domingo, 31 de julho de 2011

Pimientos de Padrón




Unos pican y otros no.

Estes pimentos procedentes da Galiza tem um inconfundível e intenso sabor e preparam-se de uma forma muito simples.

Como fazer:

Pimentos Padrón + azeite + sal

Leva-se um tacho ao lume com azeite e quando estiver bem quente adicionar os pimentos. Deixar que absorvam todo o azeite. Retirar do lume e temperar com sal grosso.

Servir ainda quentes e surpreender-se com aqueles que “pican” e com os que “no”.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Puré de abóbora



Apesar dos dias de calor que temos tido e refutando mais uma vez os argumentos de que sopa com este calor não. Mas mesmo assim, e apesar deste calor, sopa mais uma vez.

Como fazer:

1 Courgette + 1 cebola + 1 batata + abóbora + azeite + sal + queijo parmesão + croutons

Primeiro fazer um refogado com a cebola e o azeite, depois acrescentar os legumes partidos em cubos e deixar refogar um pouco. Acrescentar a água aos poucos e temperar com o sal e a pimenta. Depois de cozidos passar com a varinha.

Ao servir colocar o queijo parmesão e os croutons.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pataniscas de batata doce



Num dia em que o tempo para preparar o jantar era reduzido, uma receita que surpreendeu e que convenceu. Pataniscas de batata doce. Sem grandes segredos. Muito fácil e muito rápida de fazer. Ficam uns bolinhos fofos e com um sabor ligeiramente adocicado. Pode servir como uma entrada ou ter honras de prato principal. Aqui a acompanhar uma salada de couve roxa com pêra.

Como fazer:

2 batatas doces + 3 ovos + 3 colheres de sopa de farinha + 1 colher de chá de fermento + sal + pimenta + 1 cebola

Descascar as batatas e cortar em palitos muito finos. Cortar a cebola também em palitos muito finos. Bater os ovos, acrescentar a farinha, o fermento e temperar com sal e pimenta. Acrescentar as batatas.
Levar ao lume um tacho com um pouco de óleo e fritar as pataniscas em lume médio para dar tempo a que a batata coza. Deixar dourar dos dois lados.

Para a salada cortar a couve em juliana e a pêra em meias luas. Levar um tacho ao lume com um pouco de azeite e saltear a couve. Temperar com sal, pimenta e vinagre balsâmico. Deixar cozer a couve e ir acrescentando um pouco de água para hidratar. Quando estiver pronta acrescentar a pêra.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Spritzer de Pêssego





Estamos na época dos pêssegos, podemos vê-los em abundância nesta altura do ano. E isso faz-me querer experimentar novas receitas. Primeiro surgiu esta bebida refrescante. As restantes virão uma a uma.
Spritzer de pêssego, uma bebida refrescante e leve para estes dias de calor. Fiz a versão mais ligeira por me parecer que seria a que mais iria agradar. E sim. Agradou muito.

Pode ser feito com vinho tinto ou rose.

Como fazer:

7,5 dl de vinho branco fresco (seco) + 1 litro de agua com gás + pêssegos partidos em meias luas

Coloca-se o vinho fresco, a agua e a quantidade que se quiser de pêssegos partidos em meias luas num jarro.

Servir em copos largos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Frango dourado com alecrim




Frango dourado, uma das receitas de frango que mais aprecio. Deve ser uma das receitas mais fáceis de se fazer. E é consensual. Agrada a todos.

Como fazer:

Frango + sal + manteiga + pimenta + alecrim

Primeiro coze-se o frango em água e sal. Depois de cozido deixa-se arrefecer um pouco e barra-se o frango todo com uma pasta que se fez com manteiga a pimenta e o alecrim.

Leva-se ao forno até estar bem dourado.

Serve-se com batatinhas frias em cubos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Creme de cenoura com tomilho



O aconchego de uma sopa rica e cremosa. Conseguida neste creme de cenoura. Sabe sempre bem ter uma sopa à nossa espera. Apesar de ser verão e contrariando os pedidos de que com este calor sopa não. Apesar deste calor sopa sim.

Como fazer:

1 Cebola + 1 dente de alho + 2 batatas + 2 courgettes + 4 cenouras + azeite + sal + pimenta rosa + tomilho

Primeiro faz-se um refogado com a cebola muito picada e o dente de alho e o azeite, depois acrescenta-se as batatas, as cenouras e as courgettes partidas em cubos. Deixa-se refogar um pouco no azeite e acrescenta-se água aos poucos. Tempera-se com sal. Deixa-se cozer até os legumes estarem cozidos, depois passa-se com a varinha. Tempera-se com a pimenta rosa e o tomilho.

domingo, 24 de julho de 2011

A mesa de jantar de sábado




Para receber a minha amiga P. e o A. resolvi oferecer-lhes um jantar com notas mediterrânicas.
E as cores que me apeteciam. Os rosas, lilás e roxo. A conviverem com os azuis dos pratos.

Cores alegres para festejar a vida e a amizade.





E eles presentearam-me com uma garrafa de um magnífico champanhe. E porque sim. Porque se quer ser feliz agora. A todos os momentos. E não deixar nada para depois. Porque o amanhã é incerto, brindamos a amizade e a todos os momentos vividos.
Porque todos eles fazem parte da travessia.

Mousse de cerejas




Uma sobremesa extremamente simples de fazer, e é bom quando acontece assim. Quando não é necessário dedicar muito tempo para  degustar um doce. Foi assim com esta mousse, que aliou a simplicidade de confecção á paixão por este fruto.

Uma sobremesa fresca. Que apetece. Sempre.

Como fazer:

3 pacotes de natas + 1 lata de leite condensado + 2 folhas de gelatina + cerejas

Bate-se as natas e acrescenta-se o leite condensado. Acrescenta-se as folhas de gelatina previamente derretidas e as cerejas partidas a meio.
Leva-se ao frigorífico pelo menos 2 horas. Depois é só servir.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lombinhos de porco preto com vinho do Porto


Num dia nostálgico uns lombinhos de porco com vinho do Porto a trazerem á memória muitas lembranças. Doces e gratas lembranças. E  o querer reviver, mais uma vez. E então num fim de dia á minha mesa, sentados, o passado e o presente.


Como fazer:

2 Lombinhos de porco + sumo de uma laranja + sal + pimentão-doce + azeite + vinho do porto branco + pimenta rosa moída.


Primeiro deixa-se a carne a marinar durante pelo menos 1 hora nos temperos. Leva-se ao lume um tacho com um fio de azeite e adiciona-se a carne e deixa-se cozinhar com o tacho fechado durante trinta minutos. Decorrido este tempo, fatia-se os lombinhos e fritam-se ligeiramente em azeite numa frigideira. Adiciona-se o molho que ficou no tacho onde foram cozinhados e deixa-se ferver.

Acompanha-se com batatas douradas.

Estas foram feitas assim:

Coloca-se um tacho (anti-aderente) ao lume com um pouco de óleo, quando estiver quente acrescenta-se as batatas descascadas e inteiras e tempera-se com sal. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar primeiro em lume forte e depois mais suave. Mexe-se o tacho para que as batatas cozinhem uniformemente. Demoram mais ou menos 10 minutos a ficarem prontas. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Congro com vinho tinto




O congro está associado ás minhas memórias mais felizes. As memórias dos Natais passados em casa da minha Mãe. Á mesa na noie de consoada havia sempre o bacalhau mas também o congro. A minha Avó adorava este peixe, e eu herdei dela este gosto. Esta receita foi feita um pouco ao sabor da inspiração e das recordações doces da minha Avó.

Como fazer:

Postas de congro + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 tomate + sal + pimenta rosa + 1/4 copo de vinho tinto + 1 folha de louro + batatas

Primeiro tempera-se o congro com sal e deixa-se estar durante umas horas. Depois faz-se um refogado com a cebola e o alho. Deixa-se refogar bem a cebola e depois acrescenta-se o tomate, tempera-se com o sal, a pimenta, o louro. Junta-se o peixe e deixa-se refogar durante 5 minutos. Acrescenta-se depois o vinho tinto e a água. Deixa-se levantar fervura e acrescenta-se as batatas.
Quando as batatas estiverem cozidas o peixe também estará.

domingo, 3 de julho de 2011

Perca com molho de manteiga e laranja


Gosto muito de cozinhar Perca, este peixe por ser leve e versátil, consegue fazer receitas bastante deliciosas, rápidas e fáceis de se fazer. Esta receita nasceu de mais uma recriação. Ficou deliciosa. A conjugação da manteiga com a laranja deu-lhe um sabor diferente, muito bom.

Como fazer:

Postas de Perca + sal + 1 laranja + 1 colher (sopa) manteiga + 1 colher (chá) de farinha maizena + pimenta rosa + cebolinho

Primeiro tempera-se o peixe com sal grosso e deixa-se estar de preferência durante umas horas. Depois grelha-se o peixe. Num tacho a parte coloca-se a manteiga e deixa-se derreter, acrescenta-se o sumo de laranja e a farinha maizena. Deixa-se engrossar e quando começar a ferver retira-se do lume. Coloca-se o molho por cima do peixe e depois o cebolinho. Serve-se sem demora.



Gelado de natas, chocolate e laranja


Fresco. Frio. Gelado. Para estes dias de calor sufocante. Um gelado irresistível. A combinação das natas, do chocolate e da laranja fazem deste gelado o preferido cá de casa. Feito ao som de Diana Krall soube ainda melhor.

Como fazer:

3 Pacotes de natas + 1 lata de leite condensado + chocolate + raspa de laranja
Bate-se as natas ate estas ficarem firmes, acrescenta-se o leite condensado e o chocolate raspado.
Vai ao congelador pelo menos durante 3 horas.

Antes de servir colocar raspa de laranja.


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Muffins de banana com cobertura de chocolate



A conjugação da banana com a canela resulta num sabor intenso e traduz-se em bolinhos deliciosos e aromáticos. Com uma cobertura de chocolate para enriquecer ainda mais estes muffins deliciosos.  Para comer um a seguir ao outro.

Como fazer:

2 Chávenas (chá) de açúcar + 3 chávenas (chá) de farinha de trigo + 2 colheres (sopa) de canela em pó + 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio + 3 ovos inteiros + 3 chávenas (chá) de bananas maduras amassadas + 1 chávena (chá) de óleo

Numa tigela, coloca-se o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e o bicarbonato de sódio. Acrescentar os ovos inteiros, as banana amassadas e o óleo. Mexa bem com o auxílio de uma colher de pau.
Distribuir a massa em forminhas de papel e levar ao forno médio por 15 min.
Depois de cozidos retirar do forno e deixar arrefecer. Depois de frios cobri-los com o chocolate que entretanto ja devera estar frio.

Para a cobertura de chocolate:

Chocolate de culinaria + 1 pacote de natas + 1 colher (sopa) de manteiga

Misturar os ingredientes todos e levar ao lume em banho maria. Quando o chocolate estiver todo derretido, retirar do lume e deixar arrefecer.