quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bolo de Atum e Queijo da Ilha



Os bolos salgados cá em casa fazem sempre sucesso. Este de atum, fez as delicias de todos os que o provaram. É uma optima solução para uma entrada, ou para servir de prato principal. Fica ao critério de cada um.

Como fazer:


200 g de atum em lata + 200 g de farinha + 1 colher de chá de fermento em pó +  100 g queijo da Ilha ralado + 3 ovos + 2 dl de iogurte + 2 dl de azeite +  Sal + Pimenta rosa


Colocar a farinha e o fermento numa tigela e misturar com os ovos. Adicionar o azeite, o iogurte e o queijo ralado e temperar com sal e pimenta.
Acrescentar o atum desfeito, deitar em forma untada e polvilhada e levar ao forno durante 45 minutos a 180.º

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Henrique



É com um orgulho imenso que o vejo crescer. A passar de menino a adolescente e agora quase, quase a dobrar a primeira barreira importante na sua vida. Os 18 anos. O fim de um ciclo, o começo de outro. Ainda com tanta vida pela frente, para ser vivida assim como se vivem os primeiros anos da nossa fase adulta. A descoberta do mundo, para o bem e para o mal. Os primeiros encantamentos e as primeiras desilusões. As primeiras descobertas e inevitavelmente algumas perdas também. Mas sei de pleno que vai ser feliz. Pela sua força e determinação e por ter uma cabeça bem resolvida. E é isso que mais desejo para ele. Que seja feliz, que encontre em cada pequena coisa da vida o suficiente para que sim. E que seja inteiro, sempre, em tudo aquilo que faz.

E aqui fica mais uma receita feita pelo Henrique. Numa sexta -feira ao fim do dia, um telefonema prévio a dizer-me para não me preocupar com o jantar, que quem cozinhava era ele.
E das suas mão saíram estas omeletes de atum e tomate com a dose certa de oregãos.

Vou tentar ser o mais fiel possível na transcrição da receita, foi vista assim pelo canto do olho, que não queria ninguém a invadir-lhe o território. Pergunto-me a quem sairá!!

Como fazer:

6 ovos + sal + pimenta verde + 2 latas de atum + 2 tomates maduros + sal + oregãos + óleo

Bater os ovos muito bem e temperar com sal e pimenta. Escorrer o óleo do atum. Temperar o tomate com um pouco de sal e oregãos e adicionar o atum.

Levar um tacho ao lume com um pouco de óleo e quando estiver quente adicionar os ovos (optou por fazer pequenas omeletes), deixar que os ovos endureçam um pouco e adicionar a mistura de tomate e atum. Com cuidado dobrar as omeletes.

Serviu com fatias de pão saloio.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inspiração



Creme de couve flor. Uma sopa que é assim como mostra a imagem, cremosa a parecer veludo. Uma das sopa mais recorrentes cá de casa, por agradar muito a todos. Quando falta a imaginação para as sopas eis que sai da minha cozinha mais um creme de couve flor. Na versão original ou então como esta reinventada. Creme de couve flor com queijo da Ilha, mostarda e noz-moscada. 

Inspirada numa receita do Jaime Oliver. Muito boa, para repetir mais vezes.

Como fazer:

2 talos de aipo + 2 cebolas médias + 2 dentes de alho + 800 gr de couve-flor + azeite + 200 g de queijo da Ilha + 1 litro de água a ferver + sal +  pimenta verde + 1 colher de chá de mostarda Dijon + 1 colher de café de noz-moscada


Leva-se ao lume a cebola com o dente de alho e o azeite e quendo estiver macia adiciona-se os resto dos legumes partidos em pedaços pequenos. Deixa-se estar durante 10 minuros em lume brando e tempera-se com o sal e a pimenta. Adiciona-se a água a ferver e deixa-se acabar de cozer.Quando estiverem cozidos passa-se com a varinha mágica. Leva-se de novo ao lume e adiciona-se a mostarda e a noz moscada. Qundo servir junta-se o queijo ralado.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mesa de Domingo






A minha mesa de domingo. Quente e alegre a contrastar com o dia frio e triste que se fazia sentir lá fora. Vista Alegre e Bordallo Pinheiro a dar alegria a uma mesa para estar com tempo.Frutos no centro da mesa e nos guardanapos, a cor dourada dos copos da Zara Home a contrastar com a transparência dos copos antigos. Uma mesa posta com carinho e que nos acolheu mais uma vez, enquanto se esperava as coisas boas que vieram a seguir.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Folhado de frango com molho aveludado




Quando o tempo não dá para mais temos que lançar mão daquilo que está disponível no frigorífico. Foi o caso desta receita. Uma base de massa folhada e uma caixinha com restos de frango refogado com cogumelos que aguardava um destino digno.

Como fazer:

2 embalagem de massa folhada + restos de frango, carne ou peixe refogados + 40 g de manteiga + 2 colheres bem cheias de sopa de farinha + 500 ml leite + sal + pimenta + noz moscada


Para o molho aveludado faz-se assim: Num tachinho, deixar derreter a manteiga e junta-se a farinha, mexendo bem até  formar uma bola. Deitar o leite (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar o leite, deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e  o sal.


Colocar a massa folhada numa forma e  colocar o recheio de frango e cogumelos. Barrar com o molho aveludado e cobrir com outra placa de massa. Levar a forno pré-aquecido, a 200.º, por 30 minutos ou até a massa ficar dourada.

Acompanha com arroz seco de cravinho e uma salada de alface.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um quase risotto.



Um quase risotto. Feito com o nosso arroz carolino e com o que estava mais à mão, este arroz ficou uma verdadeira delicia. 

Como fazer:

2 peitos de frango + 1 morcela + 1 ramo de bróculos + 1 cebola + 2 dentes de alho + 1 chávena de chá de arroz carolino + sal + azeite + pimenta verde + 2 cabeças de cravinho + 1 copo pequeno de vinho branco seco

Primeiro faz-se o refogado com a cebola, os alhos e o azeite, quando estiver loura acrescenta-se o peito de frango partido em cubos pequeninos e tempera-se com o sal, a pimenta e o cravinho. Deixa-se estar durante 5 minutos e depois acrescenta-se a morcela. 
Quando a morcela estiver cozida, retira-se e reserva-se. 
Acrescenta-se então o arroz e deixa-se estar um pouco, junta-se o vinho e quando tiver evaporado acrescenta-se aos poucos a água a ferver, mexendo sempre. 
Quando o arroz estiver quase cozido acrescenta-se os bróculos e rectifica-se os temperos. 
Quando estiver no ponto junta-se a morcela partida em rodelas e serve-se sem demoras.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vaca com especiarias


Um prato de Inverno para retemperar o espírito depois de uma semana de mau tempo. Cores e sabores que aconchegam e dão animo para continuar. Mesmo quando o corpo nos pede que não. Típico desta altura do ano. Só tenho que esperar que passe e enquanto isso umas receitas feitas assim ao sabor da vontade. Desta vez, vaca com especiarias, um prato rico e intenso.


Como fazer:

1,200 kg de carne de vaca + 1 dl de azeite + 0,5 dl de água + 1,5 dl de vinho branco seco + sal + pimenta preta + 1 colher de chá de pimenta da Jamaica + 3 cravinhos + 2 folhas de louro + 5 cebolas pequenas + 10 cenouras + 10 batatas

Primeiro temperar a carne 2 horas antes com o sal, as pimentas, o vinho, os cravinhos e o louro. Reservar. Entretanto numa assadeira colocar as cebolas cortadas em meias luas grossas, as cenouras e as batatas partidas ao meio. 
Colocar a carne por cima da cebola e colocar as cenouras e as batatas à volta. Regar com o azeite e reservar a marinada. 
Levar ao forno a 150.º tapado com uma folha de alumínio durante 2 horas virando a carne a espaços regulares para não deixar queimar. Ir regando com a marinada. 
A carne estará no ponto quando espetar um garfo esta não apresentar resistência.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Árvores Pequeninas




Pois.Cá em casa os meus rapazes não gostam de bróculos. E então é necessário recorrer à imaginação para conseguir integrar este legume  numa sopa cremosa. E depois, como por magia, acontecem coisas assim, como não sobrar sopa nenhuma por estar muito boa! Ora ainda bem. Mais uma experiencia que correu bem. Apesar de dizerem que a sopa tem árvores pequeninas.

Como fazer:

1 cebola + azeite +  2 batatas + 1 courgette +  4 cenouras + sal + pimenta rosa + 1 ramo de bróculos 

Leva-se a cebola ao lume com o azeite e acrescenta-se os legumes partidos, excepto os bróculos  Deixa-se estar, tempera-se com sal e pimenta e acrescenta-se a água a ferver. Depois de estar tudo bem cozido, passa-se, até obter um creme sem grumos. Depois é só juntar os bróculos, as  hastes  pequeninas que parecem árvores. E deixar cozer durante uns minutos. Depois no fim, ao servir, mais um fio de azeite.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bolachas de coco



Uma bolachinhas deliciosas feitas com uma quantidade generosa de claras que sobraram desta receita
Super fáceis de se fazerem e que se não guardo a caixa tinham desaparecido no próprio dia.

Como fazer:

10 claras + 1 pitada de sal + 20 colheres de sopa de açúcar + 10 colheres de sopa de coco ralado + 6 colheres de chá de farinha maizena

Bate-se as clara com o sal até estarem firmes, acrescenta-se o açúcar, a maizena e o coco. Coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e colocam-se porções da massa bem separadas umas das outras. Vai ao forno a 170.º durante mais ou menos 15 minutos.
Depois de feitas retira-se do forno e deixa-se arrefecer sobre uma grade para não ficarem moles, guarda-se numa caixa de bolachas e se elas resistirem aguentam bem perto de 1 mês. 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Novidades de chocolate.




Muito mais bonito este bolo. Feito assim.

Como já referi fica um bolo mais leve, é por assim dizer o meu bolo de chocolate light. Para saborear sem grandes culpas.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Papillote




Uma forma saudável de confeccionar carne ou peixe e que conserva os sabores naturais dos ingredientes sem  necessidade de gordura adicional. Papillote. Muito simples de fazer, basta envolver o alimento em papel de alumínio, ou papel vegetal, para que seja cozinhado a partir do seu próprio molho. A cozedura, feita sempre no forno, necessita de mais tempo mas ganha em sabor e permite conservar as suas propriedades nutricionais. Com este método os ingredientes não ficam secos, mantendo-se até bastante suculentos.
E para além disso é extremamente fácil de se fazer.

Como fazer:

4 peitos de frango + batatas pequenas + 4 cenouras + 1 cebola + 2 dentes de alho + sal + pimenta rosa + 1 fio de azeite

Coloca-se a carne, as batatas inteiras, as cenouras partidas em palitos grossos, as cebolas partidas em meias luas e os dentes de alho em lascas no papel de alumínio. Tempera-se com o sal, a pimenta e o fio de azeite.
Tapa-se com outra folha de alumínio e faz-se um embrulho tipo rebuçado.
Leva-se ao forno a 180.º durante mais ou menos 1 hora.
Findo esse tempo abre-se o embrulho e verifica-se se os alimentos estão cozinhados.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Versatilidade


 A versatilidade dos lombinhos de pescada aqui retratada numa receita deliciosa. Lombinhos de pescada com bechamel de laranja. Super fácil e deliciosa esta forma de confeccionar peixe. 

Como fazer:

4 medalhões de pescada + sal e pimenta rosa + azeite + 2 alhos franceses + 1 cebola pequena + 1 colher de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de farinha + 200 ml de sumo de laranja morno +  noz-moscada+  salsa + leite 

Primeiro tempera-se o peixe com um pouco de sal e pimenta. Unta-se uma assadeira com azeite e cobre-se o fundo com o alho francês cortado em rodelas bem finas e por cima coloca-se os medalhões de pescada.

Para preparar o béchamel de laranja coloca-se a cebola picada numa panelinha e leva-se a lume brando com a manteiga até ficar transparente. Junta-se a farinha e mexe-se sempre. Junta-se a pouco e pouco o sumo das laranjas, mexendo para incorporar bem e adicionar por fim o leite até obter um creme homogéneo.  Junta-se a salsa picada e rectifica-se o sal e adiciona-se a noz-moscada.

Cobre-se o peixe com o béchamel e leva-se ao forno, previamente aquecido a 170ºC, durante 20 minutos.

Acompanha com arroz seco de cravinho.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Laranja e Verde



Depois de uma ausência prolongada, as sopas estão de volta à minha mesa. Para retemperar o corpo e o espírito, depois de todos os excessos da quadra festiva. Uma sopa a combinar com as cores da mesa. Laranja e verde. Para por fim aos pedidos sucessivos de "não-sopa".

Como fazer:

4 batatas + 1 cebola + 2 dentes de alho + 4 cenouras + feijão verde + 1/2 chávena de café de arroz + água + azeite + sal

Leva-se ao lume uma panela com água e quando começar a ferver junta-se as batatas partidas em cubos, a cebola e os dentes de alho inteiros. Deixa-se começar a ferver e adiciona-se o arroz. Tempera-se com sal e deixa-se ferver durante 30 minutos. Depois deste tempo passa-se com a varinha mágica e leva-se de novo a ferver. Adiciona-se as cenouras partidas em cubos, deixa-se ferver uns minutos e depois adiciona-se o feijão verde cortado em losangos. Quando começar a ferver adiciona-se o azeite e deixa-se estar até os legumes estarem cozidos.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para brindar.



Por estes dias sucedem-se os brindes. Aqui fica mais uma sugestão para uma bebida deliciosa.

Como fazer:

2 mangas maduras + 100 de açúcar + água + 1 pitada de sal + 1 cálice de vinho do Porto

Leva-se ao lume o açúcar coberto com água e o sal. Quando começar a ferver acrescenta-se o Vinho do Porto e deixa-se atingir o ponto de fio fino (calda fraca), deixa-se ferver durante 5 minutos. Para saber se a calda está no ponto introduz-se uma colher de pau e ao retirar esta deve correr facilmente.

Quando estiver no ponto retira-se a calda do lume  deixa-se arrefecer completamente e leva-se ao frio durante pelo menos 2 horas.

Entretanto reduz-se as mangas a puré  e depois adiciona-se à calda de açúcar  Leva-se de novo ao frigorifico para ficar bem frio.

Serve-se em flutes de champanhe e brinda-se ao que mais se desejar.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

13.







Para assinalar mais um ano de vida em comum. 13 anos e um brinde a nós.