Sabe sempre bem este ritual, feito com tempo, com cuidado, para no final sair das nossa nãos um risotto irrepetível. Sempre bom este tempo de dedicação. E muito necessário. Desta vez apetecia um risotto com um sabor mais intenso, feito com alheira de caça. E que bem que ficou, a conjugar-se na perfeição com os bróculos. Irrepetível este prato. Irrepetível este sabor.
Como fazer:
2 alho francês + 1 alheira de caça + azeite + 250 g de arroz para risotto + 1,5 dl de vinho branco (seco) + água a ferver + bróculos + 2 colheres de sopa de sal grosso + 2 colheres de sopa de manteiga + sal + pimenta rosa
Primeiro separa-se os ramos dos bróculos e coloca-se num recipiente de vidro adiciona-se 2 colheres de sopa de sal grosso e água a ferver. Deixa-se ficar.
Entretanto prepara-se o risotto assim:
Dar um golpe na pele em toda a volta da alheira com a ponta de uma faca bem afiada, aquecer o azeite e juntar a alheira e deixar fritar de ambos os lados, assim que estiver estaladiça, retira-se do tacho, deita-se fora a pele e reserva-se a alheira.
Entretanto corta-se o alho francês as rodelas e coloca-se no mesmo tacho que se fez a alheira, se for necessário acrescentar um pouco mais de azeite. Deixa-se cozinha até estar mole. Junta-se o arroz, mexe-se até ficar translucido e rega-se com o vinho. Tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se absorver o vinho e acrescenta-se a água a ferver aos poucos até o arroz estar cozido.
Quando o arroz estiver cozido, adiciona-se a alheira desfeita em bocados e os bróculos. Adiciona-se a manteiga, rectificam-se os temperos e serve-se sem demora.
Sem comentários:
Enviar um comentário