segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A estrela.





A estrela do fim de semana. Um bolo de chocolate, a fazer as delicias de todos, e que passou a ser o meu bolo de chocolate preferido. Por já ter tentado várias versões e terem ficado sempre um bocadinho aquém. Este é assim, intenso, inteiro, delicioso. Mais do que um simples bolo, mais do que um bolo de chocolate.

Como fazer:

3 ovos + 200 g de farinha + 300 g de açúcar + 100 g de chocolate em pó + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + 170 g de manteiga + 1 chávena de leite + 1 colher de sopa de vinagre + 1 pitada de sal + 1 colher de sopa de café em pó

Primeiro bate-se a manteiga amolecida com o açúcar e a pitada de sal. Acrescenta-se os ovos um a um batendo bem entre cada adição. 
À parte junta-se a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o café e o bicarbonato de sódio. Adiciona-se aos poucos esta mistura com os ovos alternando com o leite ao qual se adicionou o vinagre. Bate-se muito bem .
Leva-se ao forno a 180 º, em forma untada e polvilhada com cacau em pó, durante 30 minutos.
Depois de pronto retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

Entretanto prepara-se a cobertura assim:

1 embalagem de cream cheese + 1 pacote de natas + 3 colheres de sopa de açúcar + raspas de chocolate 

Junta-se o cream cheese e as natas e bate-se bem até prender. Junta-se o açúcar.
Leva-se ao frigorifico até ao momento de barrar o bolo.

Depois de frio desenforma-se o bolo, abre-se a meio e recheia-se, com a restante cobertura barra-se uniformemente. Por cima do bolo adiciona-se a raspa de chocolate.