terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Porque se sabe.



Porque se sabe que é Inverno, e que está frio, e que no fim de um dia extenuante de trabalho nada melhor do que uma sopa a estalar de tão quente. Um creme de legumes delicioso daqueles que pede sempre mais e mais. Conforto imediato que nos faz reconciliar com o que tiver que ser. Mesmo quando lá fora continua a chover como se não houvesse amanhã. Mesmo assim. 

Como fazer:

1 cebola grande + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 1 batata + 2 cenouras + 2 chuchus + 1 fio de azeite + sal + pimenta preta +  água a ferver

Partem-de os legumes em pedaços pequeninos e colocam-se numa panela. Leva-se ao lume e adiciona-se o azeite, o sal e a pimenta. Tapa-se e deixa-se estar durante 10 minutos em lume brando. Ao fim desse tempo adiciona-se a água a ferver, até tapar os legumes, e deixa-se estar mais 30 minutos. No fim do tempo passa-se com a varinha mágica até estar em creme. Rectificam-se os temperos e serve-se sem demora.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Chocolate & Courgette





Fica feio. Um bolo que de aspecto pouco apetece. Mas depois vem aquela parte da surpresa. Escondido debaixo de uma capa fina e estaladiça um bolo absolutamente delicioso, húmido por dentro e amargo o suficiente. Um bolo de chocolate like all chocolate cakes should be.

Inspirado aqui.

Como fazer:



240 g de farinha + 110 g de manteiga + 160 g de açúcar + 40 g de cacau em pó + 3 ovos + 1/2 colher de chá de fermento + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio +1 colher de chá de café em pó + 280 g de courgette ralada + 170 g de chocolate (de culinária partido em pequenos pedaços) 


Pré aqueça o forno a 180º e untar uma forma com manteiga e polvilhar com cacau.
Numa taça misturar a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e o café.
À parte bate-se o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente até se transformar num mistura muito fofa. Acrescenta-se os ovos, um a um batendo muito bem e intercalando com 2/3 da mistura de farinha.
Numa outra taça coloca-se a courgette ralada e adiciona-se o chocolate, a esta mistura adiciona-se 1/3 da mistura de farinha.
Junta-se depois os dois preparados, mexe-se bem, deite-se na forma e leva-se ao forno já quente durante 40 a 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido retira-se do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Assim e Assado.



Nos dias frios de Inverno sabe infinitamente melhor a comida de forno, com aquele quê de consolação, que nos retempera a  alma e nos pacifica com o resto do mundo. Foi o que aconteceu com esta receita, ligeiramente adaptada de uma receita da Ina Garten. Uns peitos de frango deliciosos que agradou a todos sem excepção. E a mim ainda mais, por me dar tempo num Domingo de manhã.


Como fazer:

4 peitos de frango + 100 g de mozzarella + azeite + salsa + 2 dentes de alho picado + sal + pimenta preta + batatas

Primeiro tempera-se o frango com o sal, a pimenta e os alhos picados e deixa-se estar durante 2 horas.
Entretanto descasca-se e parte-se as batatas em gomos grossos e deixa-se em água e sal.
Abre-se o frango para formar uma bolsa e coloca-se o queijo mozzarella e a salsa e fecha-se com uns palitos. Forra-se uma assadeira com azeite, coloca-se o frango e adiciona-se mais um fio de azeite por cima da carne. Vai ao forno durante 30 minutos juntamente com batatas.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

De Inverno.


Depois dos excessos das festas e com o frio que se tem sentido, o que mais apetece por estes dias é uma sopa. Colorida, porque os olhos também comem, deliciosa e acima de tudo saciante. Fica a receita de uma sopa de Inverno, uma sopa reconfortante que nos aquece por dentro, enquanto o calor da lareira nos vai aquecendo por fora.

Como fazer:

1 cebola + 2 dentes de alho + 1 courgette + 1 batata + 2 beterrabas + rama das beterrabas + sal + pimenta rosa + azeite

Coloca-se os legumes todos, excepto a rama das beterrabas, cortados em cubos num tacho. Adiciona-se um fio de azeite, o sal e a pimenta e leva-se a lume brando durante 5 minutos. Depois desse tempo cobre-se com água a ferver e deixa-se estar 30 minutos. Findo esse tempo passa-se com a varinha mágica. Acrescenta-se depois a rama das beterrabas e rectifica-se os temperos.