segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Descoberta.





Há coisas que nos conquistam de uma forma arrebatadora, sem deixar espaço para aqueles "ses" ou aqueles "mas", como este bolo absolutamente delicioso. Sem dúvida um dos melhores que fiz nos últimos tempos. A conjugação do chocolate com a fruta é uma combinação vencedora. Uma deliciosa descoberta. Para repetir mais vezes. Porque é assim que se quer a vida, doce e a saber a chocolate.

Como fazer. 

175 g de manteiga + 200 g de açúcar + 200 g de farinha com fermento + 4 ovos + 125 g de chocolate em pó + uvas passas + cerejas cristalizadas  + 2 maçãs partidas em cubos  + 50 ml de vinho do Porto  sal + 3 colheres de sopa de açúcar


Primeiro parte-se as maçãs aos cubos e as cerejas cristalizadas em pedaços pequenos. Leva-se ao lume as maças, as passas e as cerejas com o Vinho do Porto, as 3 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal. Deixa-se estar 5 minutos, retira-se do lume e escorre-se a fruta reservando o Vinho do Porto.

Bate-se a manteiga com o açúcar e adiciona-se os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Junta-se o chocolate, o sal e a farinha e mexe-se bem. Por fim junta-se as frutas escorridas.
Leva-se ao forno, pré-aquecido a 180 º, numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante 60 minutos.
Entretanto leva-se de novo ao lume o Vinho do Porto e deixa-se estar até reduzir.
Depois do bolo estar cozido retira-se do forno e rega-se com a redução do Vinho do Porto.