terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mesa de Domingo.





Quis muito que a minha mesa de Domingo tivesse cor, uma cor viva e exuberante, a das flores, oferecidas por mãos carinhosas. Quis que fosse assim a minha mesa. Com flores. Com cor. Com alegria. A tentar esquecer um pouco os dias tristonhos que temos vivido.
Para oferecer a quem mais amo, uma mesa posta sem pressas, sem gestos mecânicos E então houve um almoço prolongado e calmo. Um almoço de Domingo com comida de Outono. Um assado. Lombo com castanhas e marmelos.

Como fazer:

1 Lombo de porco + sal + pimenta rosa + 2 laranjas + 1 copo vinho do Porto + 2 cebolas + azeite + 1 folha de louro + castanhas + marmelos

Primeiro tempera-se o lombo de porco com alguma antecedência com o sal, a pimenta, o sumo das laranjas, o vinho do Porto e um fio de azeite. Deixa-se estar durante umas horas.
Depois coloca-se numa assadeira as cebolas cortadas em meias luas, o lombo e a marinada. Acrescenta-se mais um fio de azeite. Tapa-se com papel de alumínio e leva-se ao forno durante 1 hora e 30 minutos a uma temperatura média/baixa. A espaços regulares voltar a carne na assadeira e voltar a tapar com a folha de alumínio.
Depois deste tempo adicionar as castanhas e os marmelos cortados em gomos. Rectificar o sal e deixar assar destapado até as castanhas e os marmelos estarem cozinhados.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pudim de laranja e menta.



Um pudim com um sabor mais leve e menos doce. Desta vez uma mistura de sabores que agradou a todos. Laranja e menta. Muito fácil de fazer e muito bom. 

Como fazer:

6 Ovos + 200 g de açúcar + ½ l de leite + raspa de 1 laranja e sumo da mesma + sal + açúcar (para fazer o caramelo) + 2 colheres de sopa de Maizena + folhas de menta

Numa panela pôr o açúcar para fazer ponto caramelo. Colocar depois o caramelo numa forma de pudim e reservar.
Ferver o leite e adicionar a raspa da laranja e a menta. Deixar arrefecer um pouco e triturar.
Deitar os ovos numa tigela, juntar o açúcar, a Maizena e o sumo da laranja e misturar bem, sem bater. Adicionar o leite já morno.
Levar a cozer, em banho-maria.
Desenformar só depois de frio.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Omeletes de claras com bacon.


Para aproveitar umas claras perdidas no meu frigorifico, uma receita fácil e rápida de se fazer. Uma omeletes só de claras. Para um jantar que se queria mais leve. E cumpriram na perfeição a função que se pretendia. Um jantar leve e diferente.

Como fazer:

2 Claras + sal + pimenta rosa + 2 colheres de água fria + bacon + cebolinho

Primeiro adiciona-se as colheres de água com as claras. De seguida bate-se ligeiramente as claras com um garfo. Tempera-se com o sal e pimenta e adiciona-se o bacon cortado em cubos muito pequenos e o cebolinho.

Coloca-se um tacho ao lume com um pouco de óleo e coloca-se colheradas da mistura de claras. Deixa-se fritar de um lado e depois vira-se com cuidado.
Não precisa de muito tempo, o suficiente para cozer as claras.

Acompanha com umas batatas douradas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tortellini com Trompeta Negra


Em cima da hora do jantar e um frigorifico quase vazio, resultou num jantar de improviso. Uns tortellini de ricotta e uma embalagem de Trompeta Negra. E então o improviso.

Como fazer:

1 Embalagem de tortellini de ricotta + 1 embalagem de Trompeta Negra + 2 pacotes de natas + 1 fio de azeite + sal + pimenta rosa

Primeiro hidrata-se os cogumelos em água tépida durante 20 minutos. Entretanto colocar os tortellini a cozer em bastante água e sal e um fio de azeite. Levar ao lume um tacho com um fio de azeite e deixar saltear os cogumelos e temperá-los com sal e pimenta. Quando estiverem cozinhados acrescentar as natas e rectificar os temperos. Colocar os tortellini no molho e acrescentar um pouco da água onde cozeram. Servir de imediato polvilhado com queijo parmesão.

E aqui está uma receita feita num ápice e que fez as delicias de quem a provou.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Porco com maçãs



Um assado de Domingo. Por estar a apetecer mesmo muito. Como já referi não sou fã de assados, mas ultimamente tem apetecido com mais frequência do que o habitual. Desta vez um lombo de porco recheado com maçãs.

Como fazer:

1 Lombo de porco + 4 maçãs + 2 cebola + sal + 1 folha de louro + azeite + sumo de 1 laranja + sal + pimenta rosa

Primeiro faz-se uns golpes no porco para se introduzir as maçãs cortadas em gomos. Depois faz-se uma marinada com o sal, a pimenta, o azeite, o sumo da laranja e o louro e deixa-se estar a carne durante algum tempo.
Depois coloca-se numa assadeira as cebolas cortadas em meias luas e a carne com a marinada. Coloca-se à volta da carne as restantes maçãs e as batatas inteiras. Leva-se ao forno durante 1 hora.
Aqui acompanhou com compota de tomate verde.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Abobora com Queijo e oregãos


Ora pois. Na banca do Sr. Alfredo umas abóboras butternut. E como fiquei a olhar para elas mais do que 2 segundos, imediatamente o Sr. Alfredo já estava a sugerir uma receita para preparar as abóboras. Daí até elas estarem no meu cesto foi um instante. Do cesto até à minha mesa, outro instante. E gostamos muito. Da sugestão do Sr. Alfredo.

Como fazer:

2 Abóboras butternut + sal + pimenta + fatias de queijo + azeite

Primeiro corta-se as abóboras em gomos, retirando as sementes e mantendo a casca, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar algum tempo. Depois colocam-se num tabuleiro de forno e rega-se com um fio de azeite e cobre-se com as fatias de queijo. Deixa-se estar em forno médio durante 20 minutos. Serir quentes.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Peru recheado com alheira.



Depois de ter visto esta receita numa revista, resolvi experimentar. E correu bem. O sabor do Peru e da alheira conjugam-se muito bem. E é relativamente fácil de se fazer, apesar de não ter conseguido fazer um rolo perfeito.Mas o que importa é o sabor. Que estava muito bom.


Como fazer:

1 Peito de peru + 1 alheira de caça + sal + pimenta rosa + 3 cenouras + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 tomate + louro + 3 cravinhos + 1 copo de vinho branco + azeite

Primeiro abre-se o peito de Peru e tempera-se com sal e pimenta e reserva-se durante algum tempo. Depois grelha-se a alheira, depois de fria desfaz-se e coloca-se na carne. Enrola-se a carne e ata-se como se fosse um paio.

Leva-se ao lume um tacho com azeite e deixa-se corar bem a carne (sem deixar queimar), virando a carne a espaços regulares. Depois acrescenta-se a cebola e o dente de alho bem picados e o tomate partido em cubos. Tempera-se com o louro e os cravinhos e acrescenta-se o vinho. Deixa-se estar durante 40 minutos (depende da espessura da carne), acrescenta-se as cenouras cortadas em palitos e deixa-se acabar de cozinhar.
Serve-se com arroz seco de cravinhos, a receita já foi deixada aqui.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pudim de Ovos e Laranja



E de repente uma vontade enorme de um pudim. Uma sobremesa que já não era feita há muito tempo. E então um pudim de ovos aromatizado com laranja. Depois foi só esperar impacientemente pela hora do jantar para saborear.

Como fazer:

6 Ovos + 300 g de açúcar + ½ l de leite + 1 casca de laranja e sumo da mesma + sal + açúcar (para fazer o caramelo)

Numa panela por o açúcar para fazer ponto caramelo. E depois colocar o caramelo numa forma de pudim e reservar.
Ferver o leite com a casca de laranja.
Deitar os ovos numa tigela, juntar o açúcar e o sumo da laranja e misturar bem, sem bater. Adicionar o leite já morno.
Levar a cozer, em banho-maria. Desenformar só depois de frio.
 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Creme de abóbora com alecrim.


Um pedaço enorme de abóbora a gritar por salvação. Uma gaveta de frigorifico vazia de legumes. A necessidade de uma sopa quentinha num dia frio de Outono. E então, como a necessidade aguça o engenho, uma sopa feita rapidamente com o que havia. Sem grandes segredos. Sem grandes derivações.

Como fazer:

1 Talhada grande de abóbora + 1 batata + 1 cebola + 6 dentes de alho + azeite + alecrim + sal + pimenta rosa

Primeiro coloca-se um tacho ao lume com água a ferver, depois adiciona-se a cebola muito picada e o azeite e deixa-se estar durante 5 minutos. Por fim acrescenta-se a abóbora, a batata e os alhos. Deixa-se cozer durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Acrescenta-se mais um fio de azeite e o alecrim. Deixa-se ferver em lume brando mais 10 minutos. E rectifica-se os temperos de sal e pimenta.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Risotto com Frango grelhado






Uns peitos de frango a pedirem uma refeição com urgência. Uma vontade enorme de Risotto. E a resolução de conjugar as duas coisas. Um risotto aromatizado com parmesão, e uns peitos de frango grelhados com laranja. Comida que conforta num dia frio de Outono. E uma evocação. Da minha Avó que só servia arroz numa travessa. Coisas que sabem bem. 

Como fazer:

Para o frango:

4 Peitos de frango + sal + pimenta + azeite + sumo de 2 laranjas + 1 folha de louro.

Tempera-se o frango e deixa-se estar durante 6 horas, para a carne absorver bem o sabor da laranja. Depois coloca-se um tacho ao lume e deixa-se grelhar bem os peitos de frango. Depois de prontos cortar em fatias grossas.

Para o Risotto:

1 Chávena grande de arroz carnaroli  + 1 copo de vinho branco seco + 1 litro de água + 1 cebola + pimenta rosa + azeite + queijo parmesão + sal

Primeiro leva-se o azeite ao lume de seguida acrescenta-se a cebola e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se de seguida o arroz. Tempera-se com o sal. Deixar o arroz fritar um pouco, acrescentar o vinho e deixar evaporar, adicionar aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Quando estiver pronto (mais ou menos 20 minutos) acrescentar a pimenta e o queijo parmesão. Servir sem demora.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Natas do céu


Quis oferecer aos meus amigos uma sobremesa que nunca tinham comido. E porque me apetecia mesmo muito. Natas do céu. Um sobremesa feita rapidamente  Apesar de se pensar que o doce de ovos é muito difícil de se fazer e muito demorado, não é. Basta para isso seguir alguns passos. Começa-se então por fazer o doce de ovos. O restante faz-se num ápice.

Como fazer:

200 g. de açúcar + água + sal + 6 gemas de ovos

Primeiro coloca-se o açúcar num tacho e acrescenta-se a água, o suficiente para cobrir o açúcar. Tempera-se com um pouco de sal e leva-se ao lume até atingir ponto de pérola fraco.
Entretanto coloca-se as gemas num passador de rede e deixa-se correr.
Quando pronto retira-se o açúcar do lume e acrescenta-se as gemas em fio com cuidado e mexendo sempre.
Leva-se novamente ao lume até engrossar. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Depois faz-se a restante sobremesa.

Como fazer:

Bolacha Maria picada finamente + 2 pacotes de natas + 2 folhas de gelatina + 4 colheres de sopa de açúcar.

Primeiro pica-se a bolacha Maria e reserva-se. Depois batem-se as natas e acrescenta-se o açúcar e por fim as folhas de gelatina previamente demolhadas e derretidas.
Coloca-se em copos individuais a bolacha Maria e as natas batidas. Coloca-se por cima o doce de ovos. Leva-se ao frio até á hora de servir.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cheese cake de lima



Gosto muito de cheese cake por achar que é um doce muito versátil. É uma sobremesa muito fresca e ligeira e que agrada a todos. Este foi feito com lima. Por ter um sabor mais intenso resulta melhor neste tipo de doces.

Como fazer:

1 Pacote de bolacha Maria + 50 g de manteiga + 2 pacotes de natas + 6 folhas de gelatina + 1 lata de leite condensado + 1 embalagem de queijo mascarpone + raspa de 2 limas.

Para fazer a base de bolacha, basta triturar as bolachas, juntar a manteiga derretida e misturar. Depois, forra-se o fundo de uma forma com fundo amovível e leva-se ao frio para solidificar.
Depois bate-se as natas e acrescenta-se o leite condensado e a gelatina previamente derretida. Acrescenta-se com cuidado o queijo mascarpone e a raspa das limas.
Coloca-se por cima da base da bolacha e leva-se de novo ao frio até solidificar.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Iogurte grego e uma compota



Porque se queria muito um doce e porque não havia tempo, uma sobremesa feita num instante. Para isto basta que se tenha á mão iogurtes e compotas.

Esta foi feita assim:

2 Iogurtes gregos + compota de figo + bolacha

Primeiro bate-se ligeiramente os iogurtes e coloca-se por cima a compota de figo. Depois é só levar ao frio até á hora de servir.

Fácil, rápida e deliciosa.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Chutney de ameixa




Para aproveitar a grande quantidade de ameixas vermelhas que chegou até á minha cozinha, uma receita que já andava a pensar em preparar. Faltava-me apenas o ingrediente e o momento certo. Com a junção destas duas situações surgiu um chutney muito bom. Ideal para acompanhar pratos de carne.

Como fazer:

500 g de ameixas vermelhas + 6 dentes de alho + 1 malagueta vermelha + 7 dl de água + 5 dl de vinagre de sidra + 400 g de açúcar amarelo + 2 colheres de sopa de sal + 1 colher de sopa de cravinho + 1 pau de canela + pimenta preta e pimenta rosa + 1 colher de chá de cominhos

Lavar e cortar as ameixas e colocar num tacho juntamente com os dentes de alho descascados e a malagueta cortada em rodelas. Cobrir com a água e levar a ferver em lume brando durante 20 minutos.
Adicionar o vinagre, o açúcar amarelo, o sal, os cravinhos e o pau de canela e deixar ferver mais 30 minutos até ficar bem espesso, mexendo de vez em quando.
Temperar com a pimenta e o cravinho.
Distribuir por francos previamente escaldados e enxutos. Fechar imediatamente e reservar pelo menos 1 mês ao abrigo da luz. Depois de aberto conservar no frigorífico.