segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Concentrado de Tomate.



A quantidade exagerada de tomates que este ano chegou até à minha cozinha exigiu novas receitas. É um desafio constante conseguir guardar para mais tarde os excessos desta época. As receitas são vistas e revistas, alteram-se umas, mantem-se outras e procuram-se novas. Desta vez depois das compotas, de comer ao natural, em molhos e em cozinhados, um concentrado inspirado aquiOptimo para estufados ou assados.

Como recomendação apenas o ter muito cuidado com a adição de sal nas receitas, por si só este concentrado já é suficiente para salgar, bastando para isso que se adicione no máximo 2 colheres de sopa deste concentrado.

Como fazer: 

5 kg de tomates + 3 kg de sal grosso + azeite q.b.+ pimenta rosa

Primeiro lavam-se os tomates e cortam -se em rodelas finas. Coloca-se num alguidar alternadamente as rodelas de tomate e o sal grosso. Tapa-se com um pano grosso e guarda-se num local fresco e escuro durante 8 dias. Durante esse tempo mexe-se um vez por dia. Passados os 8 dias retira-se para um coador e deixa-se estar até que todo o liquido tenha escorrido. Coloca-se numa panela e tritura-se grosseiramente com a varinha mágica. 
Leva-se ao lume, adiciona-se a pimenta, e deixa-se ferver durante 5 minutos. Retira-se do lume e coloca-se em frascos previamente esterilizados. 
Deixa-se arrefecer ligeiramente, adiciona-se o azeite e tapa-se de imediato os frascos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Transformar.






Os últimos dias da férias são reservados a isto. Transformar matéria prima. Fruta madura a ser guardada para depois, na forma de compotas, geleias e doces. Para os dias de Inverno que pedem um chá e um doce feito nos dias grandes de muito sol e luz. Para guardar, então, em frascos toda a luminosidade e abundância do Verão, um doce de pêra que é uma verdadeira delicia. 

Como fazer: 

2 kg de peras + 1 kg de açúcar + 2 limões + sal

Descasca-se as pêras e corta-se em gomos e rega-se com o sumo de limão. Acrescenta-se o açúcar e a pitada de sal e leva-se ao lume. Deixa-se ferver durante 45 minutos até atingir um ponto espadana. Findo esse tempo com muito cuidado coloca-se em frascos esterilizados e tapa-se de seguida para ganhar vácuo. Depois de aberto deve ser conservado no frio.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Três.



Três. Por serem três os ingredientes que constituem a base desta sopa  3 cebolas + 3 batatas + 3 courgettes. Depois água, sal e a pimenta.

Esta sopa é tão simples e tão rápida de se fazer e sabe infinitamente melhor servida neste pratos lindos. 

Como fazer:

Coloca-se as cebolas a estalar com um fio de azeite e acrescenta-se as batatas e as courgettes. Tempera-se com sal e pimenta verde e deixa-se estar um pouco. Cobre-se com água a ferver e deixa-se cozer durante 40 minutos. Depois passa-se com a varinha mágica e serve-se sem demora com mais um fio de azeite.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Doce Setembro.







Setembro anuncia-se assim, na decadência doce dos dias de fim Verão, em que as arvores se começam a vestir com as cores de fogo. Setembro é também o mês de regresso a casa. O regresso às mesas que acolhem, às rotinas que nos fazem bem, ao que mais queremos e ao que mais gostamos. O recomeçar do ciclo assim de uma forma serena e doce. Como a luz do mês mais bonito.