sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Safio com molho branco


Como no mercado não havia congro, veio parar ao meu cesto um safio. Apesar de este peixe ter muitas espinhas e muito finas, compensa em sabor.
E então mais uma receita provada e aprovada.

Como fazer:

Safio + 1 cebola + 2 dente de alho + 1 cerveja + 1,5 dl de leite + 1 folha de louro + 1 ramo de coentros picados + sal + pimenta rosa + azeite + sumo de um limão

Temperar o peixe com sal, um dente de alho, o louro, pimenta e sumo de limão.
Num tacho levar ao lume a cebola, o restante alho e um pouco de azeite, deixe alourar.
Juntar a cerveja e o leite, deixar ferver 2 minutos e juntar o peixe e deixar cozer.
Depois de cozido polvilhar com os coentros.


Caso o molho fique coalhado pode ser passado com a varinha mágica.





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mousse de mel, laranja e nozes


Um dia que ficou marcado pela pressa e pela rapidez com que tudo foi tratado e decidido. Uma mousse que foi feita também rapidamente. Porque se queria um doce para compensar o dia, surgiu esta mousse deliciosa. Apesar de extremamente doce soube bem. Por isso. Pela doçura. E por ter ajudado a esquecer um bocadinho o dia que de doce não teve nada.

Como fazer:

2 Pacotes de natas + raspa de uma laranja + 4 colheres de sopa de mel + ½ lata de leite condensado + nozes partidas + 2 folhas de gelatina

Primeiro bate-se as natas até ficarem bem firmes, junta-se depois o leite condensado e o mel e a gelatina derretida. Por fim acrescentar as nozes trituradas. Envolver bem.
Levar ao frio para refrescar.



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entrecosto à Inglesa


Para os dias em que temos tempo para estar á mesa. Com tempo para saborear e conversar. Apetece comida que rime com conforto e com fim-de-semana. Entrecosto. À Inglesa. Uma forma rápida e fácil de preparar este entrecosto. E como está muito calor para ligar o forno optei por fazer esta receita de uma forma diferente.

Como fazer:

Entrecosto + sal + pimenta preta e rosa + 1 copo de vinho branco + 1 fio de azeite + 1 haste de tomilho

Primeiro tempera-se a carne e deixa-se estar de preferência durante umas horas. Depois coloca-se um tacho ao lume e deixa-se aquecer muito bem, coloca-se a carne e deixa-se selar de ambos os lados. Depois da carne selada, baixa-se o lume e tapa-se o tacho com uma folha de papel de alumínio. Vira-se a carne para que coza uniformemente. Quando estiver cozinhada, retira-se o papel de alumínio, aumenta-se o lume e deixa-se corar mais um pouco.

Serve-se imediatamente para que não fique seca. Acompanha com o que se quiser. Aqui acompanhou umas batatas douradas e compota de tomate verde.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Creme de courgette



Uma sopa rica e deliciosa. Feita num dia de chuva em que apetecia muito. O conforto de uma sopa. E então surgiu esta sopa que mereceu muitos elogios. E para agradar a todos os gostos amêndoa torrada, queijo parmesão e croutons para acompanhar.

Como fazer:

2 Courgettes + 1 cebola + 3 cenouras + 1 alho francês + 1 beringela + sal + pimenta rosa + azeite

Primeiro coloca-se a cebola com o azeite a estalar. Acrescenta-se os restantes legumes partidos em cubos e deixa-se estar um pouco. Tempera-se com sal e pimenta e acrescenta-se agua aos poucos. Depois dos legumes cozidos passa-se com a varinha e rectifica-se os temperos.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lulas em camadinhas


Umas lulas que não tem nada que saber. Uma receita feita e repetida vezes sem conta em todas as casas. Com os mesmos ingredientes ou com outros. Presente em muitas mesas. Uma receita que não tem nada de novidade. E então num dia de nostalgia lembrei-me de alguém que gostava muito deste prato. E então uma vontade enorme de fazer estas lulas, em camadinhas, como costumava chamar. A vontade de o ter mais próximo de mim. Na evocação de uma refeição. Para não esquecer quem já não está.

Como fazer:

Lulas + azeite + batatas + cebola roxa e branca + alhos + 1 copo de vinho branco + pimenta + 1 tira de pimento vermelho + 1 tira de pimento verde + 1 tomate coração de boi.

Parte-se as batatas em fatias grossas, os pimentos em tiras fininhas e o tomate em cubos. Colocar alternadamente os ingredientes num tacho e levar a lume brando durante 20 minutos. Depois de pronto polvilha-se com salsa picada.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sopa de beldroegas e alho francês


Nos dias em que apesar de tudo apetece muito uma sopa, saiu da minha cozinha uma sopa deliciosa. Depois de ter acrescentado uns legumes a umas beldroegas muito tenras nasceu uma sopa que fez as delícias de todos aqueles que a provaram.

Como fazer:

2 Courgettes + 2 cenouras + 1 cebola + 1 dente de alho + sal + azeite + pimenta rosa + alho francês + beldroegas

Primeiro pica-se a cebola e o dente de alho e leva-se ao lume num tacho com azeite. Deixa-se estalar e acrescenta-se os restantes legumes excepto o alho francês e as beldroegas.
Deixa-se refogar um pouco e tempera-se com sal e pimenta. Acrescenta-se água a ferver aos poucos. Entretanto escalda-se as folhas de beldroegas num pouco de água a ferver. Depois de os legumes estarem cozidos passa-se com a varinha mágica. Acrescenta-se depois o alho francês cortado muito fino e as folhas de beldroegas.
Na hora de servir rega-se com um fio de azeite.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caril de frango.




Desta vez quem ditou o mote foi uma especiaria. Caril. Vinda de Moçambique. E durante muito tempo não utilizada por lembrar dias muito difíceis. Então num dia em que apetecia resgatar memórias, saiu das minhas mãos um caril de frango. E consegui, então, associar ao caril memórias felizes. Memórias que vou tentar preservar, por significarem coisas boas. Por significarem felicidade em vez de infelicidade. Alegria em vez de tristeza. Presença em vez de ausência.
Este caril foi feito assim.

Como fazer:

Frango cortado em cubos + sal + pimenta rosa + 1 cebola branca + 1 dente de alho + azeite + 1 lata de leite de coco + 2 maçãs cortadas em cubos + 2 colheres de sopa de caril + coentros

Primeiro tempera-se o frango com sal e com o caril. Deixa-se estar durante algum tempo.
Depois faz-se um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Deixa-se estalar um pouco e acrescenta-se o frango. Tempera-se com a pimenta e deixa-se estar até estar cozinhado.
Depois de estar cozinhado acrescenta-se as maçãs cortadas em cubos e o leite de coco. Polvilha-se com os coentros picados.
Serve-se sem demora. Acompanhado com um arroz Basmati.

Para o arroz Basmati:

Colocar o arroz num tacho bem quente e deixar estalar. Depois acrescentar o dobro da água, temperar com sal e um fio de azeite. Deixar cozer em lume brando durante 15 minutos.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fim de tarde


Num fim de tarde a vontade de uma bebida diferente. E enquanto preparava o jantar lancei mão dos ingredientes de sempre e o resultado foi uma bebida bastante agradável. Como foi feito com vinho do Porto Ruby ficou com um sabor muito frutado. Uma mistura de frutos vermelhos e laranja. E a cor a lembrar dias com pôr-do-sol mágicos.

Como fazer:

Vinho do Porto Ruby + gelo + sumo de meia laranja + 1 rodela de laranja

Colocar num copo o vinho do Porto e adicionar o sumo de laranja, o gelo e a rodela de laranja.

Depois é só ir degustando.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bolo de chocolate e beterraba


Apesar de não gostar de beterraba, quando vi esta receita resolvi experimentar. Afinal são dois ingredientes que o P. gosta muito. Beterraba e chocolate. Estava decidido então. Este bolo iria fazer parte da ementa do fim-de-semana. O aroma do chocolate a invadir a casa prometia um bolo delicioso. Apesar disso não gostei. Fui a única. A não gostar. Continuava a saber a beterraba. Apenas para mim. Um sabor extremamente terroso para o meu gosto. Contudo ficou a promessa de voltar a fazer. Para eles que gostaram.

Como fazer:

200 g de chocolate de culinária + 3 ovos + 200 g de açúcar amarelo + 100 ml de óleo + 100 g de farinha + 50 g de amêndoa raladas + 250 g de beterraba já cozida + 1 colher de chá de fermento.


Primeiro derrete-se o chocolate em banho-maria. Bate-se os ovos com o açúcar e o óleo durante 3 minutos com a batedeira. De seguida adiciona-se a farinha e as amêndoas raladas. 
Adiciona-se de seguida a beterraba reduzida a puré juntamente com o chocolate derretido e envolve-se bem.
Vai ao forno a 180 º C durante 50 minutos em forma untada e forrada com papel vegetal.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Risotto com lulas e manteiga de alho




Mais um risotto. Associado a umas lulas fresquíssimas. E muito tenras. Pescadas numa das minhas rondas pelo mercado. Um prato que todos gostaram. E como reuniu consensos, passou a fazer parte das receitas a serem feitas com mais frequencia.

 
Como fazer:

Lulas pequeninas (a quantidade que se desejar) + azeite + 1 chávena grande de arroz carnaroli  + 1 copo de vinho branco seco + 1 litro de água + 1 cebola roxa + pimenta rosa + sal + alhos + 250 g de manteiga + 1 limão + salsa picada

Primeiro tempera-se as lulas com sal e um pouco de limão e reserva-se. Depois leva-se o azeite e um pouco de manteiga ao lume e de seguida acrescenta-se a cebola e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se de seguida o arroz. Deixar o arroz fritar um pouco. Acrescentar o vinho e deixar evaporar, adicionar aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Á parte derreter a restante manteiga juntamente com os alhos esmagados e saltear as lulas até estarem cozinhadas. Quando o arroz estiver pronto (mais ou menos 20 minutos) acrescentar a pimenta e as lulas e a manteiga de alho. Polvilhar com a salsa picada.

Servir sem demora.
Em pratos da sopa para manter o ponto.

domingo, 11 de setembro de 2011

Bifes de atum com cebola vermelha



Sábado é sinónimo de peixe. Pelo menos nesta altura do ano em tenho as manhãs livres, e posso calmamente percorrer o mercado e escolher o peixe e os legumes que durante a semana vão estar á minha mesa. Esta semana o escolhido para o almoço de sábado foram umas postas de atum fresquíssimo. E como já algum tempo que este peixe não era cozinhado cá em casa, soube bem.

Como fazer:

Bifes de atum + cebola vermelha cortada às rodelas + sal + limão + azeite + 1 copo de vinho branco + tomate cortado em pedaços + pimenta rosa.

Compra-se os bifes com alguma espessura e depois tempera-se com sal e limão e deixa-se estar o máximo de tempo possível.
Entretanto, parte-se a cebola às rodelas e coloca-se numa frigideira com azeite e deixa-se estalar. Acrescenta-se o tomate picado e tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Entretanto adiciona-se os bifes e deixa-se fazer durante cerca de quinze minutos, vira-se a meio do tempo e acrescenta-se o vinho branco. Serve-se de imediato pois este peixe não gosta de esperar.

E para acompanhar uma salada de rúcula e macadâmia. Basta temperar as folhas de rúcula com flor de sal e adicionar a macadâmia laminada.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Compota de tomate verde



Nas minhas deambulações pelo Corte Inglês, descobri um doce de tomate verde. Que não comprei por receio de não gostar. Entretanto, nas minhas compras semanais vi uns tomates verdes e lembrei-me do doce que tinha visto. Depois de os analisar minuciosamente trouxe uns quantos para casa e dispus-me a fazer a compota. Mesmo correndo o risco de não gostar. Depois de muito procurar encontrei uma receita num livro de compotas e então segui á risca as instruções.
O resultado foi uma compota bastante agradável e que acompanha muito bem carnes. Principalmente carnes grelhadas e assadas.

Como fazer:

1 Kg de tomates verdes + 1 kg de açúcar amarelo + 1 pitada de sal + 1 pau de canela + raspa de 1 limão + sumo de 1 limão.

Corta-se os tomates em tiras fininhas, excluindo as sementes, e coloca-se num tacho juntamente com os restantes ingredientes. Deixa-se estar até fazer ponto de estrada.
Coloca-se depois em frascos esterilizados. Depois de aberto conservar no frigorífico.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Risotto de filé mingon com vinho tinto


Mais uma vez a vontade de um risotto. Desta vez filé mingon e vinho tinto. E o resultado, um risotto muito bom e também diferente dos que habitualmente costumam estar á minha mesa. Apesar de ter tido honras de novidade certamente haverá repetição.
 
Como fazer:

File mingon (a quantidade que se desejar) + azeite + 1 chávena grande de arroz carnaroli  + 2 copos de vinho tinto +  caldo de carne + 1 cebola roxa + pimenta rosa.

Primeiro leva-se o azeite ao lume de seguida acrescenta-se a cebola e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se de seguida o arroz. Deixar o arroz fritar um pouco, Acrescentar 1 copo de vinho e deixar evaporar, adicionar ao poucos mais um copo de vinho tinto e o caldo de carne e mexer sempre com cuidado. Quando estiver pronto (mais ou menos 20 minutos) acrescentar a pimenta.

Servir sem demora.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Salada de rucula e macadâmia



Para acompanhar uma tarte de frango, uma salada leve. A valer por si de tão simples.

Como fazer:

Rucula + macadâmia + flor de sal

Colocar a rucula e adicionar a flor de sal (apenas um pouco) e por cima colocar a macadâmia laminada.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um sumo da cor do verão



Lembro-me de quando me ofereceram estes dois vasos pequeninos. Uma querida amiga que os trouxe de longe. Uma amiga que já partiu. E então durante muitos anos estes dois cactos mantiveram-se inalteráveis. E de repente no início deste verão, começou a surgir uma flor. Primeiro um botão tímido, depois desabrochou numa explosão de cor. E então quis registar a flor do meu cacto. Aquele que eu pensava que nunca daria flor. E consegui. Associar a mesma cor. Da flor e de um sumo. E de uns guardanapos. A mesma cor. Uma cor intensa, viva, de verão. A lembrar uma amizade. E a saudade que está. Para não mais esquecer, ficou registada. A flor. A cor.

Para o sumo aqui fica a receita.

Como fazer:

2 Cenouras + 1 laranja + 1 fatia de melancia

Colocar os frutos num liquidificador e triturar.

Depois é só servir bem fresco.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lombinhos de porco com vinho tinto




Uns lombinhos de porco no verão a lembrarem o inverno. Pela cor e intensidade, este prato foi remetido para as receitas a serem feitas apenas no tempo frio. Esta carne fica com um sabor bastante intenso a fumado dado pelo pimentão-doce.

2 Lombinhos de porco + sumo de uma laranja + sal +2 colheres de sopa de pimentão-doce + azeite + vinho tinto + pimenta rosa moída + 1 cebola roxa + 1 hastes de tomilho

Como fazer:

Primeiro deixa-se a carne a marinar durante pelo menos 1 hora nos temperos. Leva-se ao lume um tacho com um fio de azeite e adiciona-se a carne e deixa-se selar a carne virando-a com alguma frequência. Acrescenta-se a cebola roxa e a marinada e deixa-se cozinhar durante 30 minutos. Decorrido este tempo, fatia-se os lombinhos e adiciona-se ao molho que ficou no tacho onde foram cozinhados e deixa-se ferver mais dois minutos.

Para contrastar com a intensidade da carne uma salada de pepino muito leve e muito fresca.

Corta-se o pepino com o descascador de batata para que fiquem umas tiras finas, tempera-se apenas com flor de sal e um fio de azeite.

sábado, 3 de setembro de 2011

Cantarilho na sertã


Sábado para mim significa peixe. Depois de percorrer o mercado e voltar a casa com o cesto das compras repleto de matéria prima, tem que haver peixe ao almoço. Para não se perder nada do sabor e do odor a mar.
E então sábado á minha mesa este Cantarilho na sertã.

Como fazer:

Cantarilho + cebola branca + 1 alho francês + 1 tomate coração de boi + sal + pimenta + azeite + 1 copo de vinho branco seco + ½ malagueta vermelha

Primeiro tempera-se o peixe só com sal e deixa-se estar o máximo de tempo possível. Depois coloca-se na sertã e acrescenta-se a cebola cortada em meias luas muito finas, o alho francês, o tomate cortado em pedaços pequenos, a malagueta cortada em rodelas e sem sementes, a pimenta, mais um pouco de sal, o azeite e o vinho. Tapa-se e deixa-se estar ao lume durante 20 minutos. No final do tempo serve-se com umas batatas cozidas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tarte de frango e cogumelos



Num daqueles fins de tarde em que já não há energia para mais, mas que é necessário colocar comida na mesa, surgiu a ideia de reutilizar uns pedaços de frango que estavam a pedir uma transformação. A isso foi só acrescentar aquilo que estava mais á mão.

Como fazer:

2 Pedaços de frango (sem peles e sem ossos) partidos em pedaços pequeninos + cogumelos Paris + 1 tomate coração de boi + 1 cebola vermelha + 1 cebola branca + 1 alho francês + sal + pimenta + 2 placas de massa de pizza + azeite + 1 colher sopa de manteiga

Primeiro retira-se a massa do frio para ir respirando. Depois faz-se um refogado com as cebolas, o azeite e a manteiga. Deixa-se estalar a cebola e acrescenta-se o alho francês e o tomate partido em pedaços pequeninos tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar durante alguns minutos. Acrescenta-se o frango e deixa-se refogar mais algum tempo. Acrescenta-se depois os cogumelos partidos em pedaços pequenos.
Entretanto forra-se uma forma com uma das placas de massa, coloca-se o recheio e cobre-se com a outra placa. Faz-se um golpe em forma de cruz e vai ao forno apenas o tempo necessário para cozer a massa.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bolo de chocolate e amêndoas



Mais um bolo de chocolate. Para um chá que pedia um bolo fofo e não muito doce. E sem cobertura, para não acrescentar ainda mais calorias. Mas ficou muito bem na sua simplicidade de bolo sem companhia. A valer por si só.

Como fazer:

1 Chávenas de chá de farinha + 1 chávena de chá de amêndoas em pó + 1,5 de chá de açúcar + 1 de cacau + 1 de manteiga derretida e arrefecida + 1 de leite quente + 6 ovos inteiros + 2 colheres de chá de fermento + 1 pitada de sal.

Numa taça misturar os ingredientes secos e mexer. Juntar aos poucos a manteiga, depois o leite aquecido e os ovos inteiros um a um. Levar a cozer em forma untada e polvilhada, durante 45 minutos a 180ºC.