Na minha despensa descansava uma embalagem de farinha de alfarroba. Comprada num impulso demorou algum tempo até ser transformada num bolo. Aconteceu numa sexta feira, no fim de um dia impossível, a vontade de um bolo de chocolate, e de repente a decisão de substituir o chocolate por alfarroba. E acrescentar mais um ingrediente improvável. Vinagre de figo. A ver no que dava. E correu bem. O bolo fica diferente, com um sabor muito particular.
Como fazer:
1 chávena de água morna + 2 chávenas de farinha de alfarroba + 1 chávena de chá de açúcar + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 pitada de sal + 1/2 chávena de óleo + 2 colheres de sopa de vinagre de figo
Primeiro pré aquecer o forno a 180 º. Untar com óleo e polvilhar uma forma redonda. Depois mistura-se a água morna e a farinha de alfarroba, mistura-se bem e acrescenta-se o açúcar, o sal, o bicarbonato, o fermento, o óleo e por fim o vinagre.
Coloca-se numa forma e leva-se ao forno imediatamente durante mais ou menos 35 minutos. Por fim retira-se e deixa-se arrefecer na forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário