domingo, 29 de junho de 2014

A dupla.



A dupla infalível. Citrinos e chocolate. Absolutamente delicioso. Absolutamente viciante. 

Como fazer:

2 chávena de farinha + 2 chávena de açúcar + 250 g de manteiga à temperatura ambiente + 200 g de chocolate para culinária + 3 tangerinas inteiras com a casca + sumo de 2 tangerinas + 6 ovos inteiros + sal + 2 colheres de sopa de manteiga + açúcar em pó

Primeiro trituram-se as tangerinas inteiras com a casca e o sumo de mais 2 tangerinas e reserva-se. Junta-se a farinha, o açúcar, a manteiga derretida e os ovos inteiros e bate-se muito bem. Depois, acrescenta-se o chocolate derretido com as 2 colheres de sopa de manteiga, bate-se mais um pouco e acrescenta-se as tangerinas trituradas. 

Vai ao forno durante 40 minutos a 160 º. Quando estiver cozido retira-se e deixa-se arrefecer na forma.
Quando estiver frio desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pasta.



Os pratos de massa tem aquele quê de consolação. Sabem sempre bem. Ficam sempre bem. E por estes dias, em que o Verão anda muito tímido, uma massa com sabor a maresia soube infinitamente melhor. Ingredientes simples, boa massa, frutos do mar e tomate natural é quanto basta para fazer deste prato uma verdadeira delicia. 

Como fazer:

1 embalagem de spaghetti + sal + 1 fio de azeite + água + mexilhões + 2 tomates coração de boi + pimenta preta + coentros + 1 dente de alho + 1 copo de vinho branco

Cozer a massa em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Escorrer e reservar, guardando um pouco da água da cozedura.
À parte cozer o mexilhão em água e sal.  Leva-se o azeite ao lume juntamente com o alho e deixa-se estalar mas sem queimar. Acrescenta-se o tomate partido em cubos pequenos e tempera-se com sal e pimenta preta moída na altura. Junta-se o vinho branco e deixa-se estar durante 5 minutos depois acrescenta-se o mexilhão e por fim a massa. 
Envolve-se e serve-se sem demora polvilhada com os coentros picados na hora.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Felicidade.





"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que a doença: é preciso entrar e sair dela..."
Mia Couto

E sou um bocadinho mais feliz com um chocolate, principalmente com este. Feito por mim. Uma delicia que desaparece um ápice e arranca muitos "hummnnss".

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Entrada.


Ao natural


Com paprika e orégãos


Com ervas frescas, salsa e cebolinho

Para assinalar o inicio do verão, apesar da chuva que cai lá fora, uma entrada leve e saborosa. Tal como o tempo dos dias longos pede, simples, rápida e saborosa. Para dar inicio às refeições e a momentos de partilha e verdadeira cumplicidade. 
Esta receita de queijo ricotta é adaptada de uma receita da Ina Garten .

Como fazer:

1 embalagem de natas + 2 vezes a medida da embalagem de leite + sal + 3 colheres de sopa de vinagre

Leva-se ao lume as natas e o leite e tempera-se com o sal. Deixa-se começar a ferver e acrescenta-se o vinagre. Retira-se do lume e deixa-se estar quieto durante 10 minutos. Depois desse tempo despeja-se a mistura numa peneira muito fina e deixa-se estar até que o soro de leite esteja todo escorrido. 

Pode transferir o queijo para aquelas embalagens do requeijão só para dar forma.

Entretanto tempera-se a ricotta como se quiser. Desta vez foi assim:
- Ao natural, 
- Com paprika e orégãos 
- Com ervas frescas, salsa e cebolinho

Conserva-se no frigorífico por 3 dias tapado com celofane.