Dos rigores do Inverno sabemos que temos que passar pelo frio e pela chuva. Pelos dias cinzentos e tristonhos. Pelas gripes mais ou menos avassaladoras. Sabemos que sim mesmo não querendo. Mas, há coisas que queremos muito dos dias duros do Inverno, isto. Uma sopa que nos aqueça o corpo e a alma. E que nos reconcilie com o que tiver que ser. E mesmo que as nuvens negras nos digam que os dias vão ser de rigor sabemos que as noites serão de conforto. Que á nossa espera estará uma tigela de sopa quentinha e aromática. E está tudo bem, quando é assim, apesar dos rigores todos lá de fora. E é nesses momentos, tal como dizia Albert Camus, que é no meio de um Inverno que afinal aprendemos que temos dentro de nós um Verão invencível.
Como fazer:
1 talhada de abóbora + 1 talo de aipo + 1 cebola + 2 dentes de alho + 2 maçãs + 2 batatas pequenas + feijão de debulhar + sal + pimenta preta + azeite + água + folhas de aipo
Leva-se a cozer o feijão de debulhar com um dente de alho, 1 folha de louro e 1 cebola pequena. Tempera-se com sal e pimenta preta. Deixa-se estar até o feijão estar cozido.
À parte coloca-se todos os legumes, exceto o feijão de debulhar e as folhas de aipo, cortados em pedaços pequenos, num tacho ao lume com um fio de azeite. Deixa-se estar durante 10 minutos em lume brando. Depois deste tempo adiciona-se a água, onde cozeu o feijão, a ferver só até cobrir os legumes. Deixa-se estar mais 20 minutos. Passado esse tempo passa-se com a varinha mágica até ficar em creme. Um creme perfeito. Acrescenta-se o feijão e retifica-se os temperos.
No momento de servir acrescenta-se mais um pisco de pimenta preta, um fio de azeite e uma folhas de aipo.
A sopa tem esse poder magico. Um Inverno e tao mais doce e quentinho com o conforto de tigelas de sopa.
ResponderEliminarBjs
Maria Joao
Olá Maria João,
EliminarAs sopas e a sua magia. Faz milagres uma sopa e assim em tigelas enchem mais a alma.
Bjs
As sopas, a minha perdição, sem elas, o Inverno seria muito mais rigoroso e agreste! Que belas fotos que conseguem transmitir esse aconchego que tanto precisamos e gostamos!
ResponderEliminarBjs
Elisa
Olá Elisa,
ResponderEliminarÉ assim como eu, sem sopa o Inverno seria muito mais difícil de atravessar. E eu que até gosto do Inverno. Mas gosto tanto de aquecer as mãos frias no aconchego de uma tigela de sopa.
Bjs