segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Improviso.



De improviso esta receita. Feita assim, aparentemente, com elementos soltos. Peixe e legumes fresquíssimos vindo do mercado de Matosinhos. Congro e acelgas. Em combinação? Talvez. E agora um elemento que os una. Arroz. O nosso arroz carolino. Será que resulta? Sim. Resulta e bem. E assim nasceu mais um arroz que nunca tinha sido feito na minha cozinha.

Como fazer:

4 postas de congro + sal + acelgas + 2 chávenas de chá de arroz  carolino + 1 cebola branca + 1 cebola vermelha + 1 copo de vinho branco + pimenta rosa + 2 dentes de alho + azeite + água a ferver.

Primeiro tempera-se o peixe só com sal e deixa-se estar umas horas. Depois faz-se um refogado com o azeite, as cebolas e o alho e deixa-se estalar. Depois acrescenta-se o peixe e adiciona-se a pimenta rosa. Acrescenta-se o vinho e deixa-se estufar o peixe. Quando já estiver no ponto retira-se e à calda acrescenta-se o arroz e adiciona-se a água a ferver aos poucos, após 10 minutos adicionam-se as acelgas e deixa-se acabar de cozer o arroz, acrescentando sempre que necessário água a ferver e mexe-se sempre, como se fosse um risotto. Depois de o arroz estar cozido acrescenta-se novamente o peixe.

Serve-se rapidamente para não perder aquele ponto.

 E a acompanhar um vinho destes. Luís Pato Vinhas Velhas Branco 2010. Um vinho leve, fresco e equilibrado. Um vinho com muito estilo e cheio de vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário