sexta-feira, 24 de abril de 2015

Do Abade.



É nacional mas nasceu no Minho. Em Vila Verde o Abade, de Priscos, criou este doce divino, pecaminoso e absolutamente viciante. É bom. Muito bom. Intenso, denso, à séria, com muitos ovos e muito açúcar. Como todos os doces conventuais. Uma das minhas perdições. Um dos meus pecados.

Para um doce magistral um prato lindo, lindo, que me aconteceu pelos meus anos.

Como fazer:

24 gemas de ovos + 500 g de açúcar +  2 dl de água + 2 lascas de presunto ou toucinho + 1 cálice de Vinho do Porto + 200 g de açúcar para o caramelo.

Primeiro faz-se o caramelo e barra-se uma forma de pudim. De seguida num tacho coloca-se o açúcar, a água e o presunto. Deixa-se estar durante 10 minutos. Entretanto, numa taça, misturar as gemas com uma colher de pau durante pelo menos 10 minutos e acrescentar o Vinho do Porto. Quando a calda estiver pronta, retira-se o presunto, e deixa-se arrefecer ligeiramente. Acrescenta-se então as gemas com o Vinho do Porto e a calda de açúcar e leva-se a forma ao forno em banho-maria durante 30 a 40 minutos. Depois de frio desenformar.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Beware, this could be poetry.












Um lugar especial, com alma. Um lugar que me é muito. Ao transpor as portas entramos num mundo imaginário. Como se entrássemos numa história, como muitas que fazem parte das páginas dos milhares de livros que coabitam neste espaço. E vale sempre a pena entrar neste sitio, mesmo que se saia de lá sem nenhum livro, a viagem vale sempre a pena.
Falar da Centésima Página é falar de um mundo de histórias, as dos livros, das pessoas e as do edifício. Quem passa pela Avenida Central não fica indiferente à Casa Rolão, um edifício do Sec. XVIII, em estilo Barroco e que está classificado de Interesse Publico desde a década de 70.
E é muito mais do que um lugar para comprar livros, aqui, o espaço é de convívio com os livros. O ambiente é tranquilo, sereno e acolhedor. As várias mesas disponíveis deixam-nos à vontade para nos sentarmos a ler o livro que estivermos a escolher. E o melhor, é que podemos fazer isso, enquanto tomamos um café com uma fatia de bolo absolutamente delicioso. Dentro ou fora, no jardim que parece fazer parar o tempo. 

But, beware, this could be poetry.