Confesso que nunca fui muito fã No universo dos legumes a couve-flor fica(va) sempre nos últimos lugares. Apesar de gostar muito desta sopa. Fica sempre bem, sabe-me sempre bem. Depois todas as outras possibilidades não eram possibilidade. Até ao dia em que achei que deveria dar mais oportunidade a este legume tão bonito, devemos sempre dar mais uma oportunidade, seja ao que for. E, então, lembrei-me, que seria uma combinação feliz, conjugar este legume com queijo parmesão, num gratinado. E estava tão certa na minha intuição. Fica delicioso. Vai bem como acompanhamento de carne ou de peixe. Ou então assim, a valer por si só.
"Era assim que devíamos amar - sem medo, sem barreiras, sem pensar no amanhã. E, depois, mais tarde, sem arrependimento"
Como fazer:
1 couve-flor + 1 chávena de leite + 1 cebola + 1 folha de louro + 3 colheres de sopa de farinha + 25 g de manteiga + pimenta preta + sal + 1 chávena de queijo Parmesão ralado (de preferência na hora)
Lava-se muito bem a couve-flor depois de separar os raminhos e reserva-se.
Leva-se a ferver o leite com a cebola cortada em quartos, a folha de louro e o sal. Deixa-se ferver 3 minutos e depois acrescenta-se a couve-flor e deixa-se cozer durante mais ou menos 15 minutos. Deverá ficar tenra mas não desfeita por isso convém ir vigiando. Retira-se e reserva-se.
Entretanto mistura-se a farinha, a manteiga e um pouco de leite morno. Ferve-se o restante leite sem a cebola e a folha de louro. Adiciona-se a mistura de farinha e deixa-se ferver até o molho engrossar. Tempera-se com sal e pimenta acabada de moer e deita-se sobre a couve-flor. Polvilha-se com o queijo Parmesão e leva-se a gratinar até dourar.
Parece me que esta possibilidade ira agradar aos meus meninos. Gosto deste legume cozido. Tambem nunca me aventurei muito mais. Vou experimentar.
ResponderEliminarE fazes bem em dar mais uma oportunidade. Seja ao que for, seja a quem for.
Bjs
Maria Joao
Olá Maria João,
EliminarExperimenta, vais ver que os teus meninos vão aprovar.
E as oportunidades devem ser dadas sempre mais uma vez, pouca foram as vezes em que não dei outra oportunidade, e agora olhando para trás não me arrependo, estava certa na minha intuição que me dizia para deixar cair. E a vida avança, às vezes, melhor e mais leve assim.
Bjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO vinho conheço, o livro tambem, ja so falta conhecer este gratinado. Acho que nos vamos conhecer ainda esta semana!!
ResponderEliminarParece ser delicioso.
Beijos
LPM
Olá LPM,
EliminarA ver se se apresentam então e que seja um encontro bom. Fica bem.
Bjs