sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pasta.



Os pratos de massa tem aquele quê de consolação. Sabem sempre bem. Ficam sempre bem. E por estes dias, em que o Verão anda muito tímido, uma massa com sabor a maresia soube infinitamente melhor. Ingredientes simples, boa massa, frutos do mar e tomate natural é quanto basta para fazer deste prato uma verdadeira delicia. 

Como fazer:

1 embalagem de spaghetti + sal + 1 fio de azeite + água + mexilhões + 2 tomates coração de boi + pimenta preta + coentros + 1 dente de alho + 1 copo de vinho branco

Cozer a massa em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Escorrer e reservar, guardando um pouco da água da cozedura.
À parte cozer o mexilhão em água e sal.  Leva-se o azeite ao lume juntamente com o alho e deixa-se estalar mas sem queimar. Acrescenta-se o tomate partido em cubos pequenos e tempera-se com sal e pimenta preta moída na altura. Junta-se o vinho branco e deixa-se estar durante 5 minutos depois acrescenta-se o mexilhão e por fim a massa. 
Envolve-se e serve-se sem demora polvilhada com os coentros picados na hora.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Felicidade.





"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que a doença: é preciso entrar e sair dela..."
Mia Couto

E sou um bocadinho mais feliz com um chocolate, principalmente com este. Feito por mim. Uma delicia que desaparece um ápice e arranca muitos "hummnnss".

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Entrada.


Ao natural


Com paprika e orégãos


Com ervas frescas, salsa e cebolinho

Para assinalar o inicio do verão, apesar da chuva que cai lá fora, uma entrada leve e saborosa. Tal como o tempo dos dias longos pede, simples, rápida e saborosa. Para dar inicio às refeições e a momentos de partilha e verdadeira cumplicidade. 
Esta receita de queijo ricotta é adaptada de uma receita da Ina Garten .

Como fazer:

1 embalagem de natas + 2 vezes a medida da embalagem de leite + sal + 3 colheres de sopa de vinagre

Leva-se ao lume as natas e o leite e tempera-se com o sal. Deixa-se começar a ferver e acrescenta-se o vinagre. Retira-se do lume e deixa-se estar quieto durante 10 minutos. Depois desse tempo despeja-se a mistura numa peneira muito fina e deixa-se estar até que o soro de leite esteja todo escorrido. 

Pode transferir o queijo para aquelas embalagens do requeijão só para dar forma.

Entretanto tempera-se a ricotta como se quiser. Desta vez foi assim:
- Ao natural, 
- Com paprika e orégãos 
- Com ervas frescas, salsa e cebolinho

Conserva-se no frigorífico por 3 dias tapado com celofane.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Caprese al limone.





Um bolo com um sabor forte e intenso. É um doce tipico de Capri. Torta Caprese al limone. Deliciosa. E no dia seguinte os sabores estão bem mais acentuados. Absolutamente irresistível para quem como eu gosta muito de sabores cítricos.

Adaptada do site Dolci Ricette

Como fazer:

5 ovos + 3 colheres de sopa de azeite + 1 pitada de sal + raspa e sumo de um limão + 175 g de chocolate branco + 175 g de farinha de amêndoa + 1 colher de chá de fermento em pó + 120 g de açúcar

Bate-se as claras em castelo. De seguida bate-se as gemas com o azeite e o sal. Adiciona-se o açúcar, a raspa e o sumo de limão e bate-se mais um pouco. 
Adiciona-se o chocolate ralado, o fermento e a amêndoa e mistura-se bem. Adiciona-se depois as claras à mistura e envolve-se delicadamente.
Vai ao forno a 170.º durante 30 minutos em forma untada e polvilhada.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fim de dia.



Os fins de dia pedem sempre aqueles momentos a sós. Às vezes com musica, outras vezes em silencio. E depois aquilo que apetecer no momento. Desta vez um bolo salgado, leve e aromático, com legumes e sardinhas em lata. Uma maneira deliciosa de antecipar o jantar. 

Como fazer:

6 ovos inteiros + 2 chávenas almoçadeiras de farinha + meia chávena de leite + 1 pitada de sal + feijão verde partido em cubos + 2 cenouras partidas em cubos  + 1 cebola roxa em cubos + 1 lata de sardinhas em tomate + sal + pimenta rosa + azeite + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 iogurte natural.

Leva-se a cebola roxa com o azeite ao lume e deixa-se começar a estalar, acrescenta-se as cenouras e deixa-se estar durante uns minutos e depois acrescenta-se o feijão verde. Entretanto parte-se as sardinhas em pedaços e acrescenta-se ao refogado. Rectificam-se os temperos e reserva-se.
Entretanto bate-se os ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescenta-se o iogurte, a farinha e o fermento e bate-se muito bem durante 5 minutos, entretanto junta-se o refogado. 
Leva-se ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos a 160.º.

Serve-se com uma salada feita assim:

2 maçãs + 1 punhado de sultanas + 1 punhado de cajus + sal + azeite + vinagre balsâmico + 1 colher de chá de mel

Mistura-se o azeite com o sal, o vinagre balsâmico e o mel e mistura-se até ficar tudo muito bem ligado.
Parte-se as maçãs em meias luas, junta-se o molho e no momento de servir acrescenta-se as sultanas e os cajus.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tiger.





Um bolo que teve direito a alguns epítetos e tudo. Ficou assim, torto e feio. E a primeira reacção foi de espanto. Mas como em tudo na vida não devemos avaliar o conteúdo pela embalagem. Este bolo é o melhor exemplo disso. É que mesmo com esta aparência pouco apetecível estava absolutamente delicioso. Daqueles de se repetir fatia após fatia. O meu bolo selvagem.

Como fazer:

12 claras + 150 g de açúcar + 180 g de farinha + 1 colher de chá de fermento + 1 pitada de sal + sumo de meio limão + 120 ml de manteiga derretida + 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado + 3 colheres de sopa de cacau em pó + 1 colher de sopa de café em pó

Numa taça grande bater as claras com o sal, quando começar a fazer espuma juntar o açúcar, uma colher de cada vez. Bate-se até ficar bem consistente. De seguida junta-se a farinha, o fermento e o sumo do limão e bate-se mais um pouco. Por fim junta-se a manteiga derretida.
Separa-se metade da massa e a uma das metades junta-se o cacau em pó e o café.
Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha e colocam-se as massas alternadamente. Primeiro uma e depois a outra no centro. E assim sucessivamente.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180.º durante 40 minutos.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Caldo cogumelos.





Um caldo de cogumelos absolutamente delicioso e com um sabor delicado a cogumelos. Sabe ainda melhor por se preparar rapidamente. Por não requerer aquele tempo prévio de fazer uma sopa, por muito rápida que seja. Dividiu opiniões, entre o muito bom e o não gosto muito. Mas mesmo assim de repetir mais vezes.

Como fazer:

2 couvettes de cogumelos Portobello + 2 dentes de alho + 1 folha de louro + azeite + sal + pimenta rosa + caldo de legumes + 1 colher de sopa de maizena + 1/2 cálice de vinho branco + coentros

Primeiro parte-se os cogumelos de uma forma tosca e salteiam-se num pouco de azeite durante 3 minutos. Tempera-se com sal e pimenta rosa e reserva-se. Entretanto leva-se ao lume um tacho com o alho esborrachado e o azeite. Deixa-se saltear um pouco e acrescenta-se a folha de louro, o sal e a pimenta. Deixa-se estar em lume brando, acrescenta-se metade dos cogumelos salteados e refresca-se com o vinho branco. Junta-se a maizena desfeita num pouco de água e fria e o caldo de legumes bem quente. 
Deixa-se ferver durante 5 minutos e passa-se com a varinha mágica. 
Entretanto coloca-se nas taças os cogumelos salteados e os coentros e deita-se por cima o caldo. Serve-se de imediato.