sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Almond & Orange.



O bolo de iogurte de vez em quando pede para ser reinterpretado. E então uma variação da receita recorrente. Almond & Orange . Amêndoa e Laranja. Assim, a ter honras de um bolo que fica absolutamente delicioso, digno de um chá ou de um café. Ou então sempre que apetecer e com o que apetecer. Desta vez com cubos de queijo vindo daqui.

Como fazer:

2 iogurtes naturais + 3 vezes a medida do copo de iogurte de açúcar + 2 vezes a medida do copo de farinha + 2 vezes a medida do copo de amêndoa moída com a pele + 1 vez a medida do copo de óleo + 1 laranja inteira + 6 ovos + sal + manteiga e farinha para untar a forma + 1 colher de sopa de fermento

Primeiro unta-se a forma com manteiga e polvilha-se com farinha e reserva-se. 
Parte-se a laranja em pedaços com a casca e tritura-se com a varinha mágica. Adiciona-se os ovos, o sal e o açúcar e bate-se bem. Depois acrescenta-se os restantes ingrediente e bate-se mais um pouco até fazer bolinhas. Verte-se na forma e leva-se ao forno pré-aquecido a 160 º durante 50 minutos.
Quando estiver cozido retira-se e deixa-se arrefecer na forma e só depois é que se desenforma.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"Eu sei fazer tudo".






"Eu sei fazer tudo" é um livro ilustrado com propostas de actividades muito diferentes, ensina truques de magia, receitas culinárias, trabalhos manuais, entre outras. É um livro muito abrangente onde se pode encontrar áreas de interesse dos jovens. E para o Filipe, entre outras, a culinária também é uma área de interesse. Primeiro foi o pedido feito à tia, depois, uma proposta de em conjunto fazer um bolo de chocolate. Desafio aceite foi só por mãos à obra e satisfazer um pedido carinhoso. Passou a ser o bolo feito pelo Filipe com uma pequena ajuda da tia. 
E é tão fácil fazer uma criança feliz. Tão fácil como a receita deste bolo. Está acima numa das fotos, é só seguir os passos indicados. E depois é só deliciarmo-nos com o bolo tanto quanto com a alegria e a felicidade dos mais pequeninos.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Suspenso.



Sabe bem partir as manhãs ao meio. Sabe bem os minutos de pausa. Aqueles minutos em que até o telefone é cúmplice, como se soubesse que nestes momentos é para ficar assim, quieta e sossegada. Sabe bem e faz bem este ritual. E apesar das minha manhãs serem caóticas, de vez em quando, ainda dá para estes momentos. Deixar a vida um bocadinho em suspenso, afastar o computador, fechar as agendas e saborear ,sem pressa, uma fatia de bolo de iogurte e lima. E para acompanhar, o meu café curto e bem forte.

Como fazer:

2 iogurtes naturais + 4 vezes a medida do copo de iogurte de açúcar + 4 vezes a medida do copo de farinha + 6 ovos + 1 vez a medida do copo de óleo + raspa de lima + 1 colher de chá de fermento + 1  pitada de sal + manteiga + farinha


Misturam-se os ingredientes todos e bate-se bem até formar bolinhas. Deita-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a 180 º durante mais ou menos 40 minutos.

Retira-se do forno e desenforma-se de seguida.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Concentrado de Tomate.



A quantidade exagerada de tomates que este ano chegou até à minha cozinha exigiu novas receitas. É um desafio constante conseguir guardar para mais tarde os excessos desta época. As receitas são vistas e revistas, alteram-se umas, mantem-se outras e procuram-se novas. Desta vez depois das compotas, de comer ao natural, em molhos e em cozinhados, um concentrado inspirado aquiOptimo para estufados ou assados.

Como recomendação apenas o ter muito cuidado com a adição de sal nas receitas, por si só este concentrado já é suficiente para salgar, bastando para isso que se adicione no máximo 2 colheres de sopa deste concentrado.

Como fazer: 

5 kg de tomates + 3 kg de sal grosso + azeite q.b.+ pimenta rosa

Primeiro lavam-se os tomates e cortam -se em rodelas finas. Coloca-se num alguidar alternadamente as rodelas de tomate e o sal grosso. Tapa-se com um pano grosso e guarda-se num local fresco e escuro durante 8 dias. Durante esse tempo mexe-se um vez por dia. Passados os 8 dias retira-se para um coador e deixa-se estar até que todo o liquido tenha escorrido. Coloca-se numa panela e tritura-se grosseiramente com a varinha mágica. 
Leva-se ao lume, adiciona-se a pimenta, e deixa-se ferver durante 5 minutos. Retira-se do lume e coloca-se em frascos previamente esterilizados. 
Deixa-se arrefecer ligeiramente, adiciona-se o azeite e tapa-se de imediato os frascos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Transformar.






Os últimos dias da férias são reservados a isto. Transformar matéria prima. Fruta madura a ser guardada para depois, na forma de compotas, geleias e doces. Para os dias de Inverno que pedem um chá e um doce feito nos dias grandes de muito sol e luz. Para guardar, então, em frascos toda a luminosidade e abundância do Verão, um doce de pêra que é uma verdadeira delicia. 

Como fazer: 

2 kg de peras + 1 kg de açúcar + 2 limões + sal

Descasca-se as pêras e corta-se em gomos e rega-se com o sumo de limão. Acrescenta-se o açúcar e a pitada de sal e leva-se ao lume. Deixa-se ferver durante 45 minutos até atingir um ponto espadana. Findo esse tempo com muito cuidado coloca-se em frascos esterilizados e tapa-se de seguida para ganhar vácuo. Depois de aberto deve ser conservado no frio.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Três.



Três. Por serem três os ingredientes que constituem a base desta sopa  3 cebolas + 3 batatas + 3 courgettes. Depois água, sal e a pimenta.

Esta sopa é tão simples e tão rápida de se fazer e sabe infinitamente melhor servida neste pratos lindos. 

Como fazer:

Coloca-se as cebolas a estalar com um fio de azeite e acrescenta-se as batatas e as courgettes. Tempera-se com sal e pimenta verde e deixa-se estar um pouco. Cobre-se com água a ferver e deixa-se cozer durante 40 minutos. Depois passa-se com a varinha mágica e serve-se sem demora com mais um fio de azeite.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Doce Setembro.







Setembro anuncia-se assim, na decadência doce dos dias de fim Verão, em que as arvores se começam a vestir com as cores de fogo. Setembro é também o mês de regresso a casa. O regresso às mesas que acolhem, às rotinas que nos fazem bem, ao que mais queremos e ao que mais gostamos. O recomeçar do ciclo assim de uma forma serena e doce. Como a luz do mês mais bonito.