terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Porque se sabe.



Porque se sabe que é Inverno, e que está frio, e que no fim de um dia extenuante de trabalho nada melhor do que uma sopa a estalar de tão quente. Um creme de legumes delicioso daqueles que pede sempre mais e mais. Conforto imediato que nos faz reconciliar com o que tiver que ser. Mesmo quando lá fora continua a chover como se não houvesse amanhã. Mesmo assim. 

Como fazer:

1 cebola grande + 2 dentes de alho + 2 courgettes + 1 batata + 2 cenouras + 2 chuchus + 1 fio de azeite + sal + pimenta preta +  água a ferver

Partem-de os legumes em pedaços pequeninos e colocam-se numa panela. Leva-se ao lume e adiciona-se o azeite, o sal e a pimenta. Tapa-se e deixa-se estar durante 10 minutos em lume brando. Ao fim desse tempo adiciona-se a água a ferver, até tapar os legumes, e deixa-se estar mais 30 minutos. No fim do tempo passa-se com a varinha mágica até estar em creme. Rectificam-se os temperos e serve-se sem demora.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Chocolate & Courgette





Fica feio. Um bolo que de aspecto pouco apetece. Mas depois vem aquela parte da surpresa. Escondido debaixo de uma capa fina e estaladiça um bolo absolutamente delicioso, húmido por dentro e amargo o suficiente. Um bolo de chocolate like all chocolate cakes should be.

Inspirado aqui.

Como fazer:



240 g de farinha + 110 g de manteiga + 160 g de açúcar + 40 g de cacau em pó + 3 ovos + 1/2 colher de chá de fermento + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio +1 colher de chá de café em pó + 280 g de courgette ralada + 170 g de chocolate (de culinária partido em pequenos pedaços) 


Pré aqueça o forno a 180º e untar uma forma com manteiga e polvilhar com cacau.
Numa taça misturar a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e o café.
À parte bate-se o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente até se transformar num mistura muito fofa. Acrescenta-se os ovos, um a um batendo muito bem e intercalando com 2/3 da mistura de farinha.
Numa outra taça coloca-se a courgette ralada e adiciona-se o chocolate, a esta mistura adiciona-se 1/3 da mistura de farinha.
Junta-se depois os dois preparados, mexe-se bem, deite-se na forma e leva-se ao forno já quente durante 40 a 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido retira-se do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Assim e Assado.



Nos dias frios de Inverno sabe infinitamente melhor a comida de forno, com aquele quê de consolação, que nos retempera a  alma e nos pacifica com o resto do mundo. Foi o que aconteceu com esta receita, ligeiramente adaptada de uma receita da Ina Garten. Uns peitos de frango deliciosos que agradou a todos sem excepção. E a mim ainda mais, por me dar tempo num Domingo de manhã.


Como fazer:

4 peitos de frango + 100 g de mozzarella + azeite + salsa + 2 dentes de alho picado + sal + pimenta preta + batatas

Primeiro tempera-se o frango com o sal, a pimenta e os alhos picados e deixa-se estar durante 2 horas.
Entretanto descasca-se e parte-se as batatas em gomos grossos e deixa-se em água e sal.
Abre-se o frango para formar uma bolsa e coloca-se o queijo mozzarella e a salsa e fecha-se com uns palitos. Forra-se uma assadeira com azeite, coloca-se o frango e adiciona-se mais um fio de azeite por cima da carne. Vai ao forno durante 30 minutos juntamente com batatas.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

De Inverno.


Depois dos excessos das festas e com o frio que se tem sentido, o que mais apetece por estes dias é uma sopa. Colorida, porque os olhos também comem, deliciosa e acima de tudo saciante. Fica a receita de uma sopa de Inverno, uma sopa reconfortante que nos aquece por dentro, enquanto o calor da lareira nos vai aquecendo por fora.

Como fazer:

1 cebola + 2 dentes de alho + 1 courgette + 1 batata + 2 beterrabas + rama das beterrabas + sal + pimenta rosa + azeite

Coloca-se os legumes todos, excepto a rama das beterrabas, cortados em cubos num tacho. Adiciona-se um fio de azeite, o sal e a pimenta e leva-se a lume brando durante 5 minutos. Depois desse tempo cobre-se com água a ferver e deixa-se estar 30 minutos. Findo esse tempo passa-se com a varinha mágica. Acrescenta-se depois a rama das beterrabas e rectifica-se os temperos.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A estrela.





A estrela do fim de semana. Um bolo de chocolate, a fazer as delicias de todos, e que passou a ser o meu bolo de chocolate preferido. Por já ter tentado várias versões e terem ficado sempre um bocadinho aquém. Este é assim, intenso, inteiro, delicioso. Mais do que um simples bolo, mais do que um bolo de chocolate.

Como fazer:

3 ovos + 200 g de farinha + 300 g de açúcar + 100 g de chocolate em pó + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + 170 g de manteiga + 1 chávena de leite + 1 colher de sopa de vinagre + 1 pitada de sal + 1 colher de sopa de café em pó

Primeiro bate-se a manteiga amolecida com o açúcar e a pitada de sal. Acrescenta-se os ovos um a um batendo bem entre cada adição. 
À parte junta-se a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o café e o bicarbonato de sódio. Adiciona-se aos poucos esta mistura com os ovos alternando com o leite ao qual se adicionou o vinagre. Bate-se muito bem .
Leva-se ao forno a 180 º, em forma untada e polvilhada com cacau em pó, durante 30 minutos.
Depois de pronto retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

Entretanto prepara-se a cobertura assim:

1 embalagem de cream cheese + 1 pacote de natas + 3 colheres de sopa de açúcar + raspas de chocolate 

Junta-se o cream cheese e as natas e bate-se bem até prender. Junta-se o açúcar.
Leva-se ao frigorifico até ao momento de barrar o bolo.

Depois de frio desenforma-se o bolo, abre-se a meio e recheia-se, com a restante cobertura barra-se uniformemente. Por cima do bolo adiciona-se a raspa de chocolate.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bensaúde.



Recuo até 1995. Dezembro. Nesse momento a minha vida dividia-se entre Coimbra e o Porto e apontava para um rumo completamente diferente. Passaram-se anos e o que era suposto ter sido não foi. A nível pessoal e profissional. Pelo caminho ficaram alguns sonhos por cumprir. Realizaram-se outros. Cresci enquanto pessoa. Encontrei o meu caminho e o meu companheiro de viagem. Construímos um percurso, lado a lado, e nas pequenas coisas fomos conhecendo os gostos e preferências um do outro. Desse tempo perdura a receita desta sopa. Deliciosa. E uma das preferidas do meu marido. Creme à Bensaúde. Para as noites frias de Inverno.

Como fazer:

2 batatas + 2 cebolas + 3 dentes de alho + 4 cenouras + 2 courgettes + 1 alho francês + 1 alface + sal + pimenta preta + azeite


Primeiro coloca-se as cebolas, os alhos e o alho francês partidos em pedaços com o azeite em lume muito brando. De seguida os restantes legumes partidos em cubos pequeninos. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar durante 2 minutos.  Acrescenta-se a água a ferver até tapar os legumes e deixa-se cozer durante 30 minutos. Depois desse tempo passa-se com a varinha mágica e acrescenta-se a alface esfarrapada. Deixa-se estar 10 minutos, rectifica-se os temperos e na hora de servir mais um pouco de azeite.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sobremesa de Outono.


Não tem nada que saber. Fácil e rápida de se preparar. E serve para gastar a quantidade exagerada de maçãs que chegaram até à minha cozinha este Outono. Serve também como recurso para aqueles dias em que é necessário uma sobremesa feita em menos de nada.

Como fazer:

4 maçãs + 8 colheres de sopa de açúcar + 1 pitada de sal + 4 colheres de sopa de água + 4 colheres de sopa de Vinho do Porto + 1 mão cheia de sultanas + 1 colher de sopa de canela em pó

Primeiro retira-se o caroço às maçãs com a ajuda de uma faca afiada. Coloca-se numa taça funda, que possa ir ao micro-ondas, adiciona-se o açúcar, a canela, a água e o Vinho do Porto. Leva-se ao micro-ondas na potencia máxima. O tempo depende de cada aparelho, no meu demora 8 minutos até estarem no ponto. Retira-se e adiciona-se as sultanas e deixa-se mais 2 minutos.
Serve-se conforme mais se gostar, quente ou frio. Assim só ou a acompanhar com uma bola de gelado.