“ Lá para as bandas do Oriente, terras de ninguém … prisioneira dos séculos, vive a moira, encantada por um fado sem tempo, guardando um misterioso … Ela passa pelos tempos, mas os tempos não passam por ela... Sua juventude é eterna, suas lágrimas não têm fim...”
“In Lendas de Gondomar”
Um Risotto de abóbora e moira que fez as delicias de quem a provou. E como deixou a todos encantados e prisioneiros será para repetir mais vezes.
Como fazer:
Primeiro leva-se o azeite ao lume de seguida acrescenta-se a cebola e os alhos e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se a abóbora cortada em cubos pequeninos e deixa-se estar um pouco. Acrescenta-se a moira e deixa-se estufar durante 10 minutos (sem deixar que a abóbora se desfaça).
Retira-se a abóbora e a moira e acrescenta-se o arroz. Tempera-se com o sal e pimenta. Deixar o arroz fritar um pouco, acrescentar o vinho e deixar evaporar, adicionar aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Quando estiver quase pronto (mais ou menos 15 minutos) acrescentar a abóbora e a moira cortada em pedacinhos pequeninos.
Depois é só servir sem demora e deixar que a moira nos encante e nos prenda.