sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fall.






Sabemos que é Outono pelas folhas que caem das árvores e que atapetam o chão com nuances amarelas e vermelhas. Sabemos que é Outono pelos frutos amadurecidos que pendem das árvores. Pela luz mais suave e poética. Pela noite que vem mais cedo, fria e húmida, a pedir alimentos mais ricos e quentes, agasalhos, velas e mantas espalhadas pela casa. Sabemos que é Outono, apesar do calor que se vai fazendo sentir. E para estes dias apetece muito um bolo cítrico. Como este. E música calma.

Inspirado aqui:  http://www.lovefood.com/guide/recipes/15198/sticky-orange-and-vanilla-upsidedown-cake-recipe

Como fazer:

Para a cobertura:

220 g de açúcar + 125 ml de água + 1 vagem de baunilha + 2 laranjas 

Para o bolo:

4 ovos + 220 g de açúcar + 250 g de farinha + 1 colher de chá de fermento + 150 g de manteiga derretida

Corta-se a vagem de baunilha, no sentido longitudinal, e raspa-se as sementes.
Leva-se a forma do bolo a lume brando com o açúcar, a água e as sementes de baunilha, até que o açúcar se dissolva. Junta-se as laranjas, cortadas em rodelas finas, e deixa-se cozer 10 a 15 minutos. Retira-se do fogo e deixa-se arrefecer ligeiramente.

Entretanto faz-se a massa do bolo assim:
Bate-se os ovos inteiros com o açúcar durante 10 minutos. Acrescenta-se a farinha e o fermento e mistura-se bem. Por fim a manteiga derretida e bate-se mais um pouco.
Verte-se por cima da calda de laranja e vai ao forno durante 45 minutos. Depois de cozido deixa-se arrefecer ligeiramente e desenforma-se.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Tentação.



Uma sobremesa que não exige muito esforço, rápida e fácil de se fazer. Pêra e chocolate, uma combinação divina, decadentemente tentadora. Daquelas de se querer sempre mais e mais, até ficar viciado.

Como fazer:

Pêras + 2 colheres de sopa açúcar amarelo + 1 pau de canela + água + 1 pitada de sal + chocolate com 70% de cacau + 1 colher de chá de manteiga + 1 colher de chá de gengibre ralado

Leva-se ao lume a água com o açúcar, o sal e o pau de canela. Deixa-se ferver durante 10 minutos. Entretanto descascam-se as pêras e cortam-se em gomos grossos, eliminando os caroços. Acrescenta-se à calda de açúcar e deixa-se estar durante 5 minutos. As pêras devem ficar duras. Decorrido esse tempo retira-se da calda e leva-se ao frio de imediato, deixa-se estar até ao momento de servir. 

Entretanto faz-se a calda de chocolate assim: leva-se ao lume, em banho maria, o chocolate com a manteiga e deixa-se derreter lentamente. Retira-se do lume e acrescenta-se o gengibre ralado. 

No momento de servir é só fazer acontecer esta combinação feliz. 

É importante que as pêras fiquem bem frias para não se perder aquele contraste com o chocolate quente.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mar.




"... o oceano é um espelho fulgente
Que tu sempre hás-de amar. No seu dorso agitado,
Como em puro cristal, contemplas, retratado,
Teu íntimo sentir, teu coração ardente."

Charles Baudelaire

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Em dia de chuva.




Em dias de Verão não é suposto chover. Em dias de férias também não. Mas choveu. E ao fim de dois dias tristonhos, que mais parecem dias de Outono, a vontade de casa intensifica-se. Com ela vem o desejo de uma sopa mais consistente. Feita com os legumes da época, a lembrar que afinal ainda estamos no tempo dos dias grandes e de muito sol. Por esta altura o sabor do feijão verde acabado de colher, o intenso sabor dos tomates de rama e o sabor refrescante da hortelã.

Como fazer:

2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 tomates de rama + 2 batatas + 2 cenouras + 1 courgette + feijão verde + sal + azeite + água + folhas de hortelã.

Primeiro coloca-se os alhos e as cebolas cortadas em cubos com um pouco de azeite o lume. Deixa-se estalar levemente. Depois junta-se o tomate, sem peles, também aos cubos e deixa-se refogar durante 5 minutos. Depois acrescenta-se os restantes legumes e metade do feijão verde, tempera-se com sal e deixa-se estar mais 5 minutos. De seguida acrescenta-se a água a ferver e deixa-se cozer durante 30 minutos. No fim desse tempo passa-se com a varinha mágica e acrescenta-se o restante feijão verde cortados em losangos e mais um fio de azeite. Deixa-se cozer mais uns minutos. No momento de servir junta-se  umas folhas de hortelã.

domingo, 10 de agosto de 2014

O sítio do costume.


 ”A única viagem verdadeira de descobrimento consiste não em procurar novas paisagens, mas em olhar com novos olhos” 

Marcel Proust





Porque há sítios que nos são infinitamente preciosos. E porque não devem ser trocados, só por trocar. O sítio do costume. No registo do costume. Com as rotinas do costume.
Para a primeira etapa das férias, dias de calma e pacatez. Para saborear até ao fim. 

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Das férias.









Sei que as férias começam verdadeiramente quando acontece este registo. Um ritual que se cumpre todos os anos a sós e em silêncio. No Majestic, com o seu estilo Belle Époque, a sua aura de requinte e magia, um sítio a que se regressa sempre, para saborear sem pressas.
E é como se fosse assim o quebrar de uma rotina e o começar de outra. O inicio de mais dias felizes e prazerosos.
Neste primeiro dia de férias o almoço foi assim: uma sopa fria de melão e moscatel, deliciosa. De seguida os já famosos preguinhos em pão. Uma delicia. Para voltar sempre.


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Easy Apple Cake.




Há palavras que procuramos incansavelmente, e por estes dias a mais desejada é esta: "easy". As horas dos dias não chegam para abarcar tudo o que precisamos fazer. De fora fica aquilo que realmente queremos fazer e que mais prazer nos dá.  Por isso, tenta-se simplificar os processos e procurar receitas que nos ocupem pouco tempo, mas que mesmo assim sejam deliciosas e nos façam um bocadinho mais felizes.
Quando vi esta receita pareceu-me realmente fácil de fazer e não me enganei, ou melhor, não me enganou o titulo.

Inspirado aqui.

Como fazer:

150 g de manteiga + sal + 1 e 1/2 chávena de açúcar + 2 chávenas de farinha + 1 colher de sobremesa de fermento em pó + 4 ovos + sumo de uma laranja + leite

6 maçãs + 3 colheres de sopa de açúcar amarelo + raspa de uma laranja  + 1 colher de chá de canela em pó + 1 cálice de Vinho do Porto + 1 pitada de sal

Primeiro parte-se as maçãs em cubos pequenos e adiciona-se o açúcar amarelo, o sal, a raspa de laranja, a canela e o Vinho do Porto e deixa-se estar a macerar durante 1 hora.

Bate-se a manteiga com o açúcar e o sal até obter uma mistura esbranquiçada. De seguida adiciona-se os ovos um a um. Bate-se mais um pouco e adiciona-se a farinha e o fermento alternadamente com o sumo da laranja. Depois de bem batido adicionam-se as maçãs e a calda onde estiveram a macerar.
Leva-se ao forno a 170 º em forma untada e polvilhada durante mais ou menos 30 minutos. Faz-se o teste do palito e se este sair limpo o bolo está pronto. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Janela.



"Há só uma janela fechada, e o mundo lá fora;
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela."


Alberto Caeiro

N.B.Os créditos não são meus, são do meu fotografo preferido.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Naan.







É indispensável num caril. E enquanto este apura mais um pouco, pão nann, para acompanhar um chutney de manga e outro de pimentos.
Apesar de demorar a levedar, coze em menos de 5 minutos. Uma receita fácil, prática, provada e aprovada.
Deliciosa.

Como fazer:

1 saqueta de fermento biológico + 250 ml de água morna + 2 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de chá de sal + 2 chávenas de chá de farinha + 100 g de manteiga derretida + 1 iogurte natural

Primeiro dissolve-se o fermento na água morna com o açúcar e o sal e mexe-se bem com um garfo. Deixa-se descansar por 10 minutos. Mistura-se o iogurte natural e depois a farinha e bate-se até formar uma bola. Unta-se a tigela com óleo e deixa-se descansar durante 1 hora ou até a massa dobrar de volume.

Passado esse tempo sova-se a massa novamente, divide-se em 8 partes e faz-se uma bola pequena com cada parte. Cobre-se com um pano e deixe descansar por mais uma hora.

Aquece-se uma frigideira de fundo grosso. Abre-se cada porção de massa com um rolo, formando uma pequena "pizza". Coloca-se na frigideira por 2 minutos. Quando estiver dourado na parte de baixo, vira-se, pincela-se com a manteiga e deixa-se estar por mais 2 minutos. Retira-se e coloca-se em local aquecido.

domingo, 29 de junho de 2014

A dupla.



A dupla infalível. Citrinos e chocolate. Absolutamente delicioso. Absolutamente viciante. 

Como fazer:

2 chávena de farinha + 2 chávena de açúcar + 250 g de manteiga à temperatura ambiente + 200 g de chocolate para culinária + 3 tangerinas inteiras com a casca + sumo de 2 tangerinas + 6 ovos inteiros + sal + 2 colheres de sopa de manteiga + açúcar em pó

Primeiro trituram-se as tangerinas inteiras com a casca e o sumo de mais 2 tangerinas e reserva-se. Junta-se a farinha, o açúcar, a manteiga derretida e os ovos inteiros e bate-se muito bem. Depois, acrescenta-se o chocolate derretido com as 2 colheres de sopa de manteiga, bate-se mais um pouco e acrescenta-se as tangerinas trituradas. 

Vai ao forno durante 40 minutos a 160 º. Quando estiver cozido retira-se e deixa-se arrefecer na forma.
Quando estiver frio desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pasta.



Os pratos de massa tem aquele quê de consolação. Sabem sempre bem. Ficam sempre bem. E por estes dias, em que o Verão anda muito tímido, uma massa com sabor a maresia soube infinitamente melhor. Ingredientes simples, boa massa, frutos do mar e tomate natural é quanto basta para fazer deste prato uma verdadeira delicia. 

Como fazer:

1 embalagem de spaghetti + sal + 1 fio de azeite + água + mexilhões + 2 tomates coração de boi + pimenta preta + coentros + 1 dente de alho + 1 copo de vinho branco

Cozer a massa em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Escorrer e reservar, guardando um pouco da água da cozedura.
À parte cozer o mexilhão em água e sal.  Leva-se o azeite ao lume juntamente com o alho e deixa-se estalar mas sem queimar. Acrescenta-se o tomate partido em cubos pequenos e tempera-se com sal e pimenta preta moída na altura. Junta-se o vinho branco e deixa-se estar durante 5 minutos depois acrescenta-se o mexilhão e por fim a massa. 
Envolve-se e serve-se sem demora polvilhada com os coentros picados na hora.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Felicidade.





"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que a doença: é preciso entrar e sair dela..."
Mia Couto

E sou um bocadinho mais feliz com um chocolate, principalmente com este. Feito por mim. Uma delicia que desaparece um ápice e arranca muitos "hummnnss".

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Entrada.


Ao natural


Com paprika e orégãos


Com ervas frescas, salsa e cebolinho

Para assinalar o inicio do verão, apesar da chuva que cai lá fora, uma entrada leve e saborosa. Tal como o tempo dos dias longos pede, simples, rápida e saborosa. Para dar inicio às refeições e a momentos de partilha e verdadeira cumplicidade. 
Esta receita de queijo ricotta é adaptada de uma receita da Ina Garten .

Como fazer:

1 embalagem de natas + 2 vezes a medida da embalagem de leite + sal + 3 colheres de sopa de vinagre

Leva-se ao lume as natas e o leite e tempera-se com o sal. Deixa-se começar a ferver e acrescenta-se o vinagre. Retira-se do lume e deixa-se estar quieto durante 10 minutos. Depois desse tempo despeja-se a mistura numa peneira muito fina e deixa-se estar até que o soro de leite esteja todo escorrido. 

Pode transferir o queijo para aquelas embalagens do requeijão só para dar forma.

Entretanto tempera-se a ricotta como se quiser. Desta vez foi assim:
- Ao natural, 
- Com paprika e orégãos 
- Com ervas frescas, salsa e cebolinho

Conserva-se no frigorífico por 3 dias tapado com celofane.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Caprese al limone.





Um bolo com um sabor forte e intenso. É um doce tipico de Capri. Torta Caprese al limone. Deliciosa. E no dia seguinte os sabores estão bem mais acentuados. Absolutamente irresistível para quem como eu gosta muito de sabores cítricos.

Adaptada do site Dolci Ricette

Como fazer:

5 ovos + 3 colheres de sopa de azeite + 1 pitada de sal + raspa e sumo de um limão + 175 g de chocolate branco + 175 g de farinha de amêndoa + 1 colher de chá de fermento em pó + 120 g de açúcar

Bate-se as claras em castelo. De seguida bate-se as gemas com o azeite e o sal. Adiciona-se o açúcar, a raspa e o sumo de limão e bate-se mais um pouco. 
Adiciona-se o chocolate ralado, o fermento e a amêndoa e mistura-se bem. Adiciona-se depois as claras à mistura e envolve-se delicadamente.
Vai ao forno a 170.º durante 30 minutos em forma untada e polvilhada.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fim de dia.



Os fins de dia pedem sempre aqueles momentos a sós. Às vezes com musica, outras vezes em silencio. E depois aquilo que apetecer no momento. Desta vez um bolo salgado, leve e aromático, com legumes e sardinhas em lata. Uma maneira deliciosa de antecipar o jantar. 

Como fazer:

6 ovos inteiros + 2 chávenas almoçadeiras de farinha + meia chávena de leite + 1 pitada de sal + feijão verde partido em cubos + 2 cenouras partidas em cubos  + 1 cebola roxa em cubos + 1 lata de sardinhas em tomate + sal + pimenta rosa + azeite + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 iogurte natural.

Leva-se a cebola roxa com o azeite ao lume e deixa-se começar a estalar, acrescenta-se as cenouras e deixa-se estar durante uns minutos e depois acrescenta-se o feijão verde. Entretanto parte-se as sardinhas em pedaços e acrescenta-se ao refogado. Rectificam-se os temperos e reserva-se.
Entretanto bate-se os ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescenta-se o iogurte, a farinha e o fermento e bate-se muito bem durante 5 minutos, entretanto junta-se o refogado. 
Leva-se ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 160.º.

Serve-se com uma salada feita assim:

2 maçãs + 1 punhado de sultanas + 1 punhado de cajus + sal + azeite + vinagre balsâmico + 1 colher de chá de mel

Mistura-se o azeite com o sal, o vinagre balsâmico e o mel e mistura-se até ficar tudo muito bem ligado.
Parte-se as maçãs em meias luas, junta-se o molho e no momento de servir acrescenta-se as sultanas e os cajus.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tiger.





Um bolo que teve direito a alguns epítetos e tudo. Ficou assim, torto e feio. E a primeira reacção foi de espanto. Mas como em tudo na vida não devemos avaliar o conteúdo pela embalagem. Este bolo é o melhor exemplo disso. É que mesmo com esta aparência pouco apetecível estava absolutamente delicioso. Daqueles de se repetir fatia após fatia. O meu bolo selvagem.

Como fazer:

12 claras + 150 g de açúcar + 180 g de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + sumo de meio limão + 120 ml de manteiga derretida + 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado + 3 colheres de sopa de cacau em pó + 1 colher de sopa de café em pó

Numa taça grande bater as claras com o sal, quando começar a fazer espuma juntar o açúcar, uma colher de cada vez. Bate-se até ficar bem consistente. De seguida junta-se a farinha, o fermento e o sumo do limão e bate-se mais um pouco. Por fim junta-se a manteiga derretida.
Separa-se metade da massa e a uma das metades junta-se o cacau em pó e o café.
Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha e colocam-se as massas alternadamente. Primeiro uma e depois a outra no centro. E assim sucessivamente.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180.º durante 40 minutos.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Caldo cogumelos.





Um caldo de cogumelos absolutamente delicioso e com um sabor delicado a cogumelos. Sabe ainda melhor por se preparar rapidamente. Por não requerer aquele tempo prévio de fazer uma sopa, por muito rápida que seja. Dividiu opiniões, entre o muito bom e o não gosto muito. Mas mesmo assim de repetir mais vezes.

Como fazer:

2 couvettes de cogumelos Portobello + 2 dentes de alho + 1 folha de louro + azeite + sal + pimenta rosa + caldo de legumes + 1 colher de sopa de maizena + 1/2 cálice de vinho branco + coentros

Primeiro parte-se os cogumelos de uma forma tosca e salteiam-se num pouco de azeite durante 3 minutos. Tempera-se com sal e pimenta rosa e reserva-se. Entretanto leva-se ao lume um tacho com o alho esborrachado e o azeite. Deixa-se saltear um pouco e acrescenta-se a folha de louro, o sal e a pimenta. Deixa-se estar em lume brando, acrescenta-se metade dos cogumelos salteados e refresca-se com o vinho branco. Junta-se a maizena desfeita num pouco de água e fria e o caldo de legumes bem quente. 
Deixa-se ferver durante 5 minutos e passa-se com a varinha mágica. 
Entretanto coloca-se nas taças os cogumelos salteados e os coentros e deita-se por cima o caldo. Serve-se de imediato.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Blue with desire.








As imagens da mesa do dia que é sempre de celebrar. Com afecto, mimos e junto daqueles que mais queremos. Mais momentos felizes, para guardar na memória, a juntar a todos os outros. 
E um desejo. Azul. Um bolo de chocolate e coco com uma cobertura azul. Para agradar aos meus rapazes. Porque o aniversário era meu mas o bolo era para eles.

Feito assim:


2 iogurtes naturais + 6 ovos inteiros + 2 copos (de iogurte) de farinha + 4 copos (de iogurte) de açúcar + 1 copo (de iogurte) de côco ralado + 125 g de chocolate em pó + 2 copos (de iogurte) de óleo + 1 pacote de natas + 1 embalagem de creem cheese + corante alimentar + 3 colheres de sopa de açúcar + pérolas para enfeitar 


Bate-se os ingredientes todos juntos numa taça, durante cerca de 10 minutos. Coloca-se numa forma untada e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a 180.º durante mais ou menos 1 hora. Quando estiver cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma. 
Para a cobertura bate-se as natas com o creem cheese e o açúcar. Acrescenta-se o corante até atingir o tom que se pretende. Parte -se o bolo ao meio e recheia-se. Cobre-se com a restante cobertura e polvilha-se com as pérolas.
Guarda-se no frio até à hora de servir.


E uma das musicas desse dia.



sábado, 19 de abril de 2014

Sábado Santo.

Ainda a propósito do livro O Hipopótamo de Deus de Tolentino de Mendonça. A reflexão para este dia.

Sábado Santo:

"O sábado santo não é apenas um dia imenso: é um dia que nos imensa. Aparentemente, representa uma espécie de intervalo entre as palavras finais de Jesus, pronunciadas na sexta-feira santa, “tudo está consumado”, e a insurreição da vida que, na manhã da Páscoa, ele mesmo protagoniza. […] O silêncio do sábado santo é o nosso silêncio que Jesus abraça. O silêncio dos impasses, das travessias, dos sofrimentos, das íntimas transformações. Jesus abraça o silêncio desta sôfrega indefinição que somos entre já e ainda não."




quinta-feira, 17 de abril de 2014

Que sentido tem a Páscoa ?





Pelas palavras dele. Infinitamente mais sábias que as minhas. José Tolentino de Mendonça que diz a Páscoa como ninguém.

Quinta-feira Santa

"Todas as vidas cabem na imagem quotidiana do pão que se parte e reparte. As vidas são coisas semeadas, crescidas, maturadas, ceifadas, trituradas, amassadas: são como pão. Não apenas degustamos e consumimos o mundo: dentro de nós vamos percebendo que o tempo também nos consome, nos gasta, nos devora. […] Todos sentimos que a vida se parte. Mas como tornar esse facto trágico numa afirmação fecunda e plena da própria vida? […] [Jesus] disse: “Tomem e comam, pois este pão é o meu corpo entregue por vós”. […]
Todas as vidas são pão, mas nem todas são Eucaristia, isto é, oferta radical de si, entrega, doação, serviço. Todas as vidas chegam ao fim, mas nem todas vão até ao fim no parto dessa utopia (humana e divina) que trazem inscrita. É destas coisas que a Quinta-feira Santa fala."

A receita do pão é esta:

300 g de farinha de trigo sem fermento + 300 g de farinha de centeio + 350 g de água morna + 1 colher de chá de sal + 10 g de fermento de padeiro + 1 colher de chá de açúcar

Mistura-se a água morna com o fermento e mexe-se bem até desfazer. De seguida junta-se o sal e o açúcar. À parte coloca-se a mistura das farinhas e junta-se a água com o fermento. 
Mexe-se com uma colher de pau mas só até a farinha absorver a água toda. 
Deixa-se repousar durante pelo menos 1 hora. Entretanto aquecer o forno a 200.º juntamente com uma panela de barro. 
Polvilha-se a banca com farinha e coloca-se a massa dobrando ao meio duas vezes. 
Polvilha-se a panela de barro com farinha e coloca-se a massa com a dobra para baixo. 
Faz-se um corte em cruz na massa, tapa-se e leva-se ao forno durante 30 minutos. 
Findo esse tempo retira-se a tampa e deixa-se cozer mais 20 minutos até ganhar uma crosta dourada e estaladiça. 
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer sobre uma rede.