quarta-feira, 5 de março de 2014

Brownies.



Um bolo que é servido assim em pedaços. Quadrados de chocolate a fazer a nossa felicidade. 
Fica óptimo acompanhado de uma bola de gelado Ou embebidos em chocolate quente (aquecer 200 ml de natas e adicionar 200 g de chocolate negro em pedacinhos, mexer muito bem até ficar uma mistura brilhante). Ou assim, simples, sem mais, a valerem por si só. Em qualquer dos casos absolutamente deliciosos.

Como fazer:.

1 tablete de chocolate + 150 g de manteiga + 3 ovos inteiros + 5 colheres de açúcar + 5 colheres de farinha + nozes + passas + 1 cálice de Vinho do Porto

Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria. Entretanto, bate-se os ovos com a farinha e com o açúcar. Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, junta-se à mistura anterior e bate-se em velocidade média. Junta-se o Vinho do Porto, depois as nozes partidas grosseiramente e as passas. Envolve-se muito bem. Vai ao forno a 170 º durante vinte minutos. Retira-se do forno e enquanto está quente parte-se em pedaços.

terça-feira, 4 de março de 2014

Creme de cogumelos.



A passagem deste Inverno está a ser difícil. O corpo pede recolhimento e descanso, pede que fique assim muito quieta, à espera que passe depressa o Inverno, e que venha o tempo das flores e do sol. Até lá,  e para aguentar esta estação nada como sopas e cremes quentes e reconfortantes. E bem energéticos. Como este creme de cogumelos. Delicioso, intenso e com um sabor terroso.

Como fazer:

200 g de cogumelos + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 batata + 1 courgette + 1 litro de água + azeite + sal + pimenta rosa

Faz-se um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Deixa-se estar durante dois minutos e junta-se em seguida a batata e a courgette. Acrescenta-se os cogumelos e deixa-se estar mais 5 minutos a refogar em lume brando. Tempera-se com sal e pimenta e acrescenta-se a água a ferver. Deixa-se estar durante 30 minutos e depois passa-se com a varinha mágica até estar em creme. Rectifica-se os temperos e serve-se sem demora. Em taças fundas para manter o calor.

sábado, 1 de março de 2014

Hot chocolate.



Para ajudar a enfrentar o frio, nada nos conforta mais do que uma chávena deste chocolate quente. Assim bem quente a fazer frente a estes dias que não querem ir embora. E no fim de um dia extenuante de frio e chuva, com uma caneca deste hot chocolate na mão, vem-me à memória um poema de Alberto Caeiro. E parece que de repente tudo fica nos seus devidos lugares. Apesar de lá fora continuar a chover como se não houvesse amanhã.


"Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável,
Porque para o meu ser adequado à existência das coisas
O natural é o agradável só por ser natural.
Aceito as dificuldades da vida porque são o destino,
Como aceito o frio excessivo no alto do Inverno—
Calmamente, sem me queixar, como quem meramente aceita,

E encontra uma alegria no facto de aceitar—
No facto sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável."


Alberto Caeiro - Poemas Inconjuntos

Como fazer:

200 g de chocolate negro (70% de cacau de preferência) +  500 ml de leite + 150 ml de natas ou meia lata de leite condensado + 1 colher sobremesa de maizena + 1 colher de chá de essência de baunilha
   
Previamente mistura-se a maizena no leite frio. A seguir coloca-se num tacho o leite e vai ao lume com o chocolate partido em pedaços, as natas ou o leite condensado  e a essência de baunilha. Deixa-se estar em lume brando e mexe-se até o chocolate derreter. 
Quando ferver retira-se do lume. Serve-se de imediato com natas ou canela conforme o gosto de cada um.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Porque se sabe.



Porque se sabe que é Inverno, e que está frio, e que no fim de um dia extenuante de trabalho nada melhor do que uma sopa a estalar de tão quente. Um creme de legumes delicioso daqueles que pede sempre mais e mais. Conforto imediato que nos faz reconciliar com o que tiver que ser. Mesmo quando lá fora continua a chover como se não houvesse amanhã. Mesmo assim. 

Como fazer:

1 cebola grande + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 1 batata + 2 cenouras + 2 chuchus + 1 fio de azeite + sal + pimenta preta +  água a ferver

Partem-de os legumes em pedaços pequeninos e colocam-se numa panela. Leva-se ao lume e adiciona-se o azeite, o sal e a pimenta. Tapa-se e deixa-se estar durante 10 minutos em lume brando. Ao fim desse tempo adiciona-se a água a ferver, até tapar os legumes, e deixa-se estar mais 30 minutos. No fim do tempo passa-se com a varinha mágica até estar em creme. Rectificam-se os temperos e serve-se sem demora.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Chocolate & Courgette





Fica feio. Um bolo que de aspecto pouco apetece. Mas depois vem aquela parte da surpresa. Escondido debaixo de uma capa fina e estaladiça um bolo absolutamente delicioso, húmido por dentro e amargo o suficiente. Um bolo de chocolate like all chocolate cakes should be.

Inspirado aqui.

Como fazer:



240 g de farinha + 110 g de manteiga + 160 g de açúcar + 40 g de cacau em pó + 3 ovos + 1/2 colher de chá de fermento + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio +1 colher de chá de café em pó + 280 g de courgette ralada + 170 g de chocolate (de culinária partido em pequenos pedaços) 


Pré aqueça o forno a 180º e untar uma forma com manteiga e polvilhar com cacau.
Numa taça misturar a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e o café.
À parte bate-se o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente até se transformar num mistura muito fofa. Acrescenta-se os ovos, um a um batendo muito bem e intercalando com 2/3 da mistura de farinha.
Numa outra taça coloca-se a courgette ralada e adiciona-se o chocolate, a esta mistura adiciona-se 1/3 da mistura de farinha.
Junta-se depois os dois preparados, mexe-se bem, deite-se na forma e leva-se ao forno já quente durante 40 a 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido retira-se do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Assim e Assado.



Nos dias frios de Inverno sabe infinitamente melhor a comida de forno, com aquele quê de consolação, que nos retempera a  alma e nos pacifica com o resto do mundo. Foi o que aconteceu com esta receita, ligeiramente adaptada de uma receita da Ina Garten. Uns peitos de frango deliciosos que agradou a todos sem excepção. E a mim ainda mais, por me dar tempo num Domingo de manhã.


Como fazer:

4 peitos de frango + 100 g de mozzarella + azeite + salsa + 2 dentes de alho picado + sal + pimenta preta + batatas

Primeiro tempera-se o frango com o sal, a pimenta e os alhos picados e deixa-se estar durante 2 horas.
Entretanto descasca-se e parte-se as batatas em gomos grossos e deixa-se em água e sal.
Abre-se o frango para formar uma bolsa e coloca-se o queijo mozzarella e a salsa e fecha-se com uns palitos. Forra-se uma assadeira com azeite, coloca-se o frango e adiciona-se mais um fio de azeite por cima da carne. Vai ao forno durante 30 minutos juntamente com batatas.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

De Inverno.


Depois dos excessos das festas e com o frio que se tem sentido, o que mais apetece por estes dias é uma sopa. Colorida, porque os olhos também comem, deliciosa e acima de tudo saciante. Fica a receita de uma sopa de Inverno, uma sopa reconfortante que nos aquece por dentro, enquanto o calor da lareira nos vai aquecendo por fora.

Como fazer:

1 cebola + 2 dentes de alho + 1 courgette + 1 batata + 2 beterrabas + rama das beterrabas + sal + pimenta rosa + azeite

Coloca-se os legumes todos, excepto a rama das beterrabas, cortados em cubos num tacho. Adiciona-se um fio de azeite, o sal e a pimenta e leva-se a lume brando durante 5 minutos. Depois desse tempo cobre-se com água a ferver e deixa-se estar 30 minutos. Findo esse tempo passa-se com a varinha mágica. Acrescenta-se depois a rama das beterrabas e rectifica-se os temperos.