segunda-feira, 29 de abril de 2013

Feijão Manteiga e Cominhos




Sopa sempre. A minha melhor aliada. Para iniciar uma refeição, para conquistar ou por vezes tão só para reconfortar. A sopa. A de hoje, um creme de feijão manteiga e um ingrediente pouco provável, cominhos. Um creme rico e delicioso. Que agradou e conquistou.

Como fazer:

2 batatas + 1 cebola + 1 dentes de alho + 1 courgette + feijão manteiga (previamente cozido) + sal + pimenta rosa + azeite + água + 1 colher de chá de cominhos

Leva-se ao lume a água a ferver e tempera-se com sal, pimenta e um fio de azeite. Quando ferver acrescenta-se os restante legumes partidos em pedaços pequeninos e o feijão. Deixa-se cozer por aproximadamente 40 minutos. Findo esse tempo, passa-se com a varinha mágica até ficar bem cremosa. Leva-se de novo ao lume e deixa-se começar a ferver, acrescenta-se 1 colher de chá de cominhos, e retira-se do lume rapidamente. Serve-se sem demoras.

Bolo de Kiwi







Apesar de haver um pequeno detalhe associado aos kiwis, não foi impedimento para que no espaço de uma semana este bolo tivesse direito a repetição. E, até eu que não consigo comer kiwis, fiquei fã deste bolo.
Super fácil e rápido de se fazer fica uma verdadeira delicia.
E ainda serve para aproveitar a enorme quantidade deste fruto que tem vindo no cabaz Prove.

Como fazer:

4 ovos + 2 chávenas de chá de açúcar + 2 chávenas de chá de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + 1 chávena de chá de óleo + 10 kiwis + icing sugar

Descascam-se os kiwis e partem-se em pedaços. Com a varinha mágica trituram-se até obter um puré. Acrescenta-se o açúcar, a farinha, o fermento e o sal e bate-se mais um pouco. Depois acrescenta-se o óleo e os ovos e bate-se mais um pouco. Leva-se ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 160 º.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer, depois polvilha-se com icing sugar.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Risotto de Abóbora e Rúcula





Feito com a calma e a tranquilidade que exige, este risotto, de abóbora e rúcula revelou-se uma autentica maravilha. Para repetir mais vezes, com os mesmos ingredientes ou com pequenas variações.
Porque risotto apetece sempre. 

Como fazer:


1 chávena almoçadeira de risotto (carnaroli) + 1 cebola pequena + 200 g de abóbora-manteiga .+ rúcula + 1 copo de vinho tinto + 1 colher de sopa de manteiga + 1 litro de caldo de legumes + sal + azeite + pimenta preta + Parmesão 

Faz-se um refogado com a cebola picada e deixa-se estalar ligeiramente, depois acrescenta-se a abóbora cortados em cubos pequenos. Tempera-se com sal e deixa-se estar uns minutos e acrescenta-se o arroz. 
Acrescenta-se o copo de vinho tinto e deixa-se evaporar, e junta-se aos poucos o caldo de legume.
Repete-se a operação até o arroz estar cozido. Pouco antes acrescenta-se a rúcula.
Entretanto adiciona-se a manteiga e o Parmesão. Envolve-se muito bem e desliga-se o lume. 
Deixa-se repousar durante dois minutos. 
Leva-se à mesa e tempera-se com bastante pimenta preta, já no prato. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Creme de Couve Roxa


Uma sopa com uma cor cheia de vida. Um creme de couve roxa. Irresistível de tão delicioso e aromático. Uma forma diferente de preparar este legume, numa sopa onde cabe todo o nosso afecto.

Como fazer:

Metade de uma couve roxa + 2 batatas + 2 courgettes + 1 cebola + 1 alho francês + sal + azeite + pimenta rosa + 1 litro de água

Primeiro leva-se a água ao lume com o sal, a pimenta e o fio de azeite. Quando começar a ferver acrescenta-se os legumes todos partidos em cubos. Deixa-se cozer durante 40 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Por fim rectificam-se os temperos e acrescenta-se mais um fio de azeite.

Serve-se sem demora e acompanha-se com um naco de pão rústico. 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Inicial.





A sexta feira significa regra geral vontade de casa. E começa assim, primeiro uma ementa, depois os passos todos para que se torne real e efémera  Depois, o que vem depois, uma mesa que espelha o meu estado de espírito  Desta vez quis assim, branco e vermelho numa mesa depurada. Uma mesa para estar com tempo, todo o tempo que antecipa o fim de semana.  E enquanto o dia se vai embora, muitos pontos de luz. Velas, sempre, muitas velas, numa mesa que se quer assim, inicial. Para dar inicio ao tempo em que há mais tempo. E enquanto isso, vem à memória a poesia de Sophia.

"Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo"

Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, 22 de abril de 2013

As Pêras




A versatilidade deste doce é infinita. Para acompanhar com queijos, com pão, com tostas, em bolos e em tudo o mais que pretendermos. Com salgados ou doces. Ou para comer assim sem acompanhamento. Uma delicia. Que apetece sempre. 

Como fazer:


1,5 kg de pêras ainda firmes + 750 gr de açúcar + sumo de limão + 1 pitada de sal


Descascar as pêras, cortá-las em gomos e  regar  com o sumo de limão para  não oxidarem. Acrescenta-se o açúcar e a pitada de sal e leva-se ao lume num tacho largo durante 45 minutos. Depois desse tempo, retira-se do lume, deixa-se arrefecer e guarda-se num frasco esterilizado. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Raio de Sol



O sol todo numa fatia de bolo. Que rematou da melhor forma o jantar em casa de uns amigos. Doce e delicioso desapareceu num ápice. Uns dias depois foi repetida a receita e o destino foi o mesmo.

Como fazer:

500 g de açúcar + 2,5 dl de água + 600 g de cenoura + 100 g de farinha + 6 ovos + 1 limão + 1 pau de canela + Açúcar em pó

Primeiro leva-se  o açúcar com a água ao lume e deixar ferver até obter ponto de pérola.

Entretanto coze-se as cenouras em água com o pau de canela. Retira-se do lume, escorre-se a água e reduz-se a puré.

Adiciona-se o puré de cenoura,a farinha, os ovos e o sumo de limão à calda de açúcar. Mexe-se muito bem.

Coloca-se o preparado numa forma untada de margarina e polvilhada com açúcar.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 160º até ficar cozido.

Quando estiver cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer dentro da forma. Depois cortam-se em quadrados.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Creme de Feijão Preto


Com uma quantidade generosa de feijão preto já cozido, deu para reservar uma porção para preparar um sopa que teve honras de novidade à minha mesa. Creme de feijão preto. Uma sopa encorpada, deliciosa e tão de Inverno. De repetir sempre mais e mais.

Como fazer:

2 batatas + 2 cebolas + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 2 cenouras + 250 g de feijão preto previamente cozinhado + sal + 500 ml de água de cozer o feijão + 500 ml de água + azeite + pimenta preta

Primeiro parte-e a cebola em cubos e os dentes de alho e acrescenta-se o azeite. Leva-se ao lume acrescenta-se o sal e a pimenta e deixa-se estar até as cebolas estarem macias (sem queimar), de seguida acrescenta-se os restantes legumes e envolve-se bem nas cebolas. Acrescenta-se a água e a água de cozer o feijão e deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica e rectificam-se os temperos. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bolo de Aniversário




Para o meu aniversário um bolo que é assim como uma nuvem. Leve e deliciosos. Bolo Chiffon com uma cobertura de Cream Cheese e Morangos. Uma receita reinventada, por já não ser feita a algum tempo, por isso foi quase uma novidade. Um bolo delicioso e que até teve direito a bis.

Como fazer:


Para a massa do bolo:


8 ovos + 2 dl de leite + 300 g de farinha + 350 g de açúcar + 2 colheres (café) de fermento em pó + sal


Bate-se do ovos durante 5 minutos e adiciona-se o leite. Mistura-se a farinha, o açúcar  o fermento e o sal. Junta-se a mistura de ovos e leite e bate-se durante mais 5 minutos. Vai ao forno a cozer durante 40 minutos em forma forrada com papel vegetal.


Para a calda:


250 g de morangos + 1 pitada de sal + 3 colheres de sopa de açúcar


Parte-se os morangos em pedaços  reservando alguns inteiros, e adiciona-se o sal e o açúcar  Deixa-se estar assim até ganhar uma calda. Depois retiram-se os morangos inteiros e trituram-se os restantes.


Para a cobertura:


Polpa morangos + 2 pacotes de natas + 1 embalagem de Cream Cheese + 3 colheres de sopa de açúcar + 3 folhas de gelatina


Derrete-se a gelatina e reserva-se. Bate-se as natas, bem frias, e adiciona-se o açúcar. Junta-se o Cream Cheese, a gelatina previamente derretida e a polpa de morangos.

Leva-se ao frio até ganhar consistência.

Quando o bolo estiver cozido pica-se todo com um palito e rega-se com a calda de morangos. Quando estiver frio parte-se a meio e recheia-se com a mistura da cobertura. Barra-se o restante bolo com a mesma cobertura.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Lombo 2 Mostardas



Foi o prato escolhido para o meu aniversário. Lombo com 2 mostardas, com um sabor ligeiramente cítrico, dado pelo limão. Fatiado finamente a acompanhar um arroz de manteiga. Uma novidade que agradou a todos. E o melhor desta receita é a sua versatilidade, é excelente para fazer umas deliciosas sanduíches frias. Uma óptima ideia para o tempo quente que tarda em chegar.

Como fazer:

1 lombo de porco + sal + pimenta verde + 5 colheres de sopa de azeite + 2 colheres de sopa mostarda de Dijon + 2 colheres de sopa mostarda L´Ancienne + 1 limão

Faz-se uma mistura com o azeite, o sal, a pimenta, as 2 mostardas e o sumo de limão. Mistura-se bem e barra-se o lombo com esta mistura. Leva-se ao forno durante 2 horas a 150 º tapado com uma folha de papel de alumínio  vira-se a carne a espaços de 30 minutos. Quando faltar 30 minutos para o final, destapa-se e deixa-se gratinar ligeiramente. Retira-se do forno e deixa-se repousar durante 15 minutos e depois parte-se em fatias muito finas.

domingo, 14 de abril de 2013

Sopa de Feijão Branco e Rúcula



A sopa do meu aniversário. Inspirada Aqui, com umas pequenas alteraçõesuma sopa deliciosa, quente e reconfortante. Ideal para estes dias frios e chuvosos que insistem em não nos abandonar. 

Como fazer:

2 cebolas + 3 courgettes + 3 batatas + 2 dentes de alho + água + sal + azeite + 1 lata das grandes de feijão branco + 100 g de rúcula + pimenta verde

Leva-se ao lume uma panela com a água, o sal, a pimenta e um fio de azeite e deixa-se começar a ferver. Depois adiciona-se as batatas, as courgettes, as cebolas, os alhos e metade da lata de feijão. Deixa-se cozer durante 30 minutos. Depois passa-se tudo com a varinha mágica. Acrescenta-se o feijão e a rúcula. Rectifica-se os temperos e acrescenta-se mais um fio de azeite. 

Frida Kahlo






Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, nasceu a 6 de Julho de 1907 e morre com apenas 47 anos. De uma vida intensa e sofrida, transportou para as suas obras a realidade que vivia. 
Dedicou-se as artes, ao amor, ao seu marido Diego Rivera e à cozinha. 
Num caderno de capa preta, a que deu o nome de Livro de Erva Santa, Frida, anotava as receitas que ia preparando e que enfeitiçavam os seus convidados, personalidades que marcaram a arte e a politica do seculo XX, como Pablo Picasso, Salvador Dali, Ernest Hemingway, Jonh Rockfeller, André Breton e Leon Trotski.


Para Frida preparei-lhe um doce muito do seu agrado. Cocada. Uma receita que faz parte do seu livro de capa preta. E que certamente fez as delicias de muitos dos seus convidados.
Espero que goste da minha versão.

Como fazer:

1 embalagem de coco ralado + 2 ovos + 1 pitada de sal + 2 colheres de manteiga + 1 lata de leite condensado + 2 chávenas de açúcar

Misturam-se os ingredientes todos e bate-se durante 2 minutos. Leva-se ao forno a 150 º em forma untada com manteiga durante 30 minutos.


Participação na 11 ª edição do Convidei para Jantar, este mês promovido pelo blog Panela sem (de) pressão

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Celebrar.


Ontem foi dia de celebrar o meu aniversário. Um dia passado da forma que mais gosto, em casa. Uma casa quente de afectos e mimos. E uma mesa de aniversário que aconteceu assim, em tons de azul e dourado.





E para inicio de refeição uma entrada muito portuguesa, simples e eficaz, sardinhas em conserva (Minerva) a acompanhar um bom pão cozido em forno de lenha.


Seguiu-se uma sopa deliciosa, quente e reconfortante. Inspirada Aqui. Com umas pequenas alterações.


E por fim, com direito a parabéns cantados, um bolo que é uma delicia, suave como uma nuvem. De apetecer sempre mais e mais.


As receitas virão uma a uma.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sopa de Grão e Alho Francês




O aconchego de uma sopa para um inicio de refeição. E como a chuva e o frio teimam em não nos abandonar, as sopas querem-se assim, encorpadas e bem quentes. A fazer sentir aquele aconchego, como  um casaco de Inverno ou de uma manta no sofá. O aconchego que conforta, que nos reconcilia com a vida. E que nos diz que no final está tudo bem, por  muito que não pareça.

Como fazer:

2 batatas + 2 cenouras + 2 cebolas + 2 courgettes + 2 alhos franceses + grão de bico (previamente cozido) + sal + azeite + 1 litro de caldo de legumes + pimenta verde

Primeiro coloca-se ao lume as cebolas partidas em cubos e o azeite ao lume. Deixa-se estalar ligeiramente. Entretanto acrescenta-se as batatas, as cenouras e as courgettes partidas em cubos pequeninos. Deixa-se estar um pouco e depois acrescenta-se o caldo de legumes. Tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Por fim acrescenta-se o alho francês partido em pedaços pequenos e deixa-se cozinhar. Por fim coloca-se o grão de bico (previamente cozido) e rectificam-se os temperos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Risotto de Mexilhão


Uma refeição especial. Festejada em família, o aniversário do meu marido. E para ele um risotto delicioso. Com um inconfundível sabor a mar. Por saber que gosta, risotto de mexilhão. Com aquele toque subversivo da manteiga. Mesmo no final. Para dar aquela untuosidade deliciosa e difícil de resistir.


Como fazer:


1 chávena (grande) de risotto + meio copo de vinho branco + 1 cebola  branca picada + manteiga + sal + pimenta  + água a ferver + mexilhão +1 colheres de sopa de manteiga

Começa-se por cozer o mexilhão em água e sal. Depois de cozido retira-se e coa-se a água.

Depois salteia-se a cebola na manteiga em seguida acrescenta-se o arroz, envolve-se bem e deixa-se uns 2 a 3 minutos, junta-se o vinho, mexe-se e espera-se que evapore.
Depois, adiciona-se um pouco da água que cozeu os mexilhões a ferver, de modo a que cubra totalmente o arroz. Ir mexendo e deixar que evapore. Quando voltar a ficar seco, juntar mais um pouco de água a ferver, quando o arroz estiver no ponto acrescentar os mexilhões.
Deixa-se ferver desliga-se o lume e acrescenta-se a manteiga. Tapa-se durante 2 minutos e serve-se sem demora.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Abóbora e Penca



Um inicio de refeição acolhedor. Uma sopa que sabe a aldeia, feita com legumes fresquíssimos vindos do quintal da Mamã. E enquanto ouço a chuva a fustigar as janelas sinto que o Inverno, que já vai longo, está só lá fora, e assim, reconcilio-me com o mau tempo, que me permite saborear esta sopa tão de frio.

Como fazer:

1 talhada de abóbora (branca) + 2 batatas + 1 courgette + 1 cebola + pencas + azeite + água + sal + pimenta rosa

Primeiro leva-se ao lume uma panela com água, azeite, o sal e a pimenta. Deixa-se ferver e acrescenta-se a abóbora, as batatas e a courgette em cubos pequeninos. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Leva-se de novo ao lume e quando começar a ferver acrescenta-se as pencas cortadas grosseiramente. Acrescenta-se mais um fio de azeite e rectifica-se os temperos e espera-se que as pencas estejam no ponto. Depois é só servir sem demora.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Principio.





O principio do fim de semana. Sexta-feira à noite. Depois de uma semana apressada, uma mesa. Depois, aquilo que nos acrescenta. Uma refeição preparada com tempo e o tempo todo para estar. No sitio onde nos reunimos, onde nos sentamos todos os dias. E à mesa, comida de conforto, porque lá fora continua a chover, apesar de já ser Primavera. Mas o frio e o vento pedem aconchego. Lareira, sofá e mantas. E mesas que nos acolham com comida deliciosa.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sopa de Aniversário


A sopa de aniversário do P. um creme de alho francês. Quente, reconfortante e deliciosa. Assim, como se quer o inicio de uma refeição. Para fazer frente à chuva e frio que se tem feito sentir por estes dias.

Como fazer:

2 batatas + 1 cebola branca + 4 alho francês + 2 courgettes + 2 cenouras + sal + pimenta rosa + 1 litro de caldo de legumes + azeite

Primeiro a cebola e o azeite ao lume. Deixar estalar levemente sem queimar. Depois acrescenta-se os restantes legumes partidos em pedaços pequenos. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar um pouco. Acrescenta-se o caldo de legumes e deixa-se cozer durante 30 minutos. Passa-se com a varinha mágica e na hora de servir rectifica-se os temperos e adiciona-se um fio de azeite.