segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A estrela.





A estrela do fim de semana. Um bolo de chocolate, a fazer as delicias de todos, e que passou a ser o meu bolo de chocolate preferido. Por já ter tentado várias versões e terem ficado sempre um bocadinho aquém. Este é assim, intenso, inteiro, delicioso. Mais do que um simples bolo, mais do que um bolo de chocolate.

Como fazer:

3 ovos + 200 g de farinha + 300 g de açúcar + 100 g de chocolate em pó + 1 colher de chá de fermento em pó + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio + 170 g de manteiga + 1 chávena de leite + 1 colher de sopa de vinagre + 1 pitada de sal + 1 colher de sopa de café em pó

Primeiro bate-se a manteiga amolecida com o açúcar e a pitada de sal. Acrescenta-se os ovos um a um batendo bem entre cada adição. 
À parte junta-se a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o café e o bicarbonato de sódio. Adiciona-se aos poucos esta mistura com os ovos alternando com o leite ao qual se adicionou o vinagre. Bate-se muito bem .
Leva-se ao forno a 180 º, em forma untada e polvilhada com cacau em pó, durante 30 minutos.
Depois de pronto retira-se do forno e deixa-se arrefecer na forma.

Entretanto prepara-se a cobertura assim:

1 embalagem de cream cheese + 1 pacote de natas + 3 colheres de sopa de açúcar + raspas de chocolate 

Junta-se o cream cheese e as natas e bate-se bem até prender. Junta-se o açúcar.
Leva-se ao frigorifico até ao momento de barrar o bolo.

Depois de frio desenforma-se o bolo, abre-se a meio e recheia-se, com a restante cobertura barra-se uniformemente. Por cima do bolo adiciona-se a raspa de chocolate.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bensaúde.



Recuo até 1995. Dezembro. Nesse momento a minha vida dividia-se entre Coimbra e o Porto e apontava para um rumo completamente diferente. Passaram-se anos e o que era suposto ter sido não foi. A nível pessoal e profissional. Pelo caminho ficaram alguns sonhos por cumprir. Realizaram-se outros. Cresci enquanto pessoa. Encontrei o meu caminho e o meu companheiro de viagem. Construímos um percurso, lado a lado, e nas pequenas coisas fomos conhecendo os gostos e preferências um do outro. Desse tempo perdura a receita desta sopa. Deliciosa. E uma das preferidas do meu marido. Creme à Bensaúde. Para as noites frias de Inverno.

Como fazer:

2 batatas + 2 cebolas + 3 dentes de alho + 4 cenouras + 2 courgettes + 1 alho francês + 1 alface + sal + pimenta preta + azeite


Primeiro coloca-se as cebolas, os alhos e o alho francês partidos em pedaços com o azeite em lume muito brando. De seguida os restantes legumes partidos em cubos pequeninos. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar durante 2 minutos.  Acrescenta-se a água a ferver até tapar os legumes e deixa-se cozer durante 30 minutos. Depois desse tempo passa-se com a varinha mágica e acrescenta-se a alface esfarrapada. Deixa-se estar 10 minutos, rectifica-se os temperos e na hora de servir mais um pouco de azeite.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sobremesa de Outono.


Não tem nada que saber. Fácil e rápida de se preparar. E serve para gastar a quantidade exagerada de maçãs que chegaram até à minha cozinha este Outono. Serve também como recurso para aqueles dias em que é necessário uma sobremesa feita em menos de nada.

Como fazer:

4 maçãs + 8 colheres de sopa de açúcar + 1 pitada de sal + 4 colheres de sopa de água + 4 colheres de sopa de Vinho do Porto + 1 mão cheia de sultanas + 1 colher de sopa de canela em pó

Primeiro retira-se o caroço às maçãs com a ajuda de uma faca afiada. Coloca-se numa taça funda, que possa ir ao micro-ondas, adiciona-se o açúcar, a canela, a água e o Vinho do Porto. Leva-se ao micro-ondas na potencia máxima. O tempo depende de cada aparelho, no meu demora 8 minutos até estarem no ponto. Retira-se e adiciona-se as sultanas e deixa-se mais 2 minutos.
Serve-se conforme mais se gostar, quente ou frio. Assim só ou a acompanhar com uma bola de gelado.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Almond & Orange.



O bolo de iogurte de vez em quando pede para ser reinterpretado. E então uma variação da receita recorrente. Almond & Orange . Amêndoa e Laranja. Assim, a ter honras de um bolo que fica absolutamente delicioso, digno de um chá ou de um café. Ou então sempre que apetecer e com o que apetecer. Desta vez com cubos de queijo vindo daqui.

Como fazer:

2 iogurtes naturais + 3 vezes a medida do copo de iogurte de açúcar + 2 vezes a medida do copo de farinha + 2 vezes a medida do copo de amêndoa moída com a pele + 1 vez a medida do copo de óleo + 1 laranja inteira + 6 ovos + sal + manteiga e farinha para untar a forma + 1 colher de sopa de fermento

Primeiro unta-se a forma com manteiga e polvilha-se com farinha e reserva-se. 
Parte-se a laranja em pedaços com a casca e tritura-se com a varinha mágica. Adiciona-se os ovos, o sal e o açúcar e bate-se bem. Depois acrescenta-se os restantes ingrediente e bate-se mais um pouco até fazer bolinhas. Verte-se na forma e leva-se ao forno pré-aquecido a 160 º durante 50 minutos.
Quando estiver cozido retira-se e deixa-se arrefecer na forma e só depois é que se desenforma.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"Eu sei fazer tudo".






"Eu sei fazer tudo" é um livro ilustrado com propostas de actividades muito diferentes, ensina truques de magia, receitas culinárias, trabalhos manuais, entre outras. É um livro muito abrangente onde se pode encontrar áreas de interesse dos jovens. E para o Filipe, entre outras, a culinária também é uma área de interesse. Primeiro foi o pedido feito à tia, depois, uma proposta de em conjunto fazer um bolo de chocolate. Desafio aceite foi só por mãos à obra e satisfazer um pedido carinhoso. Passou a ser o bolo feito pelo Filipe com uma pequena ajuda da tia. 
E é tão fácil fazer uma criança feliz. Tão fácil como a receita deste bolo. Está acima numa das fotos, é só seguir os passos indicados. E depois é só deliciarmo-nos com o bolo tanto quanto com a alegria e a felicidade dos mais pequeninos.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Suspenso.



Sabe bem partir as manhãs ao meio. Sabe bem os minutos de pausa. Aqueles minutos em que até o telefone é cúmplice, como se soubesse que nestes momentos é para ficar assim, quieta e sossegada. Sabe bem e faz bem este ritual. E apesar das minha manhãs serem caóticas, de vez em quando, ainda dá para estes momentos. Deixar a vida um bocadinho em suspenso, afastar o computador, fechar as agendas e saborear ,sem pressa, uma fatia de bolo de iogurte e lima. E para acompanhar, o meu café curto e bem forte.

Como fazer:

2 iogurtes naturais + 4 vezes a medida do copo de iogurte de açúcar + 4 vezes a medida do copo de farinha + 6 ovos + 1 vez a medida do copo de óleo + raspa de lima + 1 colher de chá de fermento + 1  pitada de sal + manteiga + farinha


Misturam-se os ingredientes todos e bate-se bem até formar bolinhas. Deita-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a 180 º durante mais ou menos 40 minutos.

Retira-se do forno e desenforma-se de seguida.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Concentrado de Tomate.



A quantidade exagerada de tomates que este ano chegou até à minha cozinha exigiu novas receitas. É um desafio constante conseguir guardar para mais tarde os excessos desta época. As receitas são vistas e revistas, alteram-se umas, mantem-se outras e procuram-se novas. Desta vez depois das compotas, de comer ao natural, em molhos e em cozinhados, um concentrado inspirado aquiOptimo para estufados ou assados.

Como recomendação apenas o ter muito cuidado com a adição de sal nas receitas, por si só este concentrado já é suficiente para salgar, bastando para isso que se adicione no máximo 2 colheres de sopa deste concentrado.

Como fazer: 

5 kg de tomates + 3 kg de sal grosso + azeite q.b.+ pimenta rosa

Primeiro lavam-se os tomates e cortam -se em rodelas finas. Coloca-se num alguidar alternadamente as rodelas de tomate e o sal grosso. Tapa-se com um pano grosso e guarda-se num local fresco e escuro durante 8 dias. Durante esse tempo mexe-se um vez por dia. Passados os 8 dias retira-se para um coador e deixa-se estar até que todo o liquido tenha escorrido. Coloca-se numa panela e tritura-se grosseiramente com a varinha mágica. 
Leva-se ao lume, adiciona-se a pimenta, e deixa-se ferver durante 5 minutos. Retira-se do lume e coloca-se em frascos previamente esterilizados. 
Deixa-se arrefecer ligeiramente, adiciona-se o azeite e tapa-se de imediato os frascos.