A todas as Mães !

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'

Bolo morno de agriões



Este Bolo salgado foi uma agradavel surpresa! Simples de fazer e muito saboroso. E foi consensual. O P gostou tanto que já pediu para fazer novamente! E sim. Faço de novo.

Como fazer:

4 ovos inteiros + 1 chávena almoçadeira de farinha + meia chávena de leite + 1 molho de agriões + 1 cebola roxa (média)+ 1 embalagem de bacon + azeitonas pretas + sal + pimenta + azeite.

Leva-se ao lume a cebola com o azeite e deixa-se alourar. Em seguida junta-se o bacon partido em cubos pequeninos,as azeitonas descaroçadas e partidas ás rodelas e os agriões. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se refogar um pouco. Retira-se do lume e reserva-se. Entretanto, numa taça, coloca-se farinha, os ovos, o sal e o leite. Bate-se com a batedeira durante uns minutos, junta-se o refogado, e leva-se ao forno numa forma untada e polvilhada com farinha durante 20 minutos.